Depois de 15 anos, Pânico será lançado em DVD (e provavelmente Blu-ray) no Brasil!

37
2444

Não entre em Pânico, Drew! Enfim seu filme será lançado por aqui!

Já não tínhamos mais esperanças! Depois de 15 anos de seu lançamento nos cinemas, o filme Pânico (1996), do diretor Wes Craves (A Hora do Pesadelo), que recebeu 3 sequências (até o momento), enfim chegará ao Brasil em DVD e (provavelmente) em BLU-RAY!

A década de 80 foi brilhante para o gênero do terror, quando surgiram memoráveis assassinos como Jason e Freddy. Depois disso, a década de 90 carecia de uma nova cara para o gênero. Até que Wes Craven e Kevin Williamson nos brindaram com um filme que uniu humor e terror na medida certa, criando ainda um dos personagens mais conhecidos do terror recente: Ghostface!

Diferente dos assassinos dos filmes mais antigos, que ficavam no ciclo: morriam > ressuscitavam > não morriam > morriam para sempre > voltavam, Ghostface era uma pessoa comum (leia-se humano, pois um assassino de manto e máscara não tem nada de comum), que através do telefone, “brincava” com suas vítimas com perguntas sobre filmes de terror, se a resposta estivesse errada… o infeliz era morto! Os assassinatos deixaram a cidade em pânico, e por isso o sucesso da série: não era um monstro ou algo que não existia, era uma pessoa comum com uma faca, e isso poderia acontecer em qualquer lugar, talvez o maníaco seja a pessoa ao seu lado (BWAHAHAHA)! Além disso, o filme possui diversas referências de produções clássicas de terror como Halloweeen (1978).

– Resposta errada!

Para se ter ideia do sucesso do filme, o orçamento beirou os 15 milhões de dólares, e arrecadou quase 200 milhões de obamas pelo mundo! Depois de tanto sucesso, é claro que surgiram as inevitáveis continuações: Pânico 2 chegou em 1997 e o terceiro filme veio em 2000, ambos pelas mãos do mesmo Wes Craven. Até que, depois de uma pausa de 11 anos, a franquia voltou, e o melhor: com o mesmo diretor e mesmo elenco (pelo menos aqueles que sobreviveram).

Mas vamos ao que interessa! Misteriosa e inacreditavelmente o filme original NUNCA foi lançado em DVD no Brasil! Na época do lançamento, chegou por aqui em VHS pela Vídeo Arte; depois de alguns anos, suas continuações foram lançadas em DVD pela Paris Filmes, mas nem sinal do primeiro filme neste formato. Recentemente, estes 2 filmes sumiram das prateleiras, sendo então relançados pela Imagem Filmes em edições idênticas às da Paris Filmes.

Este ano, a Imagem Filmes foi a responsável por trazer o quarto filme da franquia para o Brasil. De posse dos direitos de 3 dos 4 filmes da série, foi cogitada pelos fãs a aquisição dos direitos do primeiro filme por esta empresa (além dos inúmeros e-mails enviados a produtora pedindo o lançamento).

Eis que a longa espera de 15 anos chegará ao fim! A Imagem Filmes aproveitará o embalo do quarto filme e lançará o inédito filme original em DVD e Blu-ray!

O lançamento em DVD de Pânico 1, assim como o relançamento do 2º e 3º filmes no formato, ocorrerá em 24/08. O DVD e Blu-ray do 4º filme sairão no mesmo dia, mas apenas para o mercado de locação. Embora seja provável que o primeiro filme em alta definição chegue às prateleiras no mesmo dia, ainda não há a confirmação da data de lançamento, e por ser um título “teoricamente” de catálogo, sairá diretamente para o consumidor final.

É muito provável que o primeiro filme tenha um tratamento idêntico ao do Blu-ray lançado nos EUA com tela, áudio e extras de primeira. Sobre Pânico 4 não podemos afirmar o mesmo. Em breve atualizaremos as informações a respeito.

Tudo indica também que os relançamentos de Pânico 2 e 3 em DVD serão as mesmas edições de alguns anos, que tinham um grande problema: imagem em FULLSCREEN 4X3!

Entramos em contato com o supervisor de comunicação da Imagem Filmes, sr. Rodrigo Fante, questionando sobre o lançamentos de Pânico 2 e 3 em Blu-ray. Segue a resposta:

Estamos trabalhando para lançar a primeira trilogia do filme em Blu-Ray, mas até o momento não temos a confirmação deste lançamento. Faltam poucos detalhes. Em breve teremos novidades. Fique ligado!

Tudo indica que está tudo encaminhado, e creio que em breve teremos TODOS os filmes da série em alta definição! Considerando a janela de 6 meses entre o mercado de locação e venda direta para o consumidor final, será que em Janeiro de 2012, data provável em que Pânico 4 chegará as prateleiras, teremos toda a coleção em Blu-ray no Brasil?

Apesar de tardio, é preciso parabenizar a Imagem Filmes pelo lançamento do filme. O caso era considerado um dos maiores micos do mercado de home vídeo nacional.

Agora fica a dúvida: será que o Blu-ray de Pânico 1 terá formato de tela correto e extras só porque chegará diretamente ao consumidor final, sem passar pelo mercado de locação? Lembrando que Kill Bill é outro caso de um filme de catálogo que teve seus aspectos técnicos originais mantidos no lançamento em alta definição.

Se este for o caso, e se a Imagem Filmes continuar se recusando a abrir mão dos formatos de tela mutilados para as locadoras, fica o nosso apelo para que seus lançamentos recebam uma segunda edição (nova autoração) para o consumidor final, com formato de tela correto e extras! Vamos lá Imagem Filmes, o primeiro passo foi dado, podemos ter esperanças?

[ad#amz-terror1]