Conheça os lançamentos da CPC-Umes de novembro, incluindo UM BLU-RAY!

Um Blu-ray de empresa independente é pra ser comemorado!

0
856

Dois clássicos não só do cinema soviético ou do gênero de Guerra, mas do Cinema como forma de expressão, foram lançados agora em novembro pela CPC-Umes. Como se não bastasse, um deles saiu em Blu-ray(!). Parece estranho colocar uma exclamação para enfatizar o lançamento de um disco de raiazú em pleno 2019 mas.. bem, vocês sabem como a situação está.

O Blu-ray em questão é do filme Vá e Veja, de Elem Klimov (URSS, 1985). Ele já havia saído anteriormente em DVD pela Lume e pela própria CPC-Umes mas agora ganha um belíssimo upgrade. É uma cópia restaurada super recente, de 2017, e foi supervisionada pelo todo-poderoso chefão da Mosfilm, Karen Shakhnazarov.

O outro título, A Balada do Soldado, de Grigori Chukhray (URSS, 1956), foi indicado ao Oscar de melhor roteiro e à Palma de Ouro em Cannes. Embora em DVD, está com uma qualidade de imagem impressionante. Dá uma olhadinha nos printscreens abaixo.

Ambos tem arte interna mas a de Vá e Veja não dá pra… er… ir e ver direito por causa da embalagem azul. E falando em arte interna, é preciso destacar a qualidade incrível das estampas dos discos. Tanto das artes quanto das impressões. Já os extras estão em formato de texto e em A Balada do Soldado há alguns teasers de títulos da distribuidora.

Com estes dois lançamentos e a Mostra Mosfilm que chegou à 6ª Edição (com exibições de vários filmes de seu catálogo em algumas salas de cinema de São Paulo no começo de dezembro), a CPC-Umes fecha o ano com chave de ouro. Fica a torcida para que ano que vem surjam mais Blu-rays (e que, se possível, venham em um case transparente para valorizar a arte interna) e que os extras sejam incrementados. Já sugeri aqui e relembro: seria bem bacana aproveitar a parceria com a Mosfilm para incluir curtas produzidos por eles nos DVDs.

Confira agora as duas pérolas deste mês:

Vá e Veja, de Elem Klimov (URSS, 1985) – IMDb: 8,3

Elenco: Aleksey Kravchenko, Olga Mironova, Vladas Bagdonas, Liubomiras Lauciavicius

Sinopse: Em 1943, o adolescente Floria, de uma aldeia bielorrussa, encontra um velho fuzil e se junta ao movimento guerrilheiro de resistência contra os nazistas. A ocupação da Bielorrússia foi de uma selvageria sem precedentes. Das 9.200 localidades destruídas na URSS durante a 2ª Guerra Mundial, 5.295 estavam situadas naquela região. Mais de 600 vilas, como Khatyn, foram aniquiladas juntamente com toda a sua população. 2.230.000 soviéticos, um terço dos habitantes da Bielorrússia, foram mortos durante os anos da invasão alemã. O título do filme é uma alusão ao capítulo 6, versículos 7 e 8, do Apocalipse de S. João.

A Balada do Soldado, de Grigori Chukhray (URSS, 1956) – IMDb: 8,2

Elenco: Vladimir Ivashov, Khanna Prokhorenko, Nikolai Kryuchkov

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o soldado Alyosha, de apenas 19 anos, destrói dois tanques alemães e ganha uma medalha como recompensa pelo seu heroísmo. Em lugar da condecoração, Alyosha pede uns dias de licença para poder visitar sua mãe. No caminho para casa, o jovem compartilha com o povo os sacrifícios da vida na retaguarda, e num trem conhece uma garota pela qual se apaixona. Premiado nos festivais de Cannes, São Francisco, Londres e Milão.

     

DVDs e Blu-rays mais vendidos na Amazon Brasil

LINK DIRETO