Motivados pelo tweet do nosso seguidor Igor, realizamos um levantamento básico sobre os tocadores de Blu-ray da Sony disponíveis em todos os países das Américas a partir do site oficial da empresa. Os dados publicados indicam que o Brasil é o único que não tem disponibilidade de players dedicados (consoles não foram contabilizados). Confira a lista abaixo, com o número de modelos em cada território. Adicionamos também os modelos de Blu-ray Ultra HD 4K.

PAÍS PLAYER BD PLAYER 4K TOTAL
Argentina 2 1 3
Bolívia 2 1 3
Brasil 0 0 0
Colômbia 3 1 4
Canadá 3 4 7
Chile 2 1 3
Costa Rica 3 1 4
El Salvador 3 1 4
Equador 3 1 4
Estados Unidos 3 5 8
Guatemala 3 1 4
Honduras 3 1 4
México 3 1 4
Nicarágua 3 1 4
Panamá 3 1 4
Peru 3 1 4
República Dominicana 3 1 4

 

Certamente a maioria desses territórios não tem fabricação própria de tocadores, porém a Sony (citada aqui principalmente por ser a criadora do formato Blu-ray), disponibiliza aparelhos montados fora. Nem vou comentar os oito players dos Estados Unidos (sendo CINCO para BD 4K), mas chega a ser revoltante ver países com a economia muito pior que a nossa e com um mercado muito menor, estarem na nossa frente. Para vocês terem uma ideia, nem a categoria players aparece na versão brasileira do site da Sony. Em todos os outros, até players de DVD são listados.

Inexplicavelmente, países que nem tem produção local de discos de Blu-ray tem players da empresa japonesa. Não vamos entrar na questão de preços de cada aparelho e nem comparar com o único modelo que temos aqui (aquele da LG), mas é flagrante que algo de muito estranho está acontecendo e que a Sony precisa revisar urgentemente essa sua decisão para o Brasil e a Zona Franca de Manaus.

Enquanto isso, não deixe de assinar a petição a favor da volta da fabricação de Blu-ray players no Brasil. Dada a gravidade da situação, essa é a mais importante ação de mobilização nos últimos tempos da nossa comunidade. E precisamos de muito mais apoio! #VoltaBDPlayerNoBR