VHS que não se vê por aí: Fantasia Edição Histórica!

43
1203

Muitos colecionadores de DVD e BD iniciaram suas coleções ainda na época do VHS. Observando o site da Amazon, por exemplo, é possível encontrar belíssimas edições como esta, do clássico Cidadão Kane de Orson Welles.

Ao visitar o acervo digital da revista Veja, me chamou a atenção uma matéria de 27 de novembro de 1991, da edição nº 1210. Tratava-se do lançamento, pela primeira vez em vídeo no Brasil e no mundo, do clássico Fantasia. A matéria, intitulada “A Glória de Mickey”, comentava sobre como o filme tinha sido malsucedido em seu lançamento original nos anos 40, mas que havia alcançado o status de clássico no relançamento em 1956, bem como sua soberba qualidade audiovisual, unindo a música clássica e a genial animação dos Estúdios Disney. Uma produção muito à frente de seu tempo.

Outro fato muito curioso citado na matéria foi a estratégia de lançamento do filme: venda direta apenas ao consumidor durante apenas 50 dias (!!!) e pela primeira e última vez. Ou seja, o filme nunca mais seria lançado em vídeo!

Até então, VHS era sinônimo de locadora. Uma das pioneiras no sell through (venda direta ao consumidor) foi a Disney. No Brasil, a extinta Abril Vídeo foi a primeira distribuidora a lançar as produções Disney em nosso país. Fantasia foi lançado em duas versões, ambas em versão restaurada. A primeira, denominada “Edição Especial” (note como esse jargão é antigo), incluía apenas a fita e custava 30 mil cruzeiros (equivalentes a atuais R$ 115,23). A outra era a “Edição Histórica”: duas fitas VHS, uma para o filme e a outra com um vídeo de 40 minutos sobre a produção do clássico; dois CDs com a trilha sonora original, litografia importada, certificado de garantia e encarte ilustrado; tudo isso por 80 mil cruzeiros (equivalentes a atuais R$ 307,21). Note o empenho da Abril/Disney , em tempos que VHS era sinônimo de locação, em oferecer um item altamente colecionável para o consumidor.

fantasia

Anúncio veiculado na edição seguinte de Veja.

.

Fantasia Edição Histórica

Detalhe da “Edição Histórica”

.


A litografia emoldurada na coleção do nosso amigo Jotacê

.


O verso do quadro, com o certificado de autenticidade

Na matéria ainda é citado o lançamento do clássico em laserdisc, mas como esse formato nunca foi lançado oficialmente no Brasil com legendas/dublagem, é possível que a versão comercializada tenha sido a importada.

Fantasia seria relançado anos mais tarde no Brasil (em DVD e posteriormente em Blu-ray) mas nunca mais em uma edição de colecionador como essa.

Se você ficou com vontade de adquirir esta edição, na Amazon a versão americana está disponivel via sellers.

Pra encerrar a matéria segue uma vinheta da Abril Vídeo de 1995:

http://www.youtube.com/watch?v=Uruv0f5wrWM

Fantasia em VHS e em Blu-ray (com leg PT-PT na Amazon UK):

[ad#amz-anima1]