Primeiras impressões de “A Missão” em Blu-ray no Brasil

12
2371

Será lançado no Brasil no próximo dia 5 pela Versátil High Definition a edição especial de A Missão. Um filme que traz algo especial para mim, pois ele me leva ao início dos anos 90, quando eu cursava os primeiros anos do ensino fundamental e a professora de história exibia aquela edição em VHS escura em full screen e naquele televisor de 20 polegadas. E após o lançamento de diversas cópias em VHS e DVD em edições de baixa qualidade e até em bancas de revista, a Versátil lançou em junho uma edição oficial dupla em DVD e agora dá um upgrade trazendo em alta definição esta excelente obra de Roland Joffé (Os Gritos do Silêncio), vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

A edição em Blu-ray traz uma transferência em widescreen anamórfico 2.40:1 em 1080p. O filme está com uma imagem cristalina e parece ter utilizado o mesmo master da edição americana. As trilhas de áudio inclusas são em Inglês DTS-HD MA 5.1 e português 5.1 Dolby Digital. O menu 3D foi muito bem bolado, pois usa a imagem de Robert De Niro estática com o restante do cenário em movimento.

Nesta edição, a Versátil disponibilizou uma capa com arte dupla face, sendo ambas reproduções dos posters originais do lançamento, pertimindo o colecionador escolher a capa que mais lhe agrada. O disco foi replicado pela Sonopress com boa impressão:


Capa 1

.


Capa 2

.


Disco

Como material extra, a edição tem o excelente documentário da clássica série Omnibus da BBC com duração de 57 minutos. O documentário é uma espécie de making of que ao invés de focar nos detalhes técnicos e entrevistas com o elenco, mostra as experiências da tribo colombiana Waunanas (que representou a tribo Guarani no filme) durante todo o processo de produção, um extra que já valeria a compra. O documentário é apresentado em definição standard. Como foi produzido a mais de vinte anos, já apresenta sinais do tempo. Para se diferenciar da edição americana, dois segmentos com a apresentação do tema principal de A Missão regidas por Ennio Morricone foram incluídos. Todos os extras estão devidamente legendadose a única diferença da edição nacional para a lançada pela Warner estadunidense foram os comentários em áudio que não estão disponíveis na edição brasileira.

Na avaliação final, esta é mais uma edição competente da nossa “Criterion Brasileira”, de um título que não pode faltar em nenhuma coleção. Com ótima imagem, áudio em DTS HD e um material extra de qualidade.

A Missão (The Mission) – 1986

Extras:

  • Documentário “Omnibus” – O Making of de A Missão (57 min.)
  • A Música de A Missão por Ennio Morricone (duas apresentações que totalizam 12 minutos).

[Agradecimento ao Daniel Melo da Versátil por ter gentilmente cedido a cópia para esta matéria]

Link para a edição na Saraiva:

[ad#amzfr-1]