Dose Diária de Inveja | Assassinato no Expresso Oriente [Blu-ray – Europa]

3
550

Um clássico filme de suspense, com um elenco estelar, cuja trama é uma adaptação de um igualmente clássico romance da escritora Agatha Christie, sobre um misterioso assassinato a bordo de um luxuoso trem. E por incrível coincidência, neste mesmo trem está o genial detetive Hercule Poirot, que fica encarregado de resolver o mistério.

Este é Assassinato no Expresso Oriente, filme de 1974, dirigido por Sidney Lumet, com Albert Finney, Lauren Bacall, Martin Balsam, Ingrid Bergman, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Cassel, Sean Connery, Michael York, John Gielgud, Anthony Perkins e Vanessa Redgrave, entre outros.

Pois o filme foi lançado em Blu-ray em países da Europa, no início deste ano. E nós deixamos o fato passar batido (mau sapão, BJC, mau sapão). Realmente, foi um pecado. E como um pecado leva a outro, eis mais uma gloriosa DDI. E hoje vamos dar uma boa volta pelo Velho Continente. O filme foi inicialmente lançado no país da Marie Fredriksson e do Per Gessle.

SUÉCIA

Nossa viagem é rápida, só para vislumbrar. E assim vamos ao país do Coliseu.

ITÁLIA

E sem pensar muito, vamos direto à terra da castanhola.

ESPANHA

E uma rápida passada pelo Big Ben.

REINO UNIDO

Para todas as edições, o filme é apresentado em aspecto de tela widescreen 1.85:1, com trilha de áudio em inglês DTS-HD Master Audio 2.0. Infelizmente, não há conteúdos extras. E o mais importante: as edições possuem dublagem e legendas em nosso idioma. Apenas a edição do Reino Unido parece ser diferente, desprovida de outras trilhas de áudio e legendas, apenas com áudio em inglês. E, de acordo com algumas resenhas, com imagem pior do que as demais edições.

No momento de publicação deste texto, a edição italiana está indisponível. A edição espanhola tem preço de 10,71 Euros. A edição britânica custa £ 16.20.

A constar, nestes países também foram lançadas edições da chamada Agatha Christie Mystery Collection, que ainda conta com os filmes Morte Sobre O Nilo, A Maldição do Espelho e Assassinato Num Dia de Sol (também disponíveis individualmente). Eis a coleção lançada na Itália:

Novamente, a boa notícia: os filmes possuem dublagem e legendas em português (exceto Morte Sobre O Nilo, que não possui opções em nosso idioma). E novamente, não há conteúdos extras, para quaisquer dos filmes (que também são vendidos em edições individuais). A coleção está à venda na Amazon italiana, com preço macarrônico de 15 Euros.

Enquanto isso, naquele país dos misteriosos desaparecimentos de verbas públicas…

BRASIL

Aqui no país tropical, tivemos o filme lançado em DVD, em uma edição simples, com dublagem e legendas em nosso idioma, mas sem conteúdos extras. É mais um resultado da famigerada parceria Universal/StudioCanal, que proporcionava DVDs convertidos e acelerados.

Vou tentar uma explicação breve: para a produção dos DVDs, era usada uma master com codificação PAL (mais barata), depois convertida para NTSC. Isto ocasionava uma aceleração nos filmes, que por sua vez resultava em problemas de som e imagem. Todas as edições Universal/StudioCanal em DVD no Brasil apresentam esta situação (em Blu-ray isto não acontece, pois estas codificações não se aplicam). E sem conteúdos extras, na maioria dos casos. Quem viveu esta época, lembra com tristeza. O jeito era “fugir de DVDs com o selo Universal/StudioCanal, assim como vampiro foge da cruz”.

Será que a existência destas edições de filmes baseados em Agatha Christie em Blu-ray na Europa pode facilitar lançamentos em nosso país? Será que a parceria Universal/StudioCanal nunca vai aprender a colocar conteúdos extras em seus lançamentos? Mais mistérios para Poirot resolver…

[Via: Blu-ray.com]

Link direto para as edições:

ESPANHAITÁLIA