Vídeo: Tom & Jerry em DVD pelo mundo!

14
1304

Lá vamos nós com mais um vídeo YouTubístico, agora fazendo algumas considerações comparativas entre 3 edições de Tom e Jerry em DVD pelo mundo: Estados Unidos, França e Reino Unido já que, infelizmente, esses desenhos nunca foram lançados em DVD no Brasil.

Antes de mais nada é preciso lembrar que já está previsto para 25 de outubro o box em Blu-ray com os desenhos da dupla, com 40 episódios do período 1940 a 1949. Pela contagem, a “Golden Collection” (como será chamada em Blu-ray) deverá ter 3 volumes, assim como a Spotlight Collection em DVD.

Aqui no texto, vou me deter numa descrição mais detalhada da lata francesa, que tem uma qualidade de apresentação excelente, muito elegante e com bom acabamento. O livreto é único, com esboços que lembram os dos livros da série “The Archive” da Disney. Dentro, temos um “Digipakstak” sem arte impressa, mas mesmo assim de encher os olhos.

A imagem dos episódios não é restaurada em nenhuma das 3 versões, mas é nítida e com cores firmes. Nenhuma delas possui opções em português, mas todas possuem legendas em inglês (ao menos).

Bom chega de papo e vamos ao vídeo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=-DV_5avmlW0

Na lata francesa são 102 episódios dos anos 1940-1958 (de um total de 114 da série Hanna Barbera). Não descobri por que os 10 últimos episódios (1957 e 1958) além de 2 episódios do período abrangido (The Million Dollar Cat de 1944 e Busy Buddies de 1956) não foram incluídos na coleção. Comparando com a Spotlight Collection dos EUA (com 113 episódios) e com a coleção completa do Reino Unido (a mais abrangente das 3 com 159 episódios, indo de 1940 a 1967) temos o seguinte resultado na qualidade de transferência de dados (bit rate):

Primeiro disco do UK lado A: 5,78 mbps

.

Primeiro disco da França: 5,41 mbps

.

Primeiro disco dos EUA: 4,95 mbps

.

Os gráficos demonstram que a versão do Reino Unido (com 6 discos de dupla face) levam uma pequena vantagem em relação aos discos da lata francesa. O maior número de episódios por disco da edição americana acabou resultando em uma menor taxa de transferência entre as três (abaixo da média de 5mbps).

A coleção do Reino Unido é disparada a mais completa, mas sua apresentação em embalagem débil e com discos dupla face “amigos-das-marcas-de-dedos” não colabora muito para uma recomendação. O ideal seria o conteúdo da terra da Rainha na apresentação da terra do croissant, mas infelizmente o ideal nem sempre é possível, ou está disponível em um único produto.

Links para as edições em DVD (Região 1 e 2 – saiba como destravar seu aparelho de DVD aqui)

Edicões dos EUA:

Edição do Reino Unido:

Edição da França:

 Tom e Jerry em Blu-ray: