BJC Homenagem | José Wilker

7
1753

O Brasil recebeu com estranheza e certo choque a notícia da súbita morte de José Wilker, no dia 5 de abril, vítima de um infarto fulminante, aos 66 anos. Escrever sobre este artista é cometer redundância. Tantas outras pessoas e muitos outros veículos já se manifestaram a respeito, com muito mais propriedade e conhecimento de causa.

Ainda assim, dou meu pitaco, pois Wilker foi, sem dúvida, um grande ator, diretor, escritor, crítico e cinéfilo. E colecionador, já que possuía extensas coleções de filmes e livros. Participou de grandes obras no cinema, televisão e teatro. Interpretou papéis memoráveis, tanto fictícios quanto baseados em personagens reais. Bye Bye Brasil, O Homem da Capa Preta, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Guerra de Canudos, Roque Santeiro, O Salvador da Pátria, Fera Ferida, Renascer, JK, Agosto, A Muralha, Gabriela, só para citar algumas das grandes obras que contaram com seu talento.

Foi muito premiado, por diversos trabalhos. E também comentou as premiações do Oscar, deixando as transmissões menos enfadonhas. Ganhou prestígio internacional. Atuou ao lado de outro mestre, Sean Connery, em O Curandeiro da Selva, filme pouco conhecido do grande público no Brasil. E quase esteve ao lado de Harrison Ford em Perigo Real e Imediato, no papel que acabou ficando com Willem Dafoe (Wilker estava participando de uma novela e as agendas das filmagens se sobrepuseram, impedindo o ator de aceitar o papel na produção americana).

http://www.youtube.com/watch?v=ZQs9NrHc7qo
Canal de sonysloba no Youtube
 

Resolvi escrever este texto, tendo como meta manter o foco deste blog, ou seja, listar as obras com Wilker lançadas em nosso país, em Blu-ray e DVD.

A surpresa veio quando constatei que apenas um filme com ele está disponível em nosso país em Blu-ray, o que mostra que o cinema brasileiro e o mercado de home video nacional ainda não se entendem (ainda mais quando tratamos de clássicos da sétima arte tupiniquim). Uma breve pesquisa em lojas online devolveu os seguintes títulos em DVD (muitos deles indisponíveis no momento):

Agosto
Amazônia – De Galvez a Chico Mendes
Bem Amado, O
Besame Mucho
Brado Retumbante, O
Canta Maria
Casa da Mãe Joana
Doida Demais
Dona Flor e Seus Dois Maridos
Embarque Imediato
Giovanni Improtta
Guerra de Canudos
Homem do Ano
Inconfidentes, Os
Jango
JK
Maior Amor do Mundo, O
Maria, Mãe do Filho de Deus
Pequeno Dicionário Amoroso
Redentor
Romance
Roque Santeiro
Sexo Com Amor?
Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão
 

Em Blu-ray, apenas o filme Casa da Mãe Joana recebeu uma edição.

Enfim, fica nossa consternação com a morte de um artista singular de nosso país, nossa homenagem a toda sua carreira, assim como nosso agradecimento. Resta relembrar seus grandes trabalhos. E torcer para que o cinema brasileiro entre de vez no mundo do raio azul (não apenas lançamentos, mas clássicos também). E como sempre digo, enquanto eles vão indo, nós vamos ficando, para o bem ou para o mal. E segue o baile…

José Wilker em DVD e Blu-ray

SARAIVASUBMARINO