Que os SteelBooks são as embalagens mais cultuadas pelos colecionadores no mundo, todos sabemos. Por vezes, filmes de catálogo esquecidos ou até com pouco apelo de bilheteria nos cinemas acabam recebendo um tratamento em estojo metálico e, dependendo da arte e do acabamento, esgotam em questão de horas (ainda mais se for um lançamento desses que mostramos na série de posts AVC).

Aqui no Brasil, a mania dos SteelBooks já é sucesso perante ao público em geral que, mesmo não sendo colecionador hardcore, já reconhece a embalagem como um item precioso e de muito valor agregado. Tendo isso como irreversível, a partir do aquecimento do mercado com a presença da Amazon Brasil, nós do BJC queremos que os próximos lançamentos alcancem um novo patamar. Dessa forma, apontamos alguns itens que poderiam melhorar ainda mais as edições em SteelBook por aqui. Então elaboramos um TOP 5, que leva em consideração tudo o que julgamos essencial para uma maior adesão ao formato de mídia física no país, tendo como base as discussões que são travadas nos nossos comentários, fórum e redes sociais.

EM TEMPO: praticamente todos os itens abaixo podem ser aplicados a edições em estojos de plástico, mas a gente sempre quer o melhor do melhor. Então vamos lá!

5 – Retomar os combos em Blu-ray 3D

Apesar de muita gente não investir mais em Blu-rays 3D, ainda existe uma parcela dos colecionadores que continuam interessados no formato. Duas enquetes rápidas nas redes sociais indicam que aproximadamente 1/3 dos leitores do BJC ainda demonstram algum apreço pelos discos 3D. Incluir a mídia num SteelBook poderia ser um atrativo a mais, principalmente em filmes que tenham esse apelo. Lembrando que na Ásia o interesse pelo 3D ainda é alto, e ainda temos filmes 3D sendo lançados com PT-BR lá fora. Mesmo que as TVs 3D não sejam mais fabricadas, os discos ainda podem ser desfrutados a partir de projetores compatíveis com 3D (em breve matéria sobre o assunto aqui no BJC). Sem falar nas TVs que continuam funcionando por aí. Então aqui fica a sugestão: incluam o 3D no SteelBook (sem cobrar mais por isso, já foi comprovado que é possível) e deixem os colecionadores mais felizes.

4 – A coragem de lançar um SteelBook com Blu-ray Ultra HD 4K

Como já disse o Felipe Fonseca nesse vídeo, 4K é voltado para um público muito restrito (mesmo nos EUA e Europa). Nada melhor que um primeiro lançamento em quatrocá num SteelBook para impulsionar o formato no Brasil. É muito importante lembrar que, em 2008, todos os Blu-rays vendidos no Brasil eram importados, pois não tínhamos replicação nacional. Na mesma época, surgiram os combos DVD/Blu-ray, com o BD sendo a mídia de fundo, ou seja, contendo uma espécie de “brinde” para quem tivesse interesse e pudesse ser introduzido ao novo formato. Tá certo que o Dólar era metade do valor que é hoje, mas mesmo assim penso que é hora de algum estúdio ter CULHÃO e ao menos experimentar trazer mídias 4K para o Brasil, já que muitos discos estão saindo com dublagem e legendas em português lá fora – e tendo a grande vantagem do BD 4K não ter trava de região (aleluia)!

Resumindo os itens 4 e 5: palavra de ordem é OS COMBOS PRECISAM VOLTAR!

3 – Especificações mais detalhadas e precisas

Uma coisa precisa acabar: a Scanavo deve retirar imediatamente a especificação Ultra HD das lombadas do SteelBook. Essa é uma informação absolutamente desnecessária que, além de poluir o estojo, desqualifica ele como embalagem universal. Como a Scanavo lança o SteelBook em diversos territórios, é óbvio que em algum deles o conteúdo não será em 4K, o que torna a embalagem imprecisa e até mentirosa em relação ao que está sendo oferecido. Isso, aqui no Brasil, pode até causar confusão e conflitos com o CDC. Se não fosse pelo papel descrevendo exatamente o conteúdo no verso, certamente isso seria um complicador.

