Esta é a primeira de uma série de entrevistas que o BJC está realizando com as empresas responsáveis pelos lançamentos de filmes e séries no Brasil. A ideia é ter a palavra de cada uma delas sobre o nosso mercado e o que elas pensam sobre os colecionadores. Não perguntamos sobre produtos em específico, justamente para dar a mesma oportunidade de resposta para todos os entrevistados.

A primeira a responder as quatro perguntas foi a Solutions 2 Go, encarregada dos lançamentos da Warner e HBO em DVD e Blu-ray no território nacional. As questões foram gentilmente respondidas pelo Gerente de Produto Sr da Solutions 2 Go do Brasil, Marcos Bononi. Agradecimentos especiais também para a Gerente de Produto Ana Soares que sempre nos atende prontamente e por ter encaminhado a entrevista.

As perguntas foram enviadas por e-mail, por isso réplicas e tréplicas não foram possíveis. Esperemos que em breve possamos publicar as respostas de outras empresas para as mesmas perguntas.

BJC – Quais a dificuldades que a Solutions 2 Go tem tido para lançar títulos em mídia física no Brasil?

MB – O mercado de mídia física sofreu quedas consecutivas por vários anos e ainda deve retrair um pouco mais em 2020, o próprio varejo brasileiro sofreu mudanças e os consumidores passaram a acessar o entretenimento de formas distintas, tornando bastante desafiador atingir os volumes mínimos necessários para que a conta feche, dessa maneira a S2G e os parceiros que fazem negócios conosco têm sido mais seletivos e apesar de grandes entusiastas desse negócio, temos que nos adaptar aos desafios do mercado e infelizmente nem sempre lançar tudo que está disponível.

BJC – Como essas dificuldades podem ser superadas?

MB – Acredito que a mídia física não será extinta, mas será para um nicho de mercado voltado para os colecionadores e fãs que apreciam uma embalagem diferenciada, conteúdo inédito para mídia física com extras e versões estendidas além de gifts exclusivos. Outro ponto bastante importante é o desmembramento das plataformas de streaming que separa o conteúdo em diversas plataformas agregadoras, isso ajuda de certa forma o mercado de mídia física pois é uma garantia que o consumidor poderá ter o seu conteúdo organizado sem correr o risco de não acessá-lo novamente por estar indisponível na(s) plataforma(s) que assina.

“Sem dúvidas esse mercado ainda existe graças aos Colecionadores”

BJC – Qual o papel dos colecionadores nesse mercado?

MB – Sem dúvidas esse mercado ainda existe graças aos colecionadores, o papel de cada um é fundamental para “sobrevivermos” a era do streaming. Nós da Solutions 2 Go estamos trabalhando para manter esse mercado ativo e aquecido, buscando novidades em embalagens, conteúdo exclusivos e parcerias. O mercado de mídia não acabou, ele está se transformando, a experiência do fã vai muito além das telas, ter o produto físico em seu acervo é uma sensação única.

BJC – Na sua visão, o que devemos fazer para termos um 2020 melhor que 2019 em mídia física?

MB – O ano de 2020 não será fácil para a mídia física, com a chegada de fortes serviços de streaming com conteúdo exclusivos , esse ano será possível mensurar o tamanho real desse segmento. Acredito no poder de escolha do consumidor, mesmo com essa retração considerável no mercado de mídia física, ele se manterá ativo. mais seletivo e com títulos imperdíveis.

Loja de DVDs e Blu-rays na Amazon Brasil

LINK DIRETO