[ATUALIZADO] HMV e Play.com FECHANDO no Reino Unido: e agora mídia física?

48
411

O anúncio da concordata da gigante HMV pegou muitos colecionadores de surpresa. A loja, fundada há mais de 90 anos, oferecia muitas edições exclusivas, especialmente steelbooks, mas há tempos vinha enfrentando dificuldades em adaptar-se às mudanças do mercado, em especial no que diz respeito à concorrência com a venda de filmes/séries de TV no formato digital. O mesmo acontecerá com a Play.com, também do Reino Unido, no mês de março.

Não é a primeira vez que o BJC comenta sobre a possibilidade de um dia a mídia física “acabar”, mas sempre fica a pergunta: “E o colecionismo, como fica nesta história toda? Será que ele acabaria junto com a morte da mídia física ou se tornaria algo ainda mais restrito?”

A popularização da banda larga e de serviços como o Netflix aqui no Brasil acaba tornando esta realidade cada vez mais próxima de acontecer, talvez num futuro não tão distante.

Há quem diga que o colecionador “clássico” jamais abrirá mão do prazer de ter uma edição “de verdade” na prateleira e que não se contentará em ter a versão digital de um filme ou apenas assisti-lo na TV ou no computador/tablet. Afinal o colecionador compra muito mais do que o filme, ao contrário do espectador/consumidor médio deste tipo de entretenimento.

No entanto de uns anos para cá as lojas físicas tem sofrido e muito com a queda das vendas. Não sei se o mesmo acontecerá com as lojas virtuais a médio e longo prazo, mas é certo que as vendas tem caído bastante (apesar de no artigo citarem apenas DVDs e estes já sabemos de que se trata de uma mídia tida como obsoleta em muitos mercados e que já está sendo praticamente vendida a preço de liquidação em tudo quanto é lugar).

Não acredito que o colecionismo acabará de uma hora para outra, mas temo que esta redução do mercado acabe se refletindo nos preços. O mercado colecionador passaria a ser visto como um nicho e o produto destinado a ele como algo diferenciado e, portanto, mais caro e com uma disponibilidade menor, pois os esforços das empresas estariam direcionados para atender ao mercado “on demand”.

Ainda estamos no campo da mera especulação, mas ver lojas como a HMV e Play.com fechando as portas é realmente sinal de que esta tendência veio pra ficar.

EM TEMPO: Ao que tudo indica as edições exclusivas da HMV serão absorvidas pela Amazon UK. O rumor foi reforçado pelo cadastro, nesta terça, de vários SteelBooks da Universal no site da loja britânica. Como o site da HMV foi retirado do ar, a Amazon poderá se tornar uma opção para os colecionadores brasileiros adquirirem estas edições.

ATUALIZADO (24/01)

HMV será salva pela HILCO

O Financial Times informou nesta semana que a Hilco, empresa conhecida por promover grandes reestruturações nos negócios que adquire, assumirá as dívidas e o controle do grupo HMV, mantendo suas atividades em solo britânico. A empresa já havia adquirido a HMV Canada em 2011.

[Via IGN]

[ad#1-amzuktop]