RESENHA | Manimal e Raízes em DVD pela World Classics

Confira os detalhes das edições!

0
533

Chegaram aqui no complexo dos escritórios do BJC duas séries que a World Classics lançou há um tempinho e que marcaram a TV mundial. Er… pelo menos uma delas, vai.

Raízes foi uma produção exibida inicialmente nos EUA no canal ABC em 1978. Até então minisséries tinham seus episódios exibidos em um dia específico da semana mas o medo do fracasso de Raízes era tão grande que o canal resolveu se livrar logo do potencial problema e fez episódios de até duas horas e passou tudo durante oito noites seguidas.

Pois a série foi um tremendo sucesso. Chegou perto de bater vários recordes de audiência, concorreu a mais de 30 Emmy (ganhou nove) e fez nascer um movimento social e cultural de resgate da cultura negra não só nos EUA, mas no mundo todo (inclusive no Brasil, onde foi exibida primeiro pela Globo e, anos depois, pelo SBT).

A minissérie teve uma sequência no ano seguinte e em 1988 ganhou um “especial de natal”. Em 2016 teve uma nova versão produzida pelo filho do produtor do original e  obteve bons índices de audiência (por aqui passou novamente na Globo com enorme sucesso).

Uma curiosidade: a minissérie de 1978 revelou o jovem LeVar Burton, que futuramente (sem trocadilhos) ficaria mundialmente conhecido por seu papel como Geordi La Forge em Star Trek: A Nova Geração.

Manimal é.. isso que o nome diz. Um homem que se transforma em animais pelos motivos mais bestas curiosos. Lembro que assistia na Globo e morria de medo até da abertura. Fui rever um episódio e notei como criança é inocente mesmo. O roteiro e as situações são bem bestas simplórios.

A série foi produzida por um mesmo produtor que fez Supermáquina e Magnum, mas sem o mesmo sucesso: apenas oito episódios foram produzidos. Aliás, este mesmo produtor criou uma outra série de vida curta mas muito lembrada pelos brasileiros: Automan, que passou na Globo no começo dos anos 80.

Embora conste como “remasterizados” na capa, a qualidade de imagem dos episódios dos dois boxes, não são lá essas coisas. Por outro lado também não comprometem. São Ok, o que é compreensível já que foram produções televisivas realizadas décadas atrás.

As edições físicas são ótimas, como é padrão da World Classics. E em Raízes há um disco com extras, o que sempre valoriza a edição. As duas séries vem com a opção de ouvir as dublagens brasileiras clássicas.

  

Por causa da grande quantidade de informação, a maioria das cenas em que aparece água não ficam legais nos filmes e séries que foram digitalizados no final dos anos 90 e começo dos 2000.

Cenas com movimentos rápidos acentuam os problemas de compressão.

Porém, logo a seguir, cenas mais estáticas apresentam boa resolução.

 

CONHEÇA A LINESTORE

Cupom de 10% desconto (válido apenas para UMA compra): linestore10

LINK DIRETO