Tenho orgulho de ser colecionador e de fazer parte da collectorsfera

52
377

Faz algum tempo que não posto nada a respeito da nossa comunidade aqui no BJC (aliás, faz tempo que não posto nenhum texto de opinião no site). Mas nesta terça (10) aconteceu um fato lá no Twitter que me fez voltar aqui para registrar a minha satisfação de fazer parte desse grupo.

Quem já ouviu os Jotacasts sabe que eu participo de fóruns de colecionadores desde 2004, e que o BJC nasceu a partir de uma comunidade do Orkut que tratava (ainda tá lá, mas o tempo verbal está correto) sobre DVDs. Nela conheci a Helena, o Fabrício “Fio” e o NerdMaster (entre outros irmãos de vício que tenho contato até hoje).

Desde sempre a união e a consideração pelos colegas de comunidade formaram a base das discussões. Todos se orgulhavam de ajudar uns aos outros, de postar novidades e notícias sobre o tema. Claro que as discordâncias também existiam, mas o clima sempre foi excelente e muito colaborativo, com todos respeitando a opinião (e os gostos) de cada um.

Hoje as redes sociais se diversificaram e temos Twitter e Facebook como os principais canais para trocar idéias e informações sobre a nossa vida colecionística (os fóruns independentes continuam firmes e fortes também). De qualquer forma, temos colecionadores experientes e novatos convivendo no mesmo ambiente, se ajudando e dando continuidade a essa rica convivência.

E foi através de uma rede social que recebi a mensagem do Pedro Gabriel, todo feliz da vida, pois tinha recebido uma encomenda internacional. Para minha surpresa, era o Steelbook de A Trip to the Moon, lançado mês passado nos EUA e distribuído a partir desta semana pela Amazon.com. Imediatamente pedi ao Pedro que fizesse um vídeo para mostrar esse item que muitos ainda tinham curiosidade para ver os detalhes.

Mas surpresa MESMO eu tive quando dei play no vídeo abaixo e vi quem era o Pedro:

httpv://www.youtube.com/watch?v=tRDVEGzbgLY
Assine o canal do Pedro Gabriel clicando aqui

Sim! UM MENINO DE 14 ANOS que fez um vídeo sobre coleção claramente inspirado no Thica, revelação da nossa collectorsfera (e outro que é apaixonado por cinema e por esse nosso hobby).

Não sei vocês, mas eu achei tudo isso simplesmente fantástico. Ainda me impressiona como um colecionador pode influenciar outro e como a internet pode amplificar tudo isso, tornando essa experiência ainda mais enriquecedora. Eu com 14 anos andava de skate e bicicleta, não produzia conteúdo nenhum (fora as redações da escola – se isso pode ser chamado de conteúdo) e nunca poderia imaginar em criar algo como o Pedro fez e publicou no You Tube. É realmente uma satisfação presenciar e fazer parte deste processo. Penso que, mesmo com os diversos problemas e angústias que enfrentamos diariamente, esse tipo de iniciativa faz tudo valer a pena.

Parabéns a todos os envolvidos! Salve internet, salve collectorsfera e salve esse nosso espírito colaborativo que tenho tanto orgulho.

😀

[ad#1-amzusclass1]