Skyfall em Blu-ray: quero a imagem do IMAX!

30
621

1123220 - Skyfall

Skyfall em IMAX.

Essa semana assisti a Skyfall em IMAX, na sala do Itaú Pompeia, em São Paulo. E eu nunca me canso de repetir, assistir a um filme numa sala IMAX coloca no chinelo qualquer outra sala que conheço. Áudio e imagem inacreditáveis. Em Skyfall, felizmente, não foi diferente.

Essa sala especificamente passou por uma reforma recente, e todo o sistema foi recalibrado. O som e a projeção estão espetaculares. Imagine a estabilidade e definição de um Blu-ray. Agora imagine essa mesma qualidade em uma tela de 14 m de altura por 21 m de largura. Sabem os famosos “poros”? Então, é disso que estou falando.

imax skyfall 007 ticket ingresso

Recomendo a poltrona G 11.

A imagem do filme tomou toda a tela da sala IMAX. O que me deixou curioso, já que acreditava que o aspecto de tela do filme fosse de 2.40:1. Fazendo uma pesquisa, descobri o ocorrido.

Eis o que encontrei nas curiosidades sobre o filme no IMDb. As palavras são do fotógrafo (e mestre) Roger Deakins (Um Sonho de Liberdade, A Vila, Bravura Indômita):

Unlike most films blown up for an IMAX release, the film did not go through their DMR (Digital Media Remastering) process, as cinematographer Roger Deakins thought that the film’s image quality was high enough to make it unnecessary. Deakins has said they “…shot 2.35:1 [aspect ratio] but because of the size of the chip, you’ve got so much space top and bottom that basically I shot it for both formats…the IMAX was clean and the image quality is fantastic because you’re using the full size of the chip. So I had seen a lot of tests and was blown away by the IMAX. We did a 4K finish and it’s down rez’d to 2K after that. It quite surprised me, the fantastic quality.” Films shot in IMAX have an aspect ratio of 1.44.1 which takes up the entire IMAX screen. Skyfall wasn’t shot in IMAX, but the aspect ratio of the IMAX ‘Skyfall’ prints is 1.90.1 compared to standard theater ‘Skyfall’ prints which have an aspect ratio of 2.40.1. The IMAX image is 26% larger at the top and bottom of the frame than the screen image in conventional theaters thereby giving audiences a taller depth of field to view.

Isso resumidamente significa que, mesmo fotografando com o aspecto de tela de 2.35:1 (com cópias para exibição em 2.40:1), Deakins usou toda a área disponível no negativo, pensando na exibição nas salas IMAX. Ou seja, o filme que assisti tinha um aspecto de 1.90:1. Assistindo aos trailers em 2.40:1 depois, senti muita falta do tamanho e respiro que vi nas imagens em IMAX, com seus 26% de imagem a mais nos sentidos horizontal e vertical. O próprio blog oficial da empresa tem uma página comentando o caso. Acessem aqui (em inglês).

Imagem comparativa encontrada lá:

imax_aspectratios19_finaloct17

O ganho na imagem fica claro. (Quando é filmado em IMAX então, como partes de The Dark Knight Rises e M:I Ghost Protocol, mais ainda).

É por isso que espero que quando o filme for lançado em Blu-ray (na Alemanha, já está anunciado para março de 2013), seja lançado com o aspecto de 1.90:1, ao menos em algum lugar do mundo. Idealmente, em todos os lugares.

A extraordinária fotografia de Roger Deakins e os belíssimos quadros criados pelo diretor Sam Mendes (Beleza Americana, Estrada para Perdição) merecem toda essa glória e dimensão, já que eles a planejaram.

1123220 - Skyfall

Max. IMAX.

Livros sobre James Bond isentos de tributação na Amazon.com: