A Netflix anunciou que depois de Roma (que chegará agora em fevereiro), mais quatro filmes serão lançados em Blu-ray pela Criterion dos Estados Unidos. Segundo a empresa, O Irlandês, História de um CasamentoIndústria AmericanaAtlantique ganharão sua versão em mídia física até o final desse ano.

A notícia vai na contramão de muito do que se tem dito a respeito do futuro da mídia física pelo mainstream. É uma vitória não apenas dos colecionadores, mas também daqueles que seguem apostando sério nesse mercado. Além disso, a atitude demonstra outro fator importante: as empresas de streaming sabem que investir numa apresentação premium nível Criterion só valoriza o seu produto perante os cinéfilos e aqueles que prezam pela posse de seus filmes preferidos.

Ao que me parece essa é a estratégia que ainda dará muito fôlego para os disquinhos: grandes estúdios e produtoras cederão os direitos para as “boutiques” de mídia física, que manjam do assunto. Criterion, Arrow, Shameless, Splendid (só para citar algumas) comandarão todos os lançamentos em Blu-ray num futuro muito próximo.

Resta saber quem assumirá esse papel aqui no Brasil.

Link para a loja da Criterion na Amazon dos EUA

CLIQUE AQUI