Amazon Prime Air: o futuro das nossas encomendas!

19
573

Enquanto aqui no Brasil nós sofremos com atrasos inacreditáveis e com mercadorias danificadas durante o transporte, a Amazon americana já está pensando no próximo passo das entregas de seus produtos: a Amazon Prime Air.

Este serviço, que promete a entrega de produtos em 30 minutos ou menos, utilizará veículos aéreos não tripulados (os chamados drones) para fazer o transporte das mercadorias até o consumidor final. Os drones sairiam direto dos centros de distribuição da Amazon e voariam até o seu destino com as encomendas acondicionadas em uma caixa plástica.

Vejam este vídeo demonstrativo para entender melhor o conceito:

Pode soar como maluquice, mas parece que os caras estão falando sério. Segundo o site do serviço, a tecnologia para que o Prime Air funcione já está quase pronta; falta aguardar que a FAA (órgão que administra a aviação civil nos EUA) elabore as regras de utilização para veículos aéreos não tripulados, o que deverá ocorrer somente em 2015.

Além de aguardar as resoluções da FAA, ainda existem muitos obstáculos a serem superados. O custo de operação dos drones ainda é alto, é necessário pensar em como o serviço funcionará em áreas densamente povoadas (como Nova York ou Chicago), em como a entrega será feita em edifícios ou em como evitar que malucos com rifles abatam os drones a tiros e roubem as mercadorias.

Certamente não será fácil (nem barato) resolver todos esses detalhes, mas quando isso ocorrer, os americanos poderão receber suas encomendas em um prazo que nós brasileiros jamais poderemos sequer sonhar.

Quem sabe, em um futuro próximo, ver um dos drones da Amazon pelos céus dos Estados Unidos será tão comum quanto ver caminhões de entrega pelas ruas.

Dicas da Cyber Monday no BJC!