UFC: história e as edições em DVD no Brasil

21
1694

Nos últimos meses, o evento de lutas UFC vem crescendo e se popularizando bastante, principalmente no Brasil. Além de um grande número de lutadores brasileiros, no último sábado o Rio de Janeiro recebeu uma edição do evento, que virou uma febre por aqui. Graças a esse sucesso foram lançados no Brasil alguns DVDs com alguns combates importantes. Este post tem como objetivo explicar alguns detalhes sobre a modalidade, sua história, as lutas etc. Uma espécie de introdução sobre o assunto, para que possamos então detalhar as edições lançadas em DVD no Brasil.

img_01

UFC (Ultimate Fighting Championship) é um organização americana de MMA (Artes Marciais Mistas). Muitas pessoas se confudem com os nomes, e acabam chamando os atletas de “lutadores de UFC”, o que é errado, já que UFC é uma marca. O esporte praticado pelos lutadores é o MMA, e não UFC. Como o próprio nome diz, o MMA envolve diversos tipos de artes marciais, como jiu-jitsu, boxe, karatê, entre outros. No UFC, as lutas ocorrem em ringues com forma de octógono fechados por grades, com 3 rounds de 5 minutos. Mas quando a luta envolve disputa de cinturão, são realizados 5 rounds de 5 minutos (em breve haverá uma mudança: todas as lutas principais de um evento – última luta da noite – terão 5 rounds, mesmo que não seja uma disputa de cinturão).

img_02
Octógono

Criado pelo brasileiro Rorion Gracie, o evento teve início em 1993, onde Royce Gracie (o principal responsável por divulgar o esporte, e um dos maiores lutadores da história) foi o único representante do nosso país, e que conquistou o UFC 1. No início, o UFC era disputado em forma de torneio (uma espécie de “mata mata”), onde, no caso de Royce Gracie, lutou 3 vezes em uma mesma noite até conquistar o título.

img_03
Royce Gracie e o poster do UFC 1

Hoje o UFC está nas mãos da Zuffa, uma empresa americana comandada por Frank e Lorenzo Fertitta. O famoso e polêmico Dana White é o presidente do UFC, e é quem manda e desmanda nos eventos. A Zuffa comprou praticamente todas as organizações rivais do UFC, como o Pride, WEC e mais recentemente seu maior concorrente: o Strikeforce. Com estas aquisições, novas categorias foram adicionadas ao UFC, e as organizações que continuam separadas (apesar de terem o mesmo dono), estão “perdendo” lutadores para o UFC. A tendência é que, em um futuro próximo, o UFC seja a única grande organização de MMA (restando apenas organizações menores e independentes, mas importantes, pois são responsáveis por “lançar” novos talentos que integrarão o UFC no futuro).

img_04
Frank Fertitta, Dana White e Lorenzo Fertitta

Atualmente, o UFC é dividido em 7 categorias de peso, onde 2 brasileiros são detentores do cinturão: Anderson Silva (peso-médio) e José Aldo (peso-pena). Geralmente, cada evento possui 11 ou 12 lutas. O evento principal (disponível através de pay-per-view) possui 5 lutas, o restante são preliminares (exibidas ao vivo pelo Facebook e algumas pela televisão aberta).

img_05
Anderson Silva e José Aldo

A produção do evento é um show a parte. O marketing em cima dos eventos funciona de forma incrível, criando um clima todo especial nos dias (e até meses) que antecedem os combates. É possível acompanhar ao vivo pelo site da organização a pesagem oficial no dia anterior ao evento, com as tradicionais “encaradas”, que já deixam o público ansioso. Também é possível assistir algumas lutas preliminares ao vivo através do Facebook, tudo com a intenção de divulgar o esporte, e claro, fazer uma grande propaganda para que você compre o pay-per-view para assistir as lutas princiais. E isso tem funcionado muito bem (batendo recordes de vendas). Além disso, o UFC possui uma linha de camisetas, action figures, DVDs/Blu-rays, etc. A marca é muito bem explorada.

img_06
Vários lutadores brasileiros fazem parte da coleção de action figures da empresa Round 5

