Coluna do Fonseca: Desapego

51
920

Nos EUA, o comércio de games usados movimenta milhões

Outra dia conversava com um amigo sobre games e o fato de haver MUITOS jogos que gostaria de ter (e obviamente jogar), mas que dos poucos que tenho, mais da metade ainda precisam ser terminados. Sim, GTA V está quase chegando e eu ainda não terminei o IV! Sou daqueles que gosta de percorrer todos os caminhos nos jogos, fazer tudo que for possível, parar para apreciar os gráficos, jogar muito multiplayer, quando existe. Se assistir a filmes, séries e extras da coleção de DVD e Blu-ray já está difícil, imaginem incontáveis horas de games.Sobre o fato de poder jogar mais jogos e curtir os lançamentos quando eles ainda o são, esse meu amigo me disse que costuma trocar seus títulos em sites especializados nisso. Disse que, obviamente, mantém seus jogos favoritos, mas que no geral, depois que zera acaba trocando. E aí eu lhe disse: “Não possuo esse desapego com os meus”. Obviamente, o “mal” que assola todo colecionador. Não consigo simplesmente me livrar de um jogo que possuo, mesmo que já tenha terminado e não o jogue há tempos. Vai que uma hora dá vontade? Nesse sentido, não é apenas o apego material que conta, embora esse também exista. Filmes que recomprei em Blu-ray e que possuía em DVD, por exemplo. Mesmo nos casos em que a edição em DVD é fraca se comparada ao Blu-ray, não consigo me desfazer. Inclusive, tenho evitado esse tipo de compra. Além do fator financeiro, ainda há muitos filmes que quero e que nem cheguei a ter em DVD, por isso me sinto um pouco culpado quando compro filmes repetidos e não aumento meu acervo de títulos.

Mas é claro que esses repetecos (double dips, triple dips…) são inevitáveis. Se lançam edições melhores ou mesmo apenas diferenciadas de nossos filmes favoritos, é muito difícil resistir. E assim repito todos os filmes que já tinha da Pixar em DVD, agora em Blu-ray, ou mantenho três edições diferentes da trilogia O Senhor dos Anéis. Primar pela qualidade de um Blu-ray é totalmente compreensível. O que foge um pouco de minha compreensão, mesmo sofrendo do mal, é não conseguir abrir mão da edição inferior em DVD. Afinal, nem mais usá-la provavelmente irei.

Games são mais caros que filmes, por isso sua compra costuma ser mais bem pensada. Em contrapartida, se formos analisar o entretenimento fornecido puramente em números, os games costumam render muito mais horas, o que para mim, de certa maneira, justifica o seu preço mais elevado. Dificilmente vemos coleções de games tão grandes quanto as de DVDs e Blu-rays. É claro que existem, mas daí são exceções, que costumam criar fama aqui na internet. Grandes coleções de filmes e séries são bem comuns de se ver hoje em dia, digamos. De games, nem tanto.

Já disse por aqui algumas vezes que meu primeiro critério para compra de filmes e séries é o fator replay. Então é claro que não comprarei um filme, assistirei uma vez e o trocarei por outro. Com os games é a mesma coisa. Eu VOU jogar de novo. Pode demorar? Certamente, mas não consigo abrir mão dessa certeza de tê-lo ali, à mão, na hora em que a vontade surgir.

Mas voltamos ao bolso, esse censurador de nossas alegrias e desejos, que impossibilita a quase todos comprar TUDO que querem. E, claro, ao tempo, sobre o qual também já falei por aqui.
Recentemente tive férias do trabalho. Não viajei nem nada do tipo. Fiquei em casa curtindo as Olimpíadas mesmo. E meus filmes. E meus jogos. Só que no caso dos jogos, no fim das contas acabei jogando apenas um (AC: Brotherhood) e nem assim o terminei antes das férias acabarem. Só consegui fazê-lo ontem, um domingo, semanas depois. E terminei a história principal, porque há ainda uma infinidade de missões paralelas a serem completadas.

Nos EUA o comércio de games usados é muito forte, tanto que a indústria por lá vem buscando uma maneira de coibir um pouco essa prática, já que “deixam” de ganhar dinheiro quando o jogo vai passando de mão em mão, ao invés de ser comprado novo.

Consigo entender por que as pessoas trocam seus jogos. Só não consigo fazê-lo também. Aliás, mesmo que conseguisse, precisaria terminá-los antes para sequer pensar no caso.

E vocês, têm esse desapego com seus games, DVDs, Blu-rays, quadrinhos…?

[ad#amz-bdseries]

[ad#1adsen-post]