No último dia 7 de fevereiro a Amazon Brasil completou 6 meses de operação da sua loja de mídias físicas. Recebida com grande alegria por todos em 7 de agosto de 2019, os novos departamentos devolveram a esperança no comércio eletrônico de discos no Brasil. Nós do BJC, site parceiro da loja brasileira desde o primeiro dia de sua existência, aguardávamos ansiosamente por esta oportunidade, sempre apoiando a loja em suas iniciativas. O reconhecimento desse apoio veio em outubro do ano passado, quando realizamos uma reunião na sede da empresa em São Paulo. Nesta reunião, falamos um pouco sobre coleção de filmes e séries no Brasil e a participação do BJC nessa história, além de propor algumas ações em conjunto.

Dessas ações propostas, algumas já se concretizarem e outras estão em vias de acontecer. Agora, depois de seis meses de atividade, chegou a hora de se fazer um rescaldo do que já aconteceu e pensar no que a loja pode mudar para chegar no aniversário de um ano ainda melhor para os colecionadores. A lista abaixo não está em ordem de preferência ou grandeza, é apenas um registro com desejos que podem dar bom resultado a curto prazo. Boralá!

Ampliar a quantidade de títulos e estoque mais robusto

Um dos grande problemas que ainda verificamos é a falta de títulos de catálogo na loja de filmes e séries. Os parceiros de marketplace não estão conseguindo suprir a demanda por esses produtos. Sabendo disso, já passamos para a Amazon uma lista enorme com os filmes mais desejados, que foi solicitada na reunião de outubro. É urgente também que a Amazon compre um número maior de peças das distribuidoras, para ter um estoque mais reforçado e estas se sintam mais seguras para lançar novidades no Brasil. Essa quantidade maior permitirá, também, promoções mais bacanas, assim como já acontece com livros. Aliás, esse é o assunto do próximo item.

Promoções maiores e mais agressivas

A cultura colecionística brasileira se acostumou a aproveitar promoções. E não estou me referindo a surtos com lançamentos por R$9,90. Estou falando dos combos leve 3 e pague 2, ou leve 5 e pague 3, com títulos de catálogo e lançamentos misturados. Esse tipo de promoção sempre foi muito bem recebida pela comunidade, e está fazendo uma falta enorme. Os combos devem voltar com força, com renovação mensal, por exemplo. Além disso, as Ofertas Relâmpago precisam ter descontos maiores que 20%, mas para isso precisamos de mais estoque para que o consumidor não fique frustrado e mais pessoas consigam aproveitar.

Melhorar a embalagem de envio

É urgente que a Amazon mude a embalagem de envio dos DVDs e Blu-rays. E não estou falando apenas do problema com os SteelBooks, fato esse que tem inclusive prejudicado as vendas, mas também com o estojo plástico. A Amazon já tem todo um cuidado com livros e LPs, mas está faltando um carinho com os filmes. Coloquem os produtos em caixas, ou adotem a embalagem especial para SteelBook desenvolvida pelas Amazons da Europa. Envelope de papel nunca deveria ter sido opção de embalagem.

Melhorar MUITO a pré-venda

Novos títulos estão demorando muito para aparecer em pré-venda. O delay chega a ser de quase um mês em relação ao restante das lojas, dependendo da data que o estúdio disponibiliza o material para publicação no site. Além disso, o parcelamento de compras em pré-venda deve chegar logo, afinal, a nossa cultura é essa e a Amazon sabe disso.

Oferta de Blu-rays importados com opções em PT-BR

Mesmo com o Dólar nas alturas, trazer Blu-rays e Blu-rays 4K com o nosso idioma pode facilitar a vida de muitos colecionadores (afinal, temos a opção de parcelamento da compra que lá fora não existe).  O SteelBook de Scarface em promoção por 60 Reais já foi prova disso, pena que ele não tinha nenhuma opção em PT-BR. Sobre Ultra HD, apenas como referência, temos na data de publicação deste post mais de 300 títulos 4K com legendas em português brasileiro nos Estados Unidos. Só com 10% disso aqui já podemos fazer a festa, né?

Mais edições exclusivas

Começamos com a Coleção Vingadores, depois tivemos o sensacional SteelBook exclusivo de Homem-Aranha: Longe de Casa, com arte única no mundo. Além desse tipo de edição premium, precisamos de títulos nunca lançados antes no Brasil e de edições acabamentos intermediários, como tiragens com luvas limitadas ou até numeradas. A Amazon já faz isso com os livros, e dá pra fazer IGUALZINHO com os Blu-rays. É só querer. Continuamos insistindo num Cidade de Deus enluvado lotado de extras. VAI AMAZON MINHA FILHA!

Uma página exclusiva para SteelBooks

Assim como as grandes lojas lá fora, ter um departamento só com SteelBooks seria perfeito. Envolveria filmes, séries e games, tudo concentrado num lugar só. Já temos títulos suficientes para que isso aconteça. VAI AMAZÃO!

Melhorar a página de promoções

Muitos títulos com queda de preço nem aparecem como promoção, esses itens só podem ser descobertos fuçando no site. Merecemos uma página com os DVDs e Blu-rays com maior queda de preço, ordenados a partir do maior desconto para o menor. Mamão com açúcar pra quem gosta de caçar promos!

Um cupom de desconto para pré-vendas

Queremos o JC10 de volta, sem prazo para expirar. Só isso! 😉

Ficam aí as sugestões do BJC para a Amazon. Façam as suas nos comentários também, quem sabe surgem mais ideias interessantes para colaborar com a loja brasileira!

Lançamentos em DVD e Blu-ray na Amazon Brasil

CLIQUE AQUI