Filmes nacionais disponíveis em Blu-ray apenas no exterior: LIMITE

24
847

Um dos filmes mais cultuados do cinema brasileiro, considerado por muitos com o mais importante de nossa cinematografia, Limite, único filme do diretor Mário Peixoto, receberá uma edição em Blu-ray nos EUA, a cargo da Criterion, a partir de uma restauração feita pela Cinemateca Brasileira em parceria com a World Cinema Foundation (que reúne nomes como Martin Scorsese, Guillermo Del Toro, Win Wenders e Walter Salles).

O filme mudo de 1931 mostra um homem e duas mulheres em um barco à deriva, após uma tempestade, quando contam suas histórias uns aos outros. Simples, mas com uso de flashbacks e técnicas que fogem do enredo linear. Também chamou a atenção (inclusive no exterior) por utilizar ângulos de câmera e enquadramentos inusitados (e pensem no peso das câmeras na época) além de uma bela fotografia. Em suma, um filme que se mostrou à frente de seu tempo e tinha como admiradores nomes como Orson Welles e Sergei Eisenstein.

Eis um comentário de Walter Salles sobre o filme:

“Então veio a revelação de Limite, único filme do diretor de 21 anos Mário Peixoto. Este foi um filme de transcendente poesia e imaginação infinita. Novamente, me encontrei em estado de choque, não apenas pelo filme em si, que foi feito em 1931 e esquecido por muitos anos, mas também pela evidência que ele apresenta, de nossa diversidade criativa”.

Para constar: Limite hoje se encontra em domínio público. O lançamento está previsto para 2013. Ainda não foram divulgadas artes da capa ou opções de áudio e legendas (mas lembrem-se, é um filme mudo).

Enfim, já que nunca houve lançamento em DVD ou Blu-ray deste filme no Brasil, é uma grande satisfação ver um clássico brasileiro receber um tratamento de primeiro mundo no exterior, estando associado ao nome Criterion.

[Via: Criterion Cast / Omelete / World Cinema Foundation]

Criterion em Blu-ray na Amazon dos EUA (sem PT-BR):