D’oh! Temporadas de Os Simpsons não serão mais lançadas em mídia física!

19
422

Antes de iniciar a leitura, acione o vídeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=dO37Ql91qqM

O título desta matéria é suficiente: não teremos mais Os Simpsons em DVD. A animação teve sua primeira temporada lançada no formato em 2001 (a 17ª foi lançada no ano passado).

De acordo com o produtor Al Jean (ou showrunner, se quiserem usar a palavra da modinha), esta decisão se deve ao fato de que o “mercado está morrendo”, em parte graças à pirataria. E embora apenas lançamentos em DVD tenham sido mencionados, o mesmo valerá para o Blu-ray, ao que parece.

Assim sendo, os episódios serão disponibilizados pela FX Networks (pertencente à Fox) através do portal Simpsons World. Comentários em áudio e outros materiais extras continuarão sendo produzidos para exibição nesta plataforma. Para os fãs de fora dos Estados Unidos, Al Jean promete que soluções serão encontradas para “tornar tudo disponível para todos”. E talvez seja lançada uma mega-edição em DVD e Blu-ray, quando a série for finalizada (ou seja, lá no ano 2125).

De fato, uma notícia que gera preocupação e frustração, para fãs e colecionadores. Coleções incompletas na estante. Para os brasileiros (ou qualquer espectador de fora dos Estados Unidos), fica o temor de nos tornarmos reféns de um canal (seja TV a cabo ou TV aberta), que nos submeta a uma forma engessada de exibição (só dublada, só legendada) e sem conteúdos extras, uma vez que o Brasil ainda não tem acesso ao Simpsons World.

Minha opinião? Esta é uma solução “à la brasilis”, ou seja, nivelar por baixo e combater a pirataria extinguindo o produto-alvo dos piratas. De qualquer maneira, os piratas vencem. A pirataria vai continuar no meio digital. E os colecionadores perdem feio. É um tiro no pé, dada a grande base de fãs ao redor do mundo (e duvido muito que as vendas de edições não sejam lucrativas). Mas também pode ser um “jogar verde para colher maduro”. Acabar com DVD e Blu-ray, para forçar o mundo todo a migrar para a distribuição digital (se não funcionar, volta para a mídia física e está tudo bem).

Os fãs já se manifestaram. E como era de se esperar, há aqueles a favor e aqueles contra. Já foram sugeridas soluções, como edições com tiragens mais baixas e crowdfundings para os lançamentos das mesmas. Enfim, aguardemos cenas dos próximos capítulos.

[Via: Criticwire / IGN]

Link para as edições ainda restantes na Saraiva: