EXCLUSIVO | Fox-Sony se pronuncia oficialmente sobre Breaking Bad apenas em DVD no Brasil

48
185


Segundo a Fox-Sony ela queria, mas AINDA não pode ¯\_(ツ)_/¯

Na sexta-feira passada (01/11) noticiamos em primeira mão aqui no BJC o lançamento da série completa de Breaking Bad apenas em DVD no Brasil. A decisão de não lançar a série em Blu-ray no país deixou os fãs e colecionadores muito irritados, pois sabemos que a produção merece ser vista e colecionada em alta definição. Muitos entusiastas do home video deixaram de comprar DVD faz tempo, apesar de ser um formato que ainda cresce MUITO no Brasil.

Esta decisão acabou por nos movimentar no sentido de propor um BOICOTE geral sobre os lançamentos de Breaking Bad na terra do macacão. Os comentários no post e (principalmente) na página do vídeo no canal da Fox-Sony no Youtube foram emblemáticos em demonstrar a insatisfação geral, não só do público colecionador hardcore, mas também das pessoas que simplesmente pensam que merecem um melhor tratamento da empresa neste caso.

Dado o barulho que isso tudo causou nas redes sociais e no atendimento ao consumidor da Fox-Sony, a empresa resolveu entrar em contato com o BJC para esclarecer algumas questões para que pudéssemos publicar o lado dela nessa história toda.

Foi assim que conversamos com o Gerente de Séries de TV e Catálogo Kids da Fox-Sony Thiago Libanore, que se declarou um fã de Breaking Bad, colecionador e leitor do BJC. Ele confirmou (entre outras coisas) o que já tínhamos postado na semana passada, e que vamos enumerar agora:

1 – A Sony, após a fusão com a Fox, mudou o foco dos seus produtos, que antigamente eram muito voltados para locação. Por isso, Breaking Bad demorou tanto para sair em DVD; observando que só neste ano lançaram as três temporadas faltantes.

2 – Não existe um master de Breaking Bad em Blu-ray com legendas em português em nenhum lugar do mundo. Autorar a série completa no Brasil se torna inviável pelos custos envolvidos e pela baixa tiragem que teríamos por aqui. Séries em Blu-ray ainda vendem pouco no Brasil. O exemplo de Game of Thrones, citado na matéria, é exceção no contexto nacional. Por outro lado, as vendas de séries em DVD só crescem.

3 –  A coleção completa em DVD não tinha lançamento previsto para o Brasil pela matriz; mesmo assim, com todo o sucesso da série, a empresa conseguiu agendar o lançamento para antes do Natal, proporcionando aos brasileiros o acesso a uma edição especial como opção de presente.

4 – A empresa não nega que Breaking Bad pode ser lançada em Blu-ray no ano que vem. Ao que parece, a movimentação de outros países atualmente não atendidos na legendagem pode reforçar a necessidade de uma nova autoração dos discos, o que finalmente incluiria o português brasileiro.

5 – Mesmo com as dificuldades do mercado, a Fox-Sony vai intensificar o lançamento de séries em Blu-ray no Brasil em 2014. Já em fevereiro teremos o lançamento de Vikings (em embalagem especial) e, na sequência, o lançamento de A Bíblia.

Agradecemos ao Thiago pela atenção dada ao BJC e à preocupação dele em nos trazer a visão da empresa a respeito do assunto. Nós do BJC continuaremos batalhando por melhores lançamentos em home video no Brasil (como sempre fizemos) pois, no final das contas, sabemos que tudo pode melhorar e que o poder está nas nossas mãos (e nos nossos bolsos).

Barril de Breaking Bad em pré-venda na Amazon da Alemanha (sem PT-BR):