No último sábado, (27/08) foi realizada no Rio de Janeiro a 134ª edição do UFC, que recebeu o nome de UFC RIO (uma exceção, pois geralmente o nome é seguido pelo número do evento). Pela primeira vez, o evento principal da noite foi transmitido ao vivo por uma rede de televisão aberta (Rede TV), e chegou a ficar em primeiro lugar de audiência no momento da luta principal. A última edição do UFC que veio para o Brasil foi em 1998, realizada no estádio do Canindé, em São Paulo. Os ingressos para o UFC RIO esgotaram em pouco mais de 1 hora, mostrando que existe um grande público para este tipo de evento, disposto a pagar um alto valor para ver de perto o esporte que mais cresce no mundo. O sucesso surpreendeu o próprio Dana White, que prometeu realizar outros eventos em nosso país.

img_07

Sei que o assunto é polêmico e que, infelizmente, muita gente tem preconceito e critica muito este esporte, com argumentos como “ignorância”, “violência desnecessária”, etc. Mas na verdade, creio que falta conhecimento a estas pessoas, que julgam o esporte sem ter maiores conhecimentos do assunto, e ver que tudo isso envolve muita técnica, respeito, regras e total acompanhamento médico (antes e depois das lutas). É tudo extremamente profissional, um esporte como outro qualquer. Infelizmente, existem aquelas pessoas que mancham este esporte, pois o praticam e usam isso para brigar e agredir as pessoas de forma covarde. O canal nacional SporTV, através do programa Sensei, fez uma campanha pela paz recentemente: “Não brigue, lute”, mostrando que a luta é algo profissonal, disputado com regras e respeito por atletas profissionais.

Por isso, peço para aqueles que não gostam deste esporte, que ao menos respeitem as pessoas que gostam e expresse sua opinião de forma educada. 🙂

Bom, isso foi um resumão do que é o UFC (ainda tem muita coisa para falar sobre o assunto), mas vamos ao que interessa, as edições lançadas no Brasil!

Após o sucesso do UFC 126 (Anderson Silva vs. Vitor Belfort), a Sony Music (isso mesmo, não é a Sony que conhecemos e que é responsável pelos lançamentos de filmes e séries) resolveu aproveitar a euforia dos brasileiros e lançou 5 títulos em DVD! Nos EUA, existe um grande e excelente acervo em DVD e Blu-ray sobre UFC (lançados pela produtora independente Anchor Bay), material que era inédito no Brasil.

sony_music

A Sony Music está de parabéns! Manteve o mesmo conteúdo das edições americanas, as mesmas capas e ainda caprichou no título UFC – Ultimate Royce Gracie: edição dupla, em Digipak e com livreto.

As edições são acompanhadas de um folheto com a lista de lutas (com exceção do título UFC – Ultimate Royce Gracie, onde a lista aparece impressa no Digipak, embaixo das bandejas), e com propagandas dos outros títulos lançados no Brasil, inclusive mostrando as edições em Blu-ray, que ainda não foram lançadas por aqui, mas ao que tudo indica, estão nos planos da Sony Music.

Vamos conferir os detalhes de cada edição nacional:

Obs: Todas as edições são da Sony Music e replicadas pela Sonopress.

.

UFC 126 – SILVA VS. BELFORT (DVD DUPLO)

dvd_01_1 dvd_01_2

  • Vídeo: Widescreen
  • Áudio: Inglês 2.0
  • Legenda: Português

Detalhes e comentários da edição no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=oshVOeK2kpI

.

UFC – ULTIMATE KNOCKOUTS 8

dvd_02_1 dvd_02_2

  • Vídeo: Widescreen
  • Áudio: Inglês 2.0
  • Legenda: Português

Detalhes e comentários da edição no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=0pT8HLtJ-A8

.

UFC – ULTIMATE HEAVYWEIGHTS

dvd_03_1 dvd_03_2

  • Vídeo: Widescreen
  • Áudio: Inglês 2.0
  • Legenda: Português

Detalhes e comentários da edição no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=mdRyQcnwUZI

.

UFC – BEST OF 2010 (DVD DUPLO)

dvd_04_1 dvd_04_2

  • Vídeo: Widescreen
  • Áudio: Inglês 2.0
  • Legenda: Português

Detalhes e comentários da edição no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=-iaASk8axpo

.

UFC – ULTIMATE ROYCE GRACIE (DVD DUPLO / LIVRETO / DIGIPAK)

dvd_05_1 dvd_05_2

  • Vídeo: Widescreen
  • Áudio: Inglês 2.0
  • Legenda: Português

Detalhes e comentários da edição no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=bKcTxIicRmw

.

Vamos torcer para a Sony Music continuar com este trabalho, e se não for possível lançar títulos mais antigos, que ao menos nos brinde com os mesmos lançamentos que ocorrerem nos EUA a partir de agora!

————————————————————————

Blu-rays da UFC na Amazon.com: