Caray! Imagem Filmes fu*** com Piranha!

4
1609

Em janeiro deste ano, o Blu-ray nacional do filme Piranha (2010), do diretor Alexandre Aja (Viagem Maldita), chegou ao mercado de locação pelas mãos da Swen Filmes, conhecida também como Imagem Filmes.

Este Blu-ray apresentou sérios problemas de qualidade, como mostra a resenha do site DVD Magazine:

Seguem algumas citações da resenha:

“A qualidade da imagem é sofrível nesta edição, com fraca qualidade de detalhes, apesar da sua boa coloração. Mas o pior é o de ter uma proporção de tela diferente da edição dos cinemas e do BD do mercado internacional. Aqui se tem uma proporção de 1.85:1, contra 2.35:1 na edição original. Talvez este fato demonstre a queda de qualidade, visível na comparação das imagens desta edição e da americana. O mais incrível é que o filme tem a proporção original no início do filme e nos créditos finais.”

“O gráfico da “taxa de transmissão”, o chamado “bitrate”, também indica esta deficiência. Está formatado num disco de camada simples (BD25), cuja imagem ocupa apenas 17.010.118.656 bytes.”

“O áudio está correto no idioma original, com trilha em HD, mas não agrada a distribuição dos canais, que dão ênfase para os efeitos e “sustos” nos canais surround. A trilha sonora acaba ficando obscura.”

“Material extra? Nesta edição, nenhum.”

Com isso fica claro a “bomba” que é essa edição! Após essa resenha, entramos em contato com a Imagem Filmes e fizemos inúmeras reclamações. Pelo Twitter, em 28 de janeiro, a produtora se pronunciou sobre o assunto em resposta ao BJC (clique nas imagens para acessar os tweets, enquanto estes não são deletados):

Ou seja, a Imagem prometeu que em 6 meses (um bom tempo para re-autorar o filme) seria lançada a edição nas lojas para os consumidores, e esta então teria ao menos o problema do formato de tela corrigido.

Os 6 meses se passaram, o Blu-ray entrou em pré-venda em algumas lojas, e no dia do lançamento (22/06), comprei a minha edição na DVD World. Quando o produto chegou veio a surpresa, o disco é O MESMO da edição para locação! As imagens abaixo ilustram o caso:

Fomos enganados pela Imagem Filmes! Provavelmente mandaram aqueles tweets para “acalmar” os ânimos dos colecionadores, pensando: “Ah, em 6 meses eles nem lembrarão disso.

Entramos em contato com a empresa ontem (27/06) para esclarecer este caso, e tivemos apenas a resposta que Piranha “será relançado em BD 3D exatamente como é o BD americano 3D.” Ou seja, mais promessas e nenhuma explicação pelo ocorrido com a versão 2D.

É claro que é muito mais fácil e barato colocar o mesmo disco da edição de locação nas lojas para o consumidor final. Mas o grande problema aqui foi a informação dada pela empresa aos consumidores em seu perfil oficial no Twitter, prometendo uma edição e entregando outra. Pelo jeito, mesmo com os protestos a Imagem Filmes continua ignorando os formatos de tela originais, e nem ao menos para se espelhar na atitude da Califórnia Filmes, que cometeu o mesmo erro com “Os Mercenários”, mas correu atrás e lançou uma das melhores edições do ano em Blu-ray (do mercado nacional)!

A Califórnia pisou na bola com o Blu-ray de “Enterrado Vivo”, mas pelo menos foram honestos em admitir que o Blu-ray para venda seria o mesmo mutilado do mercado de locação:

A Imagem Filmes coleciona fatos bizarros e absurdos:

Sem esquecer que foi um Blu-ray da Imagem um dos primeiros a ser pirateado de forma “perfeita” (qualidade idêntica ao original):

Fica difícil enxergar um futuro melhor para um produtora que mente para os clientes e usa desculpas para mutilações. Vou bater novamente na mesma tecla, mutilação só serve para desvalorizar o próprio produto! Abra os olhos Imagem Filmes! E trabalhe muito para ganhar a confiança dos consumidores, que hoje prefere um disco pirata a uma edição da Imagem Filmes!

Aos fãs de terror: não se esqueçam que Pânico 4 está nas mãos da Imagem Filmes, e em breve chegará ao mercado de home vídeo. Este filme tem formato de tela original 2.35… Já podem se preocupar!


Pode largar a faca, amigo! Provavelmente VOCÊ será o próximo mutilado!

NOTA DO JOTACÊ:

O BJC a partir de hoje adotará uma postura diferente em posts desse tipo. Estamos cansados de tentar o contato através de SACs e assessorias de imprensa que, na maioria das vezes, não dão retorno ou não levam adiante as questões aqui divulgadas (e, por que não dizer, denunciadas pelo site). Vamos agora publicar em aberto os contatos diretos das pessoas responsáveis pelos lançamentos nacionais, não só com o intuito de reclamar, mas também de elogiar suas atidudes se assim forem merecedores.

Claro que sempre aconselhamos que os protestos sejam feitos de maneira ordeira e educada, afinal aqui no BJC ninguém está brincando ou fazendo bulling de maneira gratuita. Mas definitivamente essas pessoas precisam ficar sabendo da nossa insatisfação. Se você acha que Piranha não é um filme bom ou que não merece tal mobilização, lembre-se que o próximo da fila pode ser um filme que você é fã. Aqui vale o espírito coletivo da nossa comunidade de colecionadores e não individualismos ou egoísmos de qualquer natureza.

Não desistimos do mercado nacional, nem vamos desistir. Temos certeza que ele pode mudar para melhor e que muitas pessoas dependem dele para colecionar, seja lá o motivo dessa dependência (dependência financeira, problemas com o idioma estrangeiro, etc).

Portanto, se você está insatisfeito com a Imagem Filmes e os constantes casos de mutilação, Blu-rays sem extras, entre tantas atitudes que esta produtora toma em relação ao mercado de home video nacional, mande seu e-mail de reclamação para o contato abaixo:

O colecionador brasileiro clama pelo mínimo de qualidade!