PIXOTE poderá chegar em Blu-ray nos EUA via Criterion!

Importante filme brasileiro tem tudo pra sair primeiro lá fora!

0
2913

Até agora o único filme brasileiro lançado pela Criterion foi Limite (1931), de Mário Peixoto. Ele  foi recuperado graças a Martin Scorsese e está presente no box Martin Scorsese’s World Cinema Project No. 2 (Citamos este lançamento há quase três anos AQUI, no BJC). E antes que alguém comente, Orfeu Negro (1959), que também saiu pela Criterion, é passado no Brasil, com artistas brasileiros, falado em Português e baseado em texto de Vinícius de Moraes mas é um filme francês dirigido por Marcel Camus.

Pois tudo leva a crer que em breve teremos mais um filme brazuca em Blu-ray pela Criterion. Isto porque a Janus Films adquiriu os direitos de Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco (e que saiu aqui no Brasil em DVD no box Hector Babenco, pela Europa Filmes, mas em fullscreen (Quén!) e sem extras).

A Janus Films é uma distribuidora norte-americana especializada em filmes de arte e da mesma “família” que a Criterion Collection, já que os donos da Criterion são filhos dos donos da Janus. Inclusive, em 2006, para comemorar os 50 anos da Janus a Criterion lançou um box comemorativo com 50 filmes lançados pela distribuidora.

Em 2018, assim como Central do Brasil (1998), Pixote foi remasterizado e chegou a passar aqui no Brasil na 42º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival do Rio de 2019. Além destes dois, vale destacar que dois filmes do Nelson Pereira dos Santos, Rio 40 Graus (1955) e Rio Zona Norte (1957), também foram exibidos em versões restauradas, o que indica que há novas cópias dos filmes por aí, prontinhas para serem lançadas em Blu-ray.

Há outros filmes que já saíram em BD lá fora e ainda não deram as caras por aqui, sendo o caso mais famoso o de Cidade de Deus, filme brasileiro realizado por Fernando Meirelles, um diretor conhecido mundialmente, indicado a quatro Oscars e ainda inédito em mídia física de alta-definição na terra de ministros terrivelmente evangélicos.

E você? Se pudesse escolher um filme brasileiro para sair em Blu-ray, qual seria? Comente abaixo!

Lançamentos em DVD e Blu-ray na Amazon Brasil:

LINK DIRETO