Post do Leitor: GetGlue – Adesivos virtuais no mundo real

32
1261

Adesivos do mundo moderno para a criança que existe dentro de todos nós!

por Hanna Nazine @hannanazine

Quem se aventura pelas redes sociais mais   famosas (como Facebook e Twitter) já deve ter se deparado com uma mensagem pronta, de algum dos usuários se gabando “I just earned the (insira aqui nome de filme ou série da moda) sticker.” (Eu acabei de ganhar o adesivo tal). Confesso que a primeira vez que eu vi, eu pensei: “Bom pra você… um adesivo… virtual… claro, faz sentido.”. Alguns dias depois, vi outra mensagem automática deste mesmo usuário, desta vez se gabando: “I just ordered the real copies of my stickers.” (Acabei de pedir as cópias físicas dos meus adesivos). Isto despertou meu interesse: quer dizer que esses adesivos que o povo tanto se vangloriava de ganhar poderiam ser convertidos em um adesivo de verdade? Em papel, com colinha e tudo? Ai, meu Deus! Como, onde, quando e (principalmente) quanto? Cliquei no link e descobri a parte mais fantástica: o “quanto”… era de graça! Sim! Parece absurdo acreditar que uma empresa vá distribuir adesivos gratuitamente para seus usuários, onde quer que eles estejam no mundo. Mas isso existe sim. E a magia começa aqui:

GetGluewww.getglue.com

Recentemente ganhei meu adesivo nº 250 no site, recebi minha primeira leva pelo correio e não me canso de fazer propaganda do site no Twitter. Foi assim que eu despertei o interesse do BJC, este site que eu, você e todos os outros aficionados por coleções simplesmente veneramos. Expliquei para o Jotacê como a coisa toda acontece; ele já pediu sua leva de adesivos e me pediu para escrever este artigo para vocês. Assim, todos poderão se juntar a nós no mundo dos adesivos do GetGlue, que consegue a proeza de fazer adultos voltarem aos tempos de criança, quando todos tínhamos álbuns de adesivos. O único senão é que o site está apenas em inglês, sem tradução para o português. Pode ser que em um primeiro momento isso assuste, mas como o site funciona com comandos simples, depois que a gente se acostuma dá para se virar bem, mesmo tendo pouco conhecimento da língua.


Para fãs de HP ENDOIDAREM com adesivos REAIS!

Mas como isso funciona? Bem, é mais tranquilo do que parece. O cadastro no site é tão fácil que pode ser feito usando a sua conta do Facebook como base. Funciona assim: ao fazer o login no site do GetGlue, este importará do Facebook a sua foto, nome de usuário, descrição do perfil e os amigos que você tiver lá e que também sejam usuários do GetGlue. Assim, seu perfil é criado em segundos e você já pode começar a fazer seus check-ins. Basicamente, os check-ins são você contar aos outros usuários o que está assistindo na TV, no cinema, lendo, jogando ou qualquer outro assunto. Com esses check-ins, você ganha adesivos. Claro que nem sempre você vai ganhar adesivos; com as séries, normalmente é após o quinto check-in; com os filmes, é assistindo aos trailers ou fazendo check-in nos dias certos, ou seja, quando o filme é lançado nos EUA. Pelos meus 250 adesivos, você já deve ter percebido que, com o passar do tempo, você pega as “manhas” e isso fica bem mais fácil. Vamos então a começar a explicar quais são os principais tipos de adesivos e como ganhá-los.


Como toda coleção que se preze, também tem suas raridades, como o adesivo acima!

Existem três categorias principais que dão adesivos: música, filmes e (minha favorita) séries. Em música, geralmente os adesivos dados são do tipo “Fulano On Tour” (que é fazendo o check-in na época em que o artista está em turnê), “Fulano’s new song” (que é quando ele lança um novo single ou clipe, às vezes sendo necessário assistir o clipe para ganhar o adesivo) e “Fan of Fulano” (fã é o usuário que faz 5 check-ins em um determinado artista e clicou no botão like para dizer que gosta dele). Recentemente, alguns livros e autores aderiram à moda, então alguns dos best-sellers mais famosos também estão nos agraciando com adesivos. O que leva à parte que nos interessa: os filmes e as séries.

Comecemos pelas séries: para elas existe a categoria (5 check-ins e o botão like) e superfã (15 check-ins e o botão like). Para os canais que disponibilizam as séries, você ganha um adesivo por episódio ou um por fidelidade na temporada: isso significa “assistir” à maioria dos episódios que foram ao ar naquela temporada. Esses adesivos são adquiridos pelo usuário quando se faz o check-in na hora em que a série passa nos Estados Unidos.


Um dos BELOS adesivos de True Blood!

Uma dica: no site existem os horários dessas séries, geralmente em dois fuso-horários americanos; para não me confundir entre o horário da Costa Leste (East Coast) e o da Costa Oeste (West Coast), eu sempre pego o que existe o com a letra C no fim (que quer dizer “Central”, designando o fuso do meio dos EUA) e adiciono mais DUAS HORAS (já que eles estão em horário de verão) para chegar ao horário brasileiro. Então vamos lá: a série X passa nos EUA às segundas-feiras, no horário 8/7c. O usuário que fizer o check-in aqui no Brasil às 9 horas ganhará o adesivo ou então acumulará a fidelidade; depois de algumas semanas sempre fazendo o check-in neste horário, finalmente você ganha o adesivo. Entre junho e setembro, que é época de estreia de muitas séries lá fora, alguns dos canais estão liberando adesivos para quem assistir aos trailers das séries e/ou para quem fizer o check-in no dia e horário em que a nova série estrear. Para facilitar,  foi criada uma agenda no Google Agenda com alguns horários de séries:

Existe uma última categoria (a mais interessante por sinal): a dos adesivos que você ganha escrevendo uma frase específica naquela parte dos comentários. Por exemplo: Se você for agora em Dexter, fizer o check-in e escrever serial killer, o site te recompensará com um adesivo que lhe parabeniza por saber o mistério do nosso serial killer favorito. True Blood, Mad Men, Fringe e Dexter são as  séries que mais têm esse tipo de adesivo. Onde conseguir essas frases? Continue lendo que daqui a pouco eu explico.