E por falar em papel do verso, já está na hora dele ser maior, mais legível e completo, não é mesmo Cinecolor? Só não deve voltar é o adesivo aquele enorme, mas as infos da parte de trás do SteelBook são minúsculas. Vamos tirar o escorpião do bolso e caprichar nas infos, já que estamos pagando bem caro por esse tipo de acabamento!

2 – Ampliar a tiragem dos SteelBooks no nosso país

Está insuportável conviver com a angústia de termos que correr para garantir um lançamento em SteelBook por causa da escassez de oferta. Acredito que agora, com a Amazon Brasil isso vá mudar, mas não custa nada a gente reforçar. O interesse pela mídia física está, de certa forma, sendo retomado com as mudanças no nosso mercado. Não dá mais pra termos oferta minúscula, ainda mais de títulos importantes para os colecionadores. Além disso, é óbvio que uma tiragem maior vai diluir os custos e ampliar os lucros. Basta que o lançamento seja bem feito e a pré-venda funcione como VANTAGEM a quem compra antecipado e não uma pegadinha de mal gosto, como tem acontecido.

1 – O preço do SteelBook não deve ser maior que R$99,90

Aqui vai mais um recado específico para a Disney/Cinecolor: a Warner e a Sony conseguem fazer SteelBooks no Brasil por menos de 100 Reais, incluindo até disco em Blu-ray 3D (saudade) e/ou disco de extras. O preço justo por um filme em SteelBook contendo um Blu-ray comum no Brasil não deve superar os 25 Dólares, de forma alguma. Algo no processo e importação da Solutions 2 GO é mais vantajoso do que no da Cinecolor, ou a própria tiragem dos títulos se encarrega de diluir os custos. Sabemos que o fornecedor é o mesmo, que os impostos são os mesmos, as leis são as mesmas. Então é fundamental que isso seja alinhado e que essa fase de SteelBooks por 130 Reais (reparem que é o mesmo preço, não importando se a edição tem três, dois, ou um disco) precisa acabar urgentemente.

De todos os cinco itens, esse é o mais importante e o que consideramos o mais relevante para que mais pessoas possam adquirir seus SteelBooks. “Ah Jota, mas mesmo com esse preço, todos os títulos estão esgotando” – pois é, mas para entender isso precisamos refletir sobre o item número 2!

BONUS TRACK – As luvas devem voltar!

No princípio era o Verbo. Digo, no princípio quase todos os DVDs tinham uma luvinha, inclusive lenticular (lembram do primeiro Uma Noite no Museu?). Depois vieram os Blu-rays duplos, enluvados. Depois só tínhamos luvas nos Blu-rays 3D, que ganharam acabamentos lenticulares incríveis (lembram do primeiro Smurfs?). Hoje em dia nada tem luva, uma vergonha. Um item que deve custar CENTAVOS para produzir, foi deixado de lado simplesmente por preguiça de quem elabora o acabamento das edições. Então agora queremos SteelBooks enluvados também.

Não precisa ser toda a tiragem enluvada, deixamos aqui uma ideia: que se ofereça 500 peças na pré-venda com luva. Uma luva simples, com arte bonita, bem impressa e que inclusive pode ser remetida como um brinde. Ao invés de “presentear” com chaveiros mequetrefes, fones de ouvido de quinta categoria ou até meia pra celular, ofereçam uma luva como recompensa para aqueles que vão investir nas pré-vendas.

Aliás, pensando nisso agora afirmo: queremos tudo com luva. Tudinho. Viu?

E você, o que pensa sobre tudo isso? Se tiver mais alguma coisa para incluir na lista comente no post! É evidente que os estúdios e as lojas estão lendo o nosso site, então é a oportunidade para que eles saibam o que estamos pensando! 😀

SteelBooks na Amazon Brasil

LINK DIRETO