Em busca da luva que nunca existiu…

23
221


Calma! Não é dessa luva que estamos falando! 😀

A história que vou contar aqui neste artigo foi uma brincadeira que acabou ganhando proporções épicas (e engraçadas) numa comunidade do Orkut, lá por 2005 ou 2006. Tudo começou quando uma integrante chamada Ana mencionou ter o DVD de Batman Begins COM LUVA (sobrecapa). Isso enlouqueceu o pessoal, achando que se tratava de uma edição limitada (e rara) que a Warner teria jogado no mercado sem muito alarde (na época a produtora lançava muitos DVDs com belíssimas luvas). Porém, essa Ana sempre desaparecia quando pediam para ela postar fotos do tal DVD “enluvado”.

Enquanto isso os demais colecionadores começaram uma verdadeira caçada a essa tal edição “nunca antes vista” e a tal luva do Batman Begins adquiriu status de “lenda urbana” na comunidade.

Em um dos encontros aqui em SP, durante uma das diversas peregrinações (como eram chamadas por nós) atrás de DVDs nas lojas físicas do centro velho surgiu a ideia de criarmos a tal luva, nem que fosse para tirar a Ana da toca para falar – “Pô, mas a luva não é assim!” A tal “luva” nada mais era que pedaços de um display de locadora toscamente recortados e colados por esta que vos escreve. Ficou gigante e teve que ser diminuída com a ajuda de um Photoshop básico. De cara pensei, ninguém vai achar que isso é de verdade.

Jogamos lá na comunidade. E, claro, teve gente que achou a luva feia (e é mesmo, admito).

Eis aí uma brincadeira que acabou virando uma piada interna entre a galera “old school” do Orkut. Só anos depois, quando o BJC surgiu que contei a verdade ao Jotacê (que foi um dos que endoidou quando viu esta luva falsa).

Essa edição especial de Titanic (que também não existe) me fez lembrar deste caso da luva e do quanto é fácil nos enganarmos a respeito de algo, especialmente com as facilidades tecnológicas que temos a mão atualmente. Qualquer um com um mínimo de conhecimento de ferramentas gráficas pode criar a edição “cabulosa” que quiser, jogar na rede e pegar algum colecionador incauto, que poderá achar que se trata de uma imagem de um futuro lançamento.

São como os pôsteres “fan made” de filmes que vira e mexe aparecem por aí, que trazem conceitos e muitas vezes ideias muito mais interessantes que o material de divulgação oficial. Alguns realmente passam tranquilamente como oficiais e vão parar até em sites de notícias.

E com a velocidade com que a informação se multiplica pelas diversas mídias (Twitter, Facebook e afins) é questão de tempo até que um erro desses seja descoberto. E geralmente são.

Intencional ou não, é algo que pode acontecer, talvez pela afobação de quem quer ver a notícia publicada em primeira mão ou até mesmo pela empolgação de divulgar uma notícia muito boa, e é aí que fica o limite entre o “furo” e a “barriga”, como se diz lá no meio jornalístico.

Imagino por onde anda a Ana… porque até hoje penso se a tal luva existe mesmo. 😉

———————————————-

Edições enluvadas em DVD “com roupa” na Amazon da Itália (sem PT-BR):