Quadrilogia Indiana Jones em Blu-ray no Brasil e os lançamentos no exterior

23
546

Hoje tanto a Paramount Brasil quanto a americana divulgaram mais informações a respeito desse que é, segundo votação realizada aqui no BJC, o lançamento em Blu-ray mais aguardado do ano. Logo de cara, as datas:

  • Nos Estados Unidos, dia 18 de setembro (uma terça-feira).
  • No Brasil, dia 20 de setembro (uma quinta-feira).

Essa diferença de dois dias é um mero detalhe. A seguir, o release de imprensa da Paramount Brasil, que é basicamente uma tradução do release americano, então estamos sabendo tanto quanto eles, por enquanto:

SÃO PAULO, 26 de junho de 2012 – Em junho de 1981, o diretor Steven Spielberg e o produtor executivo George Lucas apresentaram ao mundo Indiana Jones, quando o inesquecível OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA estreou nos cinemas. Explodindo com aclamação instantânea, o filme foi agora cuidadosamente restaurado, junto com as versões remasterizadas das outras empolgantes aventuras do arqueólogo – Indiana Jones e o Templo da Perdição, Indiana Jones e a Última Cruzada e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Prepare-se para muita ação, aventura e cobras – “por que tinha que ser cobras?” – todas com imagem e som perfeitos, quando INDIANA JONES: A AVENTURA COMPLETA estrear em Blu-ray, no dia 20 de setembro de 2012, pela Lucasfilm Ltda. e Paramount Home Media Distribution.

Supervisionada pelo diretor Steven Spielberg e pelo renomado sonoplasta Ben Burtt, OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA foi restaurado meticulosamente, com cuidadosa atenção para preservar o visual original, o som e as sensações do lendário filme. O negativo original foi inicialmente escaneado em 4K e depois examinado quadro a quadro, para retificar qualquer defeito.

O som foi preservado similarmente, usando a matriz original de Burtt, que estava arquivada e sem ser usada desde 1981. Novas sonorizações foram criadas, utilizando-se as trilhas musicais e os efeitos originais, gravados em estéreo, mas usados anteriormente apenas em mono. Além disso, a base foi totalmente refeita com especificações modernas, cuidando-se para melhorar a qualidade dos diálogos e corrigir pequenas imperfeições técnicas, criando a versão com o som mais completo e de alta qualidade possível, conservando a visão do diretor. O resultado é uma restauração digital impecável, à altura da posição que o filme ocupa na história do cinema.

Os filmes da franquia ganharam ao todo sete Oscar®. Você vai reviver como nunca todas as emoções, quando todos os quatro filmes chegarem juntos, pela primeira vez em alta definição 1080p e áudio DTS-HD Master, em inglês 5.1, com uma coleção de documentários, entrevistas, filmes curtos e novos extras.

Temos as datas e a apresentação geral, mas os extras ainda não foram detalhados. Mas claro, podemos dar uma de Indiana e tentar desvendar alguns mistérios. Para começar, muito me agrada a retificação mundial de um erro (ou infelicidade) que cometeram quando lançaram a trilogia original em DVD: acrescentaram “Indiana Jones” ao título do primeiro filme, que se chama apenas “Os Caçadores da Arca Perdida”. Sim, os fãs e puristas agradecem.

O release brasileiro não dá conta da quantidade de discos. Nos Estados Unidos, por enquanto, a lsitagem em todos os sites é de 4 Blu-rays. Porém, no Reino Unido, já foi anunciado um 5º disco. Seria esse 5º disco exclusivo da terra da Rainha? Estaria presente na edição americana? E na brasileira? Tudo é possível por enquanto. Temos diversos exemplos de discos exclusivos de alguns países que chegaram por aqui e outros não. Por enquanto, ficamos na torcida para que possamos adquirir o melhor pacote de extras existente.

Sobre a apresentação do box contendo os quatro filmes, detalhes ainda não foram divulgados em lugar nenhum do mundo. No entanto, a terra de Freddie Mercury saiu na frente mais uma vez, já tendo colocado à venda DUAS opções de boxes. Uma simples e uma Edição Limitada.

indiana jones blu-ray bjc ukQue segredo haverá aqui dentro?

Será que encontraremos algo do tipo?

indiana jones blu-ray bjc dream gift setNão custa sonhar.

Vale lembrar que esse é um lançamento da Paramount, então eu não apostaria em uma apresentação lamentável como a que a Fox fez da Saga Star Wars (sim, isso ainda me revolta). Falando especificamente aqui do Brasil, a produtora vem tentando trazer produtos colecionáveis e apresentação condizente com os níveis internacionais. Esperamos imensamente que mantenham esse trabalho nesse lançamento aguardadíssimo. E, se possível, colaborar no preço também.

Atualmente, os americanos precisam pagar 90 dinheiros para ter esse box. Os britânicos, 45 dinheiros pelo box simples e 65 dinheiros pela Edição Limitada. Quantos dinheiros será que cobrarão de nós brasileiros?

Em breve, com o esperado anúncio de pré-venda, saberemos.

Pré-vendas da Paramount na Saraiva:

http://jotace.me/paramount-bd

Edições da quadrilogia nas Amazons (agora com PT-BR confirmado nos EUA pela Amazon.com):

Pré-venda na Animazon: