Exemplo a ser seguido: Warner tem programa de troca de disco defeituoso nos EUA

32
966

Pense na situação: você espera por muito tempo para ter aquele filme, seriado ou animação em DVD ou Blu-ray. Você gasta seu suado dinheirinho para adquirir aquela edição bacana. Você se alegra quando recebe o produto. Aí você liga seu player e a surpresa desagradável acontece. Seu disco está com algum problema ou defeito. Você não consegue aproveitar seu produto da forma esperada. E a experiência foi arruinada. Qual é a reação básica do consumidor nestas horas?

E agora, como faz? O jeito é deixar por isso mesmo, certo? Se você mora em um país que respeita o consumidor, está mais do que errado!

Pois vejam este caso: na terra do Barack foi lançada, no final de maio, a edição dupla Tiny Toon Adventures – Volume 4: Looney Links, do popular desenho animado com a turma do Perninha. Tudo muito bem, tudo muito bom. Entretanto, foi identificado um problema no disco 2, em que um dos episódios era apresentado normalmente até a metade, para logo a seguir ser complementado com trechos do episódio anterior. Erro tosco? Palhaçada? Amadorismo? Tudo e mais um pouco? Vai saber…

Mas assim que a Warner tomou conhecimento dos problemas, elaborou um programa de troca do disco defeituoso. O consumidor deve entrar em contato através de uma página de atendimento ao cliente, informar o problema e solicitar o novo disco. A distribuidora então enviará o novo disco, devidamente corrigido, sem custos adicionais.

Realmente, isso é respeito. E mesmo ainda correndo o risco de comprar uma edição com o disco defeituoso, o consumidor sabe que terá como obter o disco correto. Obviamente, uma melhor revisão para evitar o problema teria sido o procedimento ideal desde o início. E é claro que próximas tiragens da edição já estarão corrigidas.

Agora, você consegue ver alguma distribuidora aqui no Brasil com essa atitude? Difícil. São poucos os casos a citar. Por aqui, infelizmente, estas iniciativas ainda são tímidas. E na maioria dos casos, os problemas não são tratados. Os produtos são lançados e, se  tiverem qualquer problema, fica por isso mesmo. Exemplos não faltam, com edições cheias de problemas, de todos os tipos, com as distribuidoras simplesmente fazendo “vista grossa”.

Ou é adotada a saída mais fácil, que apenas “tapa o sol com a peneira” (tipo mudar informações na embalagem dos produtos).

Não é vergonha errar. Vergonha é persistir no erro e não atacar a causa deste ou daquele problema. Isso vale para o colecionismo e vale para a vida. Sim, BJC também é filosofia…

[Via: TVShowsOnDVD]

SteelBooks na Amazon UK: