Detalhes de O MENSAGEIRO pela CPC-Umes

Resenha completa da edição!

0
1107

A CPC-Umes traz mais filme do cineasta russo e atual chefão da Mosfilm, Karen Shakhnazarov. Este é o oitavo filme de Shakhnazarov que eles lançam. Só ano passado foram três: Noite de Inverno em Gagra, Cidade ZeroAnna Karenina. Todos muito diferentes entre si. Como, aliás, este título também.

O Mensageiro é um filme que mostra como a juventude estava perdida quando Mikhail Gorbachov estava no poder mas… quando a juventude não esteve perdida? Comecei a me questionar sobre isso durante o filme. E, apesar de ser um recorte de um lugar e um período no tempo (inclusive com umas pinceladas de jovens dançando break meio a esmo), senti que esta história poderia ser passada em qualquer outro local e período.

As questões são universais. Como o jovem se insere num mundo adulto cujas regras já foram criadas? É o sarcasmo da juventude contra o pragmatismo dos mais velhos. Porém fica difícil se relacionar com um protagonista que tem lá seu charme rebelde mas cujas decisões errantes o tornam um estranho completo. Filmado no “calor” dos acontecimentos, provavelmente foi um filme que ressonava mais à época. No entanto, vendo hoje, me pareceu tão perdido quanto o jovem Ivan.

A edição da CPC-Umes vem com a tradicional boa qualidade de imagem e os extras em textos.

O Mensageiro, de Karen Shakhnazarov (URSS,1986) – IMDb 8,0

Com Fyodor Dunaevsky, Anastasya Nemolyaeva, Inna Churikova, Eleg Basilashvili. 83 min.

Sinopse
Vivendo durante o governo de Mikhail Gorbachov (1985-91) numa sociedade à deriva, Ivan, rapaz sem noção da realidade, consegue um emprego de office boy. Através de uma das entregas ele conhece o professor de Pedagogia Kuznetzov, e sua filha Katya. Para irritar o professor, Ivan afirma ter engravidado Katya. Para sua surpresa ela confirma a história. O roteiro é baseado na novela, de mesmo nome, do diretor Karen Shakhnazarov.

   

Edições da CPC-UMES na Amazon Brasil

LINK DIRETO