Coleção Folha Grandes Diretores no Cinema: Edições 1 a 5

0
250

Bergman, Welles, Truffaut, Kurosawa e Fellini. Estes reconhecíveis nomes do cinema mundial são apenas os cinco primeiros representantes da Coleção Grandes Diretores no Cinema, da Folha de São Paulo, lançada em agosto. No total serão 30 títulos, todos sendo vendidos em centenas de bancas pelo país, aos domingos, por 19,90.

A minha maior constatação, quando recebi os filmes, foi de que eu deveria ter acompanhado as outras coleções da Folha mais de perto. Se tivesse feito isso, teria encontrado títulos que espero sair por aqui há anos e com a qualidade da Versátil.

A bem da verdade é que boa parte dos títulos desta coleção já saiu por aqui, a maioria pela própria Versátil (dos cinco títulos desta primeira remessa, apenas O Anjo Embriagado não havia saído anteriormente pela distribuidora). Mas se você não adquiriu anteriormente os títulos da coleção, esta vai ser a melhor oportunidade de comprá-los. Isso porque todos os DVDs vem dentro de um livro capa dura com 28 páginas ricamente ilustradas (todas em PB).

Além disso, você estará pagando apenas 19,90 por cada filme da Versátil (sabemos que os títulos deles costumam custar o dobro disso) e a maioria vem com extras.

Se você já tem os títulos lançados e está se perguntando se vale a pena comprar mesmo assim, a resposta é: depende do filme.

Farrapo Humano, por exemplo, já saiu aqui no Brasil até em Blu-ray e os extras do DVD desta coleção não justificam uma recompra.

Por outro lado, O Anjo Embriagado havia saído anteriormente pela Lume sem extras e na Coleção da Folha tem mais de uma hora de extras, além de uma melhor qualidade de imagem. Fora o livro.

Falando nos livros, eles trazem textos e fotos sobre o diretor, o filme e algum artista que fez a película em questão.

Feita esta introdução, vamos aos títulos da primeira leva:

1 – Monika e o Desejo (Ingmar Bergman) – IMDB: 7,6

Extras: Introdução de Ingmar Bergman (4 min.), Depoimento de Harriet Andersson (25 min.), Documentário sobre Bergman (30 min.), Trailer de cinema (2 min.)

2 – Soberba (Orson Welles) – IMDB: 7,9

Extras: Comentário em áudio de Robert Carringer (88 min.), Análise crítica de Soberba (18 min.), Depoimento de Jean Douchet (21 min.), trailer de cinema (2 min.)

3 – O Último Metrô (François Truffaut) – IMDB: 7,4

Extras: Especiais e depoimentos (60 min.), Cena excluída (5 min.), Trailer de cinema (3 min.)

4 – O Anjo Embriagado (Akira Kurosawa) – IMDB: 7,8

Extras: Making of (31 min.), Kurosawa e a censura (25 min.), Depoimento de Jean Douchet (11 min.)

5 – Noites de Cabíria (Federico Fellini) – IMDB: 8,1

Extras: Entrevista com Dominique Delouche (29 min.), Trailer de cinema (4 min.), Entrevista em áudio de Dino de Laurentis (4 min.), Trecho de Cabíria em Abismo de um Sonho (6 min.)

As edições da coleção estão disponíveis em centenas de bancas pelo país ou pelo telefone 0800 775 8080.

Links da Coleção Grandes Diretores no Cinema: