Propagandas encartadas em DVDs e Blu-rays não são nenhuma novidade. As empresas de home video – tanto aqui como lá fora – aproveitam a venda de seus produtos para promover outros que tenham uma certa relação temática de consumo. Tem de tudo: anúncio de outros DVDs/Blu-rays, brinquedos, roupas, comidas, bebidas, etc. Já tivemos até propaganda de lutador de Jiu-Jitsu dentro de um DVD (ok, esse é o mais bizarro de todos).

Mas dessa vez temos uma superação, uma piada pronta! No Blu-ray 2D/3D de Oz: Mágico e Poderoso aparece um encarte de um CURSO DE INGLÊS. Sem dúvida alguma é um recado para nós colecionadores nos aprimorarmos na língua da Rainha Elizabeth – e cada vez menos dependermos dos produtos lançados no Brasil. Afinal, pagamos o equivalente a 40/45 Dólares por algo que, além de caríssimo para qualquer colecionador no mundo, tem uma apresentação sofrível e sem nenhum diferencial que realmente faça o produto ter um preço tão alto.

Obviamente que nenhum Blu-ray ou DVD custa mais barato por causa disso. O valor pago pela propaganda encartada apenas aumenta o lucro da empresa, que não dá nenhum retorno em troca para o consumidor/colecionador. Nem um card com índice de cenas ou mapa de extras é oferecido (algo que foi praticamente abolido de uns anos pra cá). Alguém lembra qual foi o último lançamento com esse tipo de material impresso? Pois é.

Mas a sugestão da Disney é elogiável, afinal de contas além do inglês ajudar a compreender melhor o mundo em que vivemos, também nos liberta de tanta besteira que é feita no mercado nacional de home video.

Gift sets em DVD e Blu-ray na Animazon: