CARAY! Código Nolan é lançado e decepciona colecionadores

E justamente foi Amnésia que mais sofreu :-(

0
770

Construída durante três meses em conjunto com a comunidade de colecionadores brasileira (e com participação intensa da curadoria do projeto em nossas lives), a edição de Código Nolan, lançada em Blu-ray pela Classicline nesta semana com os filmes Following, Insônia e Amnésia, acabou por decepcionar completamente todos que esperavam uma edição caprichada e condizente com a obra do diretor Christopher Nolan.

Tinha tudo pra ser uma das edições do ano. Três filmes inéditos em Blu-ray no Brasil, numa embalagem Digipak e com extras (incluir material adicional é coisa muito rara nos lançamentos da empresa). Além de ter sido montada a partir da participação e opinião de colecionadores, era a chance da Classicline entrar definitivamente para o grupo das grandes distribuidoras em alta definição no Brasil.

Mas não foi assim que aconteceu. Fatos muito fora do padrão que estávamos acostumados já indicavam a dificuldade de se lidar com a maior visibilidade que a empresa teve em toda sua história, mesmo antes do lançamento. Uma pré-venda que foi iniciada através de envio de e-mails (?) e o anúncio posterior de edições avulsas de cada filme deixou muita gente desconfiada do que poderia acontecer.

Pois chegamos na semana do lançamento. Já nos primeiros relatos das pessoas que postaram as fotos internas da embalagem, algo não parecia bem. O selo do disco de Insônia não mencionava a coleção, quebrando o padrão das artes dos outros dois filmes. O verso da luva citava apenas os canais de áudio, e formato de tela “letterbox” (coisa que só existe em DVD). Ao colocar o disco no player, estava confirmado: os filmes foram lançados sem as trilhas de áudio de Blu-ray, algo inaceitável em pleno 2020. Para se ter um parâmetro, em 2010, o Blu-ray de banca do filme O Dono da Festa (resenhado aqui neste post) já apresentava trilha DTS-HD Master Audio 7.1 em um Blu-ray de camada simples (BD25), comprovando que um disco com menor capacidade pode sim ser utilizado com a trilha em HD.

Como se isso não bastasse, além do áudio de DVD num Blu-ray (isso não é um defeito, mas sim um erro), foi detectado que as legendas de Amnésia estavam fora de sincronia com o filme (ao que tudo indica, isso acontece mais claramente na parte final). Muitos colecionadores também reportaram pixelização acentuada, principalmente em cenas mais escuras. E pra fechar o combo completo neste disco, os comentários em áudio do filme não foram legendados (mais um erro, prejudicando a acessibilidade do conteúdo).

Todas essas informações já foram postadas em uma resenha técnica publicada neste post do nosso grupo no Facebook, com vídeos e capturas anexadas. Além disso, o post também compara os dados do Amnésia da Classicline com a edição lançada nos EUA pela Lionsgate (obrigado ao membro Pedro HB pela resenha). Ficou comprovado o baixo bitrate do disco nacional – e com um extra com taxa de bits MAIOR que a do filme, indicando mais um equívoco de autoração. ATUALIZADO (19/10) – O Pedro publicou a resenha dos outros dois discos aqui nesse post do Facebook.

Diante dos fatos, e de muitas reclamações, acabamos debatendo o assunto na nossa live desta sexta (16). Na oportunidade, a resenha técnica ainda não tinha sido publicada e acabamos abordando apenas a questão da ausência de áudio HD. Até aquele momento, a Classicline afirmava que os discos estavam corretos e sem nenhum defeito.

Porém, após uma lamentável gestão de crise, em que a insistência em se afirmar que estava tudo certo com a edição em uma nota confusa e estranha, a Classicline admitiu o problema da falta de sincronia nas legendas (e apenas isso). Assim sendo, informou na manhã deste sábado (17) que fará o recall do disco de Amnésia. Confira a nota abaixo (pedimos desculpas pela caixa alta, que é original da mensagem).

>>> COMUNICAMOS QUE FOI DECTADO (sic) UMA LEVE DESINCRONIZAÇÃO EM UMA CENA DE AMNÉSIA. COM ISSO VAMOS PRODUZIR UM NOVO STAMPER A PARTIR DE UMA NOVA MASTER, GARANTINDO A TOTAL QUALIDADE DO FILME. VAMOS FAZER O RECALL DO DISCO DE AMNÉSIA, PARA TROCA FUTURA SEM NENHUMA CUSTO AO CLIENTE. AGRADECEMOS ÀQUELES QUE APONTARAM O ERRO E DAMOS RAZÃO AOS CLIENTES QUE RECLAMARAM, POIS ESSE ADIANTAMENTO NAS LEGENDAS NESSA CENA ESPECÍFICA PODE ATRAPALHAR A COMPREENSÃO DO FILME E COMPROMETER A QUALIDADE FINAL DO PRODUTO. PARA MAIS INFORMAÇÕES FAVOR ENVIAR UM EMAIL COM O SEU NÚMERO DE PEDIDO PARA contato@classicline.com.br. <<<<

Questionados sobre a eventualidade de ao menos relançar Amnésia em um Blu-ray de dupla camada, com mais capacidade e com possibilidade de melhorar a autoração, a curadoria do Código Nolan informou que não será possível, e que apenas a sincronização da legenda será alterada.

O BJC lamenta muito o ocorrido com este lançamento, que deveria ser motivo de alegria para todos nós e para a comunidade de colecionadores no Brasil. Infelizmente não podemos recomendar essa edição. Fica o gosto amargo de uma oportunidade perdida com uma coleção tão desejada, e de uma comunicação social que ainda precisa melhorar muito. Esperamos que, depois de tudo isso, a empresa reveja suas estratégias e que daqui pra frente problemas como esse não voltem a se repetir.

Link direto para as pré-vendas na Amazon
Use o cupom JC10 no fechamento!

CLIQUE AQUI