Para os filmes, existem basicamente 4 espécies de adesivos:

  • Pré-estreia: são ganhos assistindo aos trailers do filme no site e publicando a mensagem de que você assistiu o trailer;
  • Estreia: se ganha fazendo check-in entre a sexta-feira e o domingo do fim de semana no qual o filme estreou nos EUA;
  • Bilheteria comum: você ganha o adesivo fazendo o check-in de segunda-feira em diante, até o filme sair de cartaz;
  • Personagens: normalmente são só de filmes nos quais os estúdios investiram muito na propaganda e dão adesivos para quem fizer o check-in, assistir ao trailer daquele filme, ou então oferecem adesivos diariamente ou uma vez por semana (dependendo de como o pessoal do GetGlue organizou a distribuição) até a data de estreia. Por exemplo, um que está fazendo isso agora é Mr. Popper’s Penguins e Lanterna Verde, que já está nos últimos dias da divulgação. E, é claro, Harry Potter, que está distribuindo stickers dos primeiros filmes da série semanalmente até o lançamento da parte final.

Antes que o povo se empolgue muito, vale um esclarecimento: não existe adesivo para tudo, só quando a distribuidora da série/filme/música colabora com o site é que são feitos esses adesivos. Logo, não existem adesivos de filmes clássicos ou de séries antigas (pode chorar, não vou te julgar). A maioria dos filmes novos está dando algum tipo de adesivo e, dependendo do canal onde é exibida nos EUA, as séries também. A HBO dá muitos adesivos, Showtime, TNT e AMC dão alguns e Fox, FX e NBC dão para quem é fã ou superfã. Séries da CW, ABC ou CBS por enquanto não dão adesivos. Há rumores de que a ABC estaria entrando para o GetGlue, o que significaria adesivos de Grey’s Anatomy (Oba! Só eu me empolguei? Tá, tudo bem :D).

Para ajudar no vício, o GetGlue criou aplicativos para a maior parte das plataformas de smartphone (Apple, Blackberry e Android) e também disponibiliza um site para dispositivos móveis. Honestamente, acho o aplicativo bem mais simples de usar do que o site comum; no momento do check-in, você já vê quais adesivos a série/filme está dando, o horário (no caso das séries), o trailer (no caso dos filmes) e muito mais, tudo na mesma tela. Já pelo site, tudo é um pouco mais confuso.


Interface do GetGlue no iPhone!

Uma dica para aumentar o seu número de adesivos é entrar neste site aqui:  ali temos um guia (em inglês) de como conseguir os mais variados tipos de adesivos. Lá você vai encontrar quais as frases que devem constar nos comentários para ganhar aqueles adesivos mais difíceis; por exemplo, vários adesivos do Walternativo e da Agente da Red Fringe Division (algum fã de Fringe por aí?) você ganha postando frases como “Cortexiphan” ou coisas do tipo.

Outra dica é estar sempre de olho nas coisas que receberam um número grande de check-ins recentemente. Se teve muitos check-ins, provavelmente está dando adesivo. A conta do GetGlue no Twitter também vale a pena ser seguida, já que eles sempre dão boas dicas.

Por fim, você deve estar se perguntando: como funciona esse esquema de mandar as cópias físicas dos adesivos para a casa da gente? É simples: eles mandam os adesivos em cartelas de 20 (o tamanho de cada adesivo é de aproximadamente 4×4 cm) e vêm geralmente na ordem em que você os ganhou. Assim que você completar 20 adesivos, já pode pedir sua primeira leva. Eles devem demorar entre um mês e um mês e meio para chegar; talvez mais, talvez menos, mas tenha fé que eles chegam. Quando chegarem aqueles lindos adesivos em papel de alta qualidade na sua casa, você vai se sentir como uma criança que abre um pacote de figurinhas. Daqui a um mês, você pode pedir uma nova leva com mais vinte e começar tudo de novo. Pelas minhas contas, estou com adesivos garantidos por um ano e três meses (se o site não falir até lá, é claro).

Seguem algumas fotos do envelope de adesivos que chegou em minha casa recentemente:

clip_image002

clip_image006

clip_image008

Quando eles chegam, é só alegria!  Eu pretendo transformar os meus em ímãs, para usar em um quadro magnético. Sabe aquelas folhas de ímã que se compram em papelaria? Basta colar os adesivos lá e depois recortar. Parece simples; se der certo, eu conto para vocês!

Talvez seja a magia de transformar algo virtual em real. Talvez seja porque todos nós gostamos de receber coisas de graça (seja lá o que for; admita, você gosta)! Talvez seja porque nós todos gostamos de colecionar coisas (a existência deste blog prova isso). Talvez seja por vermos essa quantidade de gente, tão esquisita quanto nós, reunida em um só lugar e comemorando que ganhou algo tão nerd quanto adesivos. Talvez seja isso tudo reunido que faz do GetGlue essa experiência divertidíssima e altamente viciante. Agradeço até hoje à minha amiga que me viciou e tenho certeza de que os muitos que eu viciei desde então também me agradecem e me odeiam ao mesmo tempo. Porque depois que você começa, é impossível parar.

Divirta-se! Liberte o nerd/colecionador dentro de você!

[Colaborou com diagramação e revisão: Alexandre Prestes]

[ad#amz-dvdseries]