A Filha de Ryan e mais DVDs da Classicline recebidos em setembro

Incluindo a volta de Os Pássaros Feridos

0
1826

Como não houve coluna em agosto a Classicline mandou um pacote caprichado agora em setembro. O destaque é A Filha de Ryan, romance de três horas e meia de duração que ganhou dois Oscar e foi dirigido por David Lean (que teve um box com alguns de seus principais filmes lançados ano passado pela Versátil. Mas este filme não estava na caixa).

A Filha de Ryan foi relançado recentemente pela New Line aqui no Brasil e não assisti para dizer se a cópia deles é boa. Porém, sem dúvida, a capa da talentosa Rafaela Arraes da Classicline é mais bonita. Aliás, outra bela capa do mês é a do faroeste Trágica Emboscada, com Charlton Heston.

O Destino Bate à Sua Porta, de 1946 (não confundir com a refilmagem famosa de 1981 com Jack Nicholson) já foi lançado em DVD e, pasme!, em Blu-ray aqui no Brasil pela Warner. Se não temos a versão em alta-definição desta vez, pelo menos temos os mesmos extras da edição em DVD (coisa rara em se tratando da Classicline).

Graças à Minha Boa Estrela é um musical de 1943 que concorreu ao Oscar de melhor música e era inédito até então em terras tupiniquins.

Fuga de Sobibor é um filme de guerra feito para a TV que ganhou o Globo de Ouro de melhor filme e tem Alan Arkin e Rutger Hauer no elenco.

Sete Dias De Maio é um filmaço de suspense e paranoia do John Frankenheimer com Burt Lancaster e Kirk Douglas. Aliás, bem que podiam lançar mais filmes de paranoias (como A Conversação, Sob o Domínio do Mal, A Trama, Klute…).

Os Pássaros Feridos, de 1983, já havia saído anteriormente pela Classicline e depois saiu neste box junto com sua continuação, Pássaros Feridos: Os Anos Ausentes, de 1996.
A minissérie com Richard Chamberlain teve uma passagem muito marcante quando exibida no Brasil pela primeira vez em 1985. Silvio Santos, o dono do SBT, disse em seu programa aos telespectadores: “Olha, amanhã estreia um filme(sic) muito bacana no SBT. Mas pode ver sua novela na Globo. A gente vai ficar esperando e assim que Roque Santeiro acabar, vamos exibir Pássaros Feridos“. O resultado foi uma audiência de mais de 40 pontos por noite, ganhando inclusive da Globo.
Curiosamente no site da Classicline consta como DVD duplo, mas ele é triplo. Até porque são ONZE horas de série, que não caberiam em 2 DVDs.

A Filha de Ryan (Ryan’s Daughter, Reino Unido, 1970) – IMDb 7,4

Diretor: David Lean
Elenco: Robert Mitchum, Trevor Howard, John Mills
Colorido. Dublado e legendado em Português

A história se passa em um pequeno vilarejo irlandês em 1916, logo após a 1ª Guerra Mundial. A jovem Rosy Ryan (Sarah Miles) está presa a um casamento sem amor com um professor primário de meia-idade, Charles Shaugnessy (Robert Mitchum). Charles é um sujeito sério, taciturno, de princípios firmes como uma rocha. Rosy, ao contrário, é jovem e bela, uma mulher em vias de desabrochar a sua sexualidade. Quando o jovem Major Randolph Doryan (Christopher Jones), soldado britânico com trauma de guerra, chega à cidade para ajudar a controlar o contato entre o Exército Republicano Irlandês e os alemães. Ele e Rosy se apaixonam e começam a se encontrar em locais afastados da cidade. Mas o que parecia ser apenas um caso de amor, pode ter conseqüencias desastrosas para todos quando Michael (John Mills), o louco da aldeia, resolve denunciá-los aos moradores.

O Destino Bate à Porta (The Postman Always Rings Twice, 1946, EUA) – IMDb 7,5

Diretor: Tay Garnett
Elenco: Lana Turner, John Garfield, Cecil Kellaway
P&B, dublado e legendado em Português
Extras: Trailer, Bastidores, Introdução por Richard Jewell e A História de John Garfield

Califórnia, anos 30. Nick Smith (Cecil Kellaway), o proprietário de um posto de gasolina e restaurante na beira da estrada, contrata Frank Chambers (John Garfield) para ser um ajudante faz-tudo no local: desde a pequena lanchonete a trabalhar como frentista. Frank é um aventureiro, um solitário errante que não costuma se estabelecer em nenhuma das cidades pelas quais passa, mas quando conhece Cora Smith (Lana Turner), a jovem e sexy mulher do seu patrão, eles logo se envolvem. Cora é jovem e ambiciosa, e casou-se com Nick puramente por interesse. O affair logo se transformará em uma tensa paixão, e Cora tentará persuadir Frank a matar o marido e fazer parecer um acidente.

Graças à Minha Boa Estrela, de David Butler (Thank Your Lucky Stars, 1943, EUA) – IMDb 7,0

Diretor: David Butler
Elenco: Eddie Cantor, Dennis Morgan, Humphrey Bogart
P&B. Legendado em Português

Os produtores Dr. Schlenna e Farnsworth (S.Z. Sakall e Edward Everett Horton) estão organizando um show beneficente chamado “Cavalgada das Estrelas”, e conseguem que artistas como Humphrey Bogart, Bette Davis, Olivia de Havilland e Errol Flynn participem do show, mas a presença e o ego de Eddie Cantor, estrela do rádio, podem colocar tudo a perder. Enquanto isso, a aspirante a atriz Pat Dixon (Joan Leslie) começa a namorar Joe Simpson, que é motorista de ônibus e também sonha com uma carreira artística. Um detalhe: ele é a cara de Eddie Cantor, fato que muito o tem prejudicado. Quando o verdadeiro Eddie Cantor é sequestrado, Pat e Joe conseguem sua grande chance e se tornam astros.

Sete Dias De Maio (Seven Days in May, 1964, EUA) – IMDb 7,9

Diretor: John Frankenheimer
Elenco: Burt Lancaster, Kirk Douglas, Fredric March
P&B. Dublado e legendado em Português

O Coronel Martin ‘Jiggs’ Casey (Kirk Douglas) suspeita que seu superior, o General James Mattoon Scott (Burt Lancaster) planeja um golpe contra o governo norte-americano porque o Presidente Jordan Lyman (Fredric March) assinou um tratado de paz com a União Soviética. Encontrar as evidências esbarram na burocracia, erros humanos e mortes acidentais, até que o Senador Raymond Clark (Edmond O’Brien), preso pelo ambicioso general em uma base militar do Texas, consegue escapar com os documentos do plano. O presidente, então, recorre ao Coronel Martin Casey para desmontar a conspiração e prender os culpados.

Fuga de Sobibor (Escape From Sobibor, 1987, EUA) – IMDb 7,4

Diretor: Jack Gold
Elenco: Alan Arkin, Joanna Pacula, Rutger Hauer
Colorido. Dublado e legendado em Português

Baseado em uma história real, adaptado do livro de Richard Rashke, o filme aborda a fuga de prisioneiros judeus de um campo de concentração nazista durante a II Guerra Mundial. Sobibor, conhecido como “máquina da morte”, é um dos três campos de concentração localizados na Polônia oriental. Um grupo de prisioneiros é temporariamente poupado para poder trabalhar no acampamento, sob condições degradantes impostas pelos oficiais nazistas. Relembrando o destino desumano de cada dia, os prisioneiros planejam o impossível – fugir de Sobibor! Com um elenco de estrelas que inclui Rutger Hauer (em uma atuação emocionante) e Alan Arkin, essa obra é uma história que verdadeiramente reflete a força, a coragem e a resistência do espírito humano.

Trágica Emboscada (The Savage, 1952, EUA) – IMDb 6,1

Diretor: George Marshall
Elenco: Charlton Heston, Susan Morrow, Peter Hansen
Colorido. Legendado em Português

Em 1868, o menino Jim Aherne Jr. se torna o único sobrevivente quando a caravana em que viajava é atacada pelos índios Crows. O ataque se dá nas proximidades de Black Hills, território dos Siouxs que são inimigos dos Crows. O chefe Sioux Águia Amarela (Ian MacDonald ) chega para combater os Crows e vê quando Jim atira em um deles. Impressionado, resolve adotá-lo como seu filho, dando-lhe o nome de Cocar de Guerra. Quando cresce, Jim (Charlton Heston) é convocado pelos Siouxs para ir até o Forte Duane e investigar se os soldados pretendem quebrar o tratado de paz e invadirem Black Hills, transferindo os índios para reservas. No forte, porém, Jim se torna amigo do tenente Weston (Peter Hansen) e da irmã dele, Tally (Susan Morrow). A amizade com os brancos faz com que Jim relute em manter sua lealdade a seu pai adotivo indígena e salvar o Forte Duane que está cercado.

 

Os Pássaros Feridos (The Thorn Birds,1983, EUA) – IMDb 7,9
Pássaros Feridos: Os Anos Ausentes (1996, EUA) – IMDb 6,5

Diretor: Daryl Duke e Kevin James Dobson
Elenco: Richard Chamberlain, Rachel Ward, Christopher Plummer, Amanda Donohoe
Colorido. Dublado e legendado em Português

Discos 1 e 2 – AUSTRÁLIA, 1920. A história de “Os Pássaros Feridos” começa quando Paddy Cleary (Richard Kiley) leva a esposa, Fiona, e os filhos do casal para Drogheda, uma fazenda de criação de carneiros, de propriedade de sua autocrática irmã mais velha, viúva e sem filhos, e termina meio século depois. As figuras centrais dessa história são a indômita Meggie (Rachel Ward), única filha do casal Cleary, e o homem que ela ama, o belo e ambicioso padre Ralph de Bricassart (Richard Chamberlain). Um padre dividido entre a devoção a Deus e a paixão. Cinco décadas de ambição, medo, persistência e vingança. Baseado no bestseller de Colleen McCullough, “Os Pássaros Feridos” conta esta épica história contra as paisagens sem fim da Austrália. Com um elenco brilhante, esta minissérie premiada ganhou seis prêmios Emmy®, quatro Globos de Ouro® foi um marco da TV e permanece como um dos filmes mais amados de todos os tempos.
Disco 3 – AUSTRÁLIA, II GUERRA MUNDIAL. De Bricassart (Richard Chamberlain) resgata heroicamente os judeus refugiados do nazismo em Roma, contrariando seus superiores. Por isso, é enviado pelo Vaticano para o extenso rancho australiano de ovelhas que ele havia deixado para trás para sempre, Drogheda. Lá, uma fatídica reunião com Meggie (Amanda Donohue) leva a novas tentações e a uma profunda crise: Meggie pode perder a custódia do amado filho que ele teve durante a temporada de amor proibido que ela compartilhou anos antes com Bricassart. “Os Pássaros Feridos: Tempos Perdidos” fornece a fascinante resposta para a lacuna nos anos na série original de 1983.

Colecione Clássicos na Amazon Brasil:

LINK DIRETO