Conheça os títulos da Obras-Primas lançados em agosto

Incluindo Double Dragon!

0
502

 

Parece meio profano colocar Double Dragon ao lado de Narciso Negro aí na foto acima. Se formos comparar suas notas no IMDb já notamos a primeira discrepância: enquanto o clássico de Michael Powell e Emeric Pressburger pontua respeitáveis 7,9, o Dragão Duplo estaciona nos 3,7. Mas quem disse que a Obras-Primas do Cinema não curte um lado B? Ou D, no caso?

Além do fator saudosismo e da bela edição visualmente falando (olha ali embaixo que beleza a arte estampada do disco), há um importante adendo que nos faz lembrar de uma das principais vantagens de ter mídia física: um making of relevante. Não que o filme seja relevante. Nem eu, que jogava Double Dragon no fliperama quando moleque, chegaria a fazer atroz afirmação. Mas é um making of de uma hora que não é chapa branca, coisa rara hoje em dia. Se você está balançando decidindo se leva ou não o título, o leve por este extra muito divertido e curta seu guilt pleasure com menos culpa.

De resto, este mês, só clássicos: filmes mudos das décadas de 1910 e 1920 com o detetive Sherlock Holmes, três títulos da diretora Margarethe von Trotta (entre eles, Rosa Luxemburgo, sobre a famosa ativista alemã) e o já citado Narciso Negro, ganhador de dois merecidos Oscar por seu visual deslumbrante.

Sobre as edições, Obras-Primas sendo Obras-Primas: versões remasterizadas, com extras, cards e em belas embalagens. Confira!

 

Double Dragon, de James Yukich (EUA, 1994) – IMDb 3,7

Filme de ficção científica-futurista baseado na série de jogos de mesmo nome de grande sucesso dos anos 80. Dirigido por James Yukich e escrito por Paul Dini (de Batman: The Animated Series) e Neal Shusterman. É estrelado por Mark Dacascos e Scott Wolf como irmãos Jimmy e Billy Lee, juntamente com Alyssa Milano como Marian Delario e Robert Patrick como antagonista Koga Shuko. Versão remasterizada e com dublagem clássica!

Na futurista cidade de Los Angeles, em 2007, depois de um terrível terremoto que devastou a região, o “Big One”, os irmãos Jimmy e Billy, órfãos e de personalidades opostas, recebem da sua guardiã a metade de um medalhão, um poderoso talismã da antiguidade chinesa. A outra metade está com o demoníaco Koga Shuko, que envia sua parceira Lash junto com seus capangas, para correr atrás da outra metade. Se conseguir, Shuko dominará o mundo.

EXTRAS
• Making of de Double Dragon (67 minutos)

Narciso Negro, de Michael Powell e Emeric Pressburger (Reino Unido, 1947) – IMDb 7,9

Clássico do cinema baseado no romance homónimo de Rumer Godden e até hoje saudado como um dos mais refinados e eróticos filmes já feitos. Com elementos de arte cinematográfica perfeitamente fundidos pelos diretores Michael Powell e Emeric Pressburger (Sapatinhos Vermelhos) e com a magistral fotografia colorida de Jack Cardiff, resume em um fascinante drama sobre o antigo conflito entre o espírito e a carne! Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte, e venceu o Globo de Ouro: Melhor Fotografia. Versão remasterizada e com mais de 40 minutos de extras!

Um grupo de freiras lideradas pela jovem e inexperiente Irmã Clodagh (Deborah Kerr) tem a missão de estabelecer um novo convento no alto do Himalaia. Em meio a um povo majoritariamente não cristão, as freiras dão aulas e oferecem atendimento médico, mas a presença constante de um homem (David Farrar) começa a tirá-las do sério, provocando sérios tormentos, sentimentos incontroláveis e ações inesperadas.

EXTRAS
• Making of do filme (25 minutos)
• Entrevista com Bertrand Tavernier (18min)

Sherlock Holmes no Cinema Mudo

Disco 01:
O Cão dos Baskervilles (Der Hund von Baskerville, 1914, 65 min.) – IMDb 7,9
Direção: Rudolf Meinert. Elenco Principal: Alwin Neuß, Friedrich Kühne, Hanni Weisse.
Nesta versão inicial, o clássico “O Cão dos Baskervilles” é fielmente adaptado. O inimigo de Holmes chama-se Stapleton e ele ameaça o cliente de Holmes, Lord Henry, e sua noiva, Laura Lyons.

Sherlock Holmes (Sherlock Holmes, 1916, 116 min.) – IMDb 6,5
Direção: Arthur Berthelet. Elenco Principal: William Gillette, Marjorie Kay, Ernest Maupain.
Quando um casal de vigaristas prende a jovem Alice Faulkner contra sua vontade, a fim de descobrir o paradeiro de cartas que poderiam significar um escândalo para a Família Real, Sherlock Holmes entra no caso.

Disco 02:
Sherlock Holmes (Sherlock Holmes, 1922, 85min.) – IMDb 5,8
Direção: Albert Parker. Elenco Principal: John Barrymore, Roland Young, Carol Dempster.
O estudante de Cambridge Príncipe Alexis é acusado de roubar dinheiro da atlética e Watson, seu colega de turma e amigo, recomenda a ele buscar ajuda do colega Sherlock Holmes. Nesse meio tempo, enquanto sai para o campo para aprimorar suas habilidades de observação, Holmes cai e fica inconsciente. Uma moça que está passando por ali, Alice Faulkner, o ajuda, para seu agrado.

O Cão dos Baskervilles (Der Hund von Baskerville, 1929, 66 min.) – IMDb 6,9
Direção: Richard Oswald. Elenco Principal: Carlyle Blackwell, Alexander Murski, Livio Pavanelli.
Versão de 1929 de O Cão dos Baskervilles, lançado em 28 de agosto e produzido por Erda-Film GmbH. Também conhecido como o último filme sobre Sherlock Holmes do cinema mudo.

EXTRAS
• De Perdido a Encontrado: Restaurando Sherlock Holmes – (24minutos)
• Restaurando O Cão dos Baskervilles – (13 minutos)
• Entrevista com Sir Arthur Conan Doyle – (11 minutos)
• Sir Arthur Conan Doyle e o Cão dos Baskervilles – (10 minutos)
• Sherlock Holmes (1900) – Primeira aparição do personagem no cinema – (47 segundos)
• Sherlock Holmes (Più Forte che Sherlock Holmes – 1913) – (6 minutos)

Margarethe von Trotta

Disco 01
A Honra Perdida de Katharina Blum (Die verlorene Ehre der Katharina Blum, 1975, 106 min.) – IMDb 7,4
Dirigido também por: Volker Schlöndorff
Elenco Principal: Angela Winkler, Mario Adorf, Dieter Laser.
Após um encontro casual com Ludwig Götten (Jürgen Prochnow), o apartamento de Katharina Blum (Angela Winkler) é invadido pela polícia e ela é levada presa. Suspeita de estar envolvida com um dos terroristas mais procurados pela inteligência alemã, a história da jovem vira um escândalo nacional quando o repórter Werner Töetges (Dieter Laser), passa a cobrir o caso.

Os Anos de Chumbo (Die bleierne Zeit, 1981, 107 min.) – IMDb 7,5
Elenco Principal: Jutta Lampe, Barbara Sukowa, Rüdiger Vogler.
Julianne (Jutta Lampe) e Marianne (Barbara Sukowa), filhas de um pastor protestante, se afastam da austeridade religiosa de seus pais e tentam mudar a sociedade. Cada uma escolhe sua maneira: enquanto Juliane torna-se uma jornalista engajada, sua irmã faz parte de uma organização terrorista. Quando Marianne é presa pelas autoridades, Juliane se torna seu único vínculo com o mundo exterior.

Disco 02
Rosa Luxemburgo (Rosa Luxemburg, 1986, 122 min.) – IMDb 6,9
Elenco Principal: Barbara Sukowa, Daniel Olbrychski, Otto Sander.
Biografia da militante, oradora e teórica marxista Rosa Luxemburgo (1871-1919), representante do pensamento e da ação social-democrata na Europa. Rosa, a Vermelha, como era conhecida, visceralmente internacionalista e antibelicista, ao lado de Karl Liebknecht e outros colegas, funda a Liga Spartakus, embrião do futuro Partido Comunista Alemão e tenta arduamente impedir a 1ª Guerra Mundial.

EXTRAS
• Entrevista com Margarethe von Trotta e Volker Schlöndorff sobre o filme “A Honra Perdida de Katharina Blum” (51 minutos).
• Entrevista com Margarethe von Trotta sobre o filme Rosa Luxemburgo (19 minutos)
• Entrevista com Barbara Sukowa sobre o filme Rosa Luxemburgo (4 minutos)

Títulos da Obras-Primas do Cinema na Amazon Brasil

LINK DIRETO