RESENHA | Blu-ray: Lynch Essencial

Confira todos os detalhes técnicos do recente lançamento

0
4477

Olá amigos colecionadores!

Hoje vamos trazer para vocês a nossa primeira resenha técnica de um Blu-ray lançado pela Versátil.

O Essencial de David Lynch em Blu-ray.

Da mesma forma que a Criterion, empresa americana distribuidora de filmes, é uma ponte de acesso para os norte-americanos a obras do cinema consagradas (principalmente os europeus e japoneses que não são o foco dos grandes estúdios americanos), a Versátil faz essa ponte também para os colecionadores brasileiros.

Muitos de nós só tivemos acesso, e em mídia física, às obras primas de diretores como Fellini, Antonioni, Dario Argento, Akira Kurosawa através da Versátil.

O Essencial Lynch não foge à regra. Três filmes fantásticos do diretor que agora estão acessíveis aos colecionadores brasileiros com opções em português brasileiro.

A Versátil apresenta:

“Luva reforçada com 2 discos Blu-ray e um DVD que reúne três obras-primas em inéditas versões restauradas do genial David Lynch, além de mais de SEIS horas de vídeos extras, entre especiais e entrevistas. Edição Limitada com 1 pôster e 4 cards.”

 

Uma edição realmente lindíssima!

O box contém três filmes divididos nos seguintes discos:

CIDADE DOS SONHOS (Mulholland Dr. 2001) em um disco de Blu-ray camada dupla de 50GB.

UMA HISTÓRIA REAL (The Straight Story 1999) e O HOMEM ELEFANTE (The Elephant Man 1980) dividindo um disco em Blu-ray 50GB camada dupla.

O terceiro disco em DVD, contém os seguintes extras: Especiais sobre Cidade dos Sonhos (219 min.), especiais sobre Uma História Real e O Homem Elefante (155 min.)

“Mas Brothers, como está a qualidade dos filmes no box da Versátil?”

Então meus amigos, antes de viajarmos nos sonhos do mestre Lynch, faremos igual ao Jack: vamos em partes.

Daremos uma maior atenção a dois filmes do box:

Cidade dos Sonhos e Homem Elefante

São os filmes que temos na nossa coleção em edições da Studio Canal – Inglaterra, facilitando assim as comparações com os filmes lançados na edição nacional da Versátil.

Cidade dos Sonhos da Versátil utiliza o mesmo master da última versão lançada pelo Studio Canal na Inglaterra, o que é excelente, pois esse último master ficou um pouquinho melhor que a já fantástico edição da Criterion.

A versão da Criterion, que é a base do novo master do Studio Canal, apresenta uma transferência em 4k que foi supervisionada diretamente por David Lynch e seu diretor de fotografia Peter Deming.

Ainda que não tenha sido utilizada uma super câmera nas filmagens (o filme foi originalmente criado para TV, mas como a BBC rejeitou o piloto na época, Lynch resolveu continuar o projeto sozinho, transformando em um longa) a qualidade do master é fantástica!

Pretos profundos, cores saltando na tela, detalhes finos, e granulação original da película intacta! Um deslumbre visual para os amantes da obra de Lynch.

“E o BD da Versátil, Brothers?”

Vamos aos dados.

De acordo com o BDinfo temos:

Versátil:

  • 42,200 GB de filme no disco da Versátil, ocupando praticamente todo o Blu-ray 50GB.
  • Taxa de Bitrate média de 33000 kbps em um total de Bitrate 38,39 kbps.
  • Faixa de Áudio: DTS HD 5.1 1706 kbps (48kHz/ 16bit)
  • LPCM 2.0 1536 Kbps (48kHz/ 16bit)

Studio Canal:

  • 42,800 GB de filme no disco do Studio Canal, também praticamente ocupando todo o disco de 50GB.
  • Taxa de Bitrate média de 31871 kbps em um total Bitrate de 39,01 kbps.
  • Faixa de Áudio: DTS HD 5.1 3513 kbps (48kHz/ 24bit)

Como vocês podem ver, a taxa média de Bitrate da Versátil é maior que a versão da Studio Canal.

“Então temos o melhor master do mundo Brothers?”

Infelizmente não, amigo sonhador.

Como apontado pelo amigo Pedro HB na sua resenha da edição de Paris Texas, da Versátil, temos também aqui um estranha pixelização (que é quando os pixels estouram e perdem definição) que vai tomando frame após frame do filme, retirando um pouco dos grãos  e dos detalhes finos que são característicos da película original.

Não é nada grave e muito menos podemos considerar como defeito da edição. Muitos de vocês nem sequer vão notar. Ressaltamos que é algo que apenas os ‘loucos’ por imagens, assim como nós, vão perceber e se importar.

Acreditamos que essa pixelização se deve no momento da autoração do arquivo principal que vai pro Blu-ray. Alguma compressão dos dados foi maior que o permitido, não deixando a edição ficar idêntica ao master do Studio Canal. Mostrando que na autoração, O Bitrate é apenas uma chave no complexo trabalho que é autorar um disco de Blu-ray.

O áudio também é um pouco mais baixo, principalmente se estiverem escutando por um aparelho de Home Theater, afinal são 3513 kbps a 24bit do Studio Canal contra 1706 kbps a 16bit da Versátil.

O filme O Homem Elefante divide o disco de Blu-ray camada dupla 50GB com o filme Uma História Real.

O master em 4K criado para o filme é excelente. Segue o texto que vem dentro do livreto na edição da Criterion:
“Esta nova restauração 4K foi realizada pelo Studio Canal a partir de digitalizações do negativo da câmera original de 35 mm feito na Silver Salt Restoration em Londres. A restauração foi realizada em L ‘ Immatine Ritrovata em Bolonha, Itália. O diretor David Lynch trabalhou de perto na nova correção de cor com George Koran na FotoKem em Burbank, Califórnia.”

Temos 4 edições do O Homem Elefante para comparações.

A Edição em Blu-ray lançada pelo Studio Canal remasterizada em 4K.

A Edição da Criterion em Blu-ray também remasterizada em 4K.

A Edição da Versátil que utiliza do mesmo master da versão do Studio Canal remasterizada em 4K.

E a Versão em mídia 4K UHD, recém lançada também pelo Studio Canal.

Em O Homem Elefante, mesmo o filme dividindo o disco com outro filme, e o tamanho dos arquivos do Studio Canal ser quase 10GB maior que a versão da Versátil, temos versões quase idênticas.

Vamos ao BDInfo:

Versátil:

  • 24,754 GB de filme no disco da Versátil.
  • Taxa de Bitrate média de 21944 kbps em um total de 26,73 kbps.
  • Faixa de Áudio: DTS HD 2.0 1591 kbps (48kHz/ 16bit)
  • LPCM 2.0 1536 Kbps (48kHz/ 16bit)

Studio Canal Blu-Ray:

  • 33,042 GB de filme no disco do Studio Canal.
  • Taxa de Bitrate média de 29384 kbps em um total de 35,69 kbps.
  • Faixa de Áudio: DTS HD 2.0 1573 kbps (48kHz/ 24bit)

Criterion Blu-Ray:

  • 28,141 GB de filme no disco da Criterion.
  • Taxa de Bitrate média de 26618 kbps em um total de 30,35 kbps.
  • Faixa de Áudio: LPCM 2304 kbps (48kHz/ 24bit)

Studio Canal 4K UHD: Dolby Vision e HDR 10 (1000 nits cada)

  • 78,660 GB de filme no disco UHD, lembrando que a mídia 4K possui 100GB.
  • Taxa de Bitrate média de 76516 kbps em um total de 84,97 kbps.
  • Faixa de Áudio: DTS HD 2.0 1574 kbps (48kHz/ 24bit)

A versão 4K UHD possui a qualidade realmente bem superior aos Blu-rays, como era de se esperar. Os próprios dados do BDinfo mostraram, afinal são 100GB de espaço em disco para trabalhar o master.

Nos Blu-Rays, a versão da Criterion é um pouquinho melhor que as demais. É mais definida, mais nítida. Coisa mínima.

A edição da Versátil utiliza do master da Studio Canal, e como dissemos, mesmo com um Bitrate menor e tamanho do arquivo menor, as diferenças na qualidade de imagens não são grandes.

O Blu-ray da versátil perde um pouco justamente pela maior compressão de dados.

São 33,042 GB do master do Studio Canal comprimidos em 24,754 GB da versão da Versátil. Certamente teríamos alguma perda. Felizmente é pequena e nada alarmante.

Uma História Real

Esse filme não temos na nossa coleção, portanto iremos utilizar a captura de imagem e as informações técnicas do site Caps-a-holic, um site voltado somente para comparações técnicas de títulos lançados em mídia física mundialmente.

O filme Uma História Real foi lançado em mídia física pela Paramount no Japão e pelo Studio Canal na Alemanha.

O master utilizado pela Versátil é do Studio Canal, e na nossa opinião, o melhor master, mais nítido e definido que o master japonês da Paramount.

Vamos aos dados:

Versátil:

  • 23,411 GB de filme no disco.
  • Taxa de Bitrate média de 22120 kbps em um total de 27,89 kbps.
  • Faixa de Áudio: DTS HD 5.1 1833 kbps (48kHz/ 16bit)
  • LPCM 2.0 1536kbps (48kHz/16bit)
  • Dolby Digital Português: 2.0 640 kbps 48kHz.

Studio Canal:

  • 32,939 GB de filme no disco.
  • Taxa de Bitrate média de 29803 kbps em um total de 39,19 kbps.
  • Faixa de Áudio: DTS HD 5.1 1646 kbps (48kHz/ 24bit)

Mesmo a versão do Studio Canal possuindo tamanho do arquivo maior e Bitrate maior, a versão da Versátil está muito próxima ou idêntica. Muito bom!

Chegamos ao fim da nossa resenha com a seguinte conclusão:

Quem é fã do diretor David Lynch e quer ter esses grandes filmes na coleção, principalmente no nosso idioma em português, o Essencial Lynch é mais do que recomendado.

Para nós Brothers, que levamos a qualidade de imagem e áudio acima de qualquer outro critério, infelizmente os filmes Cidade dos Sonhos e O Homem Elefante não podemos considerar a versão da Versátil a melhor versão já lançada, tecnicamente.

Cidade dos Sonhos possui pixelização na imagem e o áudio um pouco mais baixo que a versão da Studio Canal.

O Homem Elefante, não sofre de pixelização como Cidade dos Sonhos, mas pela compressão do arquivo para dividir o mesmo disco que o filme Uma História Real, perde um pouco em definição em relação ao master do Studio Canal e principalmente em relação à edição da Criterion.

O filme Uma história Real, mesmo que a versão da Versátil esteja com o arquivo menor, não perde visualmente para a edição alemã do Studio Canal. Para quem gosta do filme ou mesmo quem pretende ter todas as obras de David Lynch na coleção, temos uma edição nacional tão boa quanto a dos gringos na qualidade de imagem e som.

Confira agora algumas capturas de imagem da comparação do Essencial Lynch da Versátil com os mesmos filmes lançados pelo Studio Canal, no novo vídeo acima, publicado no canal dos Brothers.

Agradecemos ao nosso amigo Bruno-Corvo da moderação do BJC, por nos emprestar o box Essencial Lynch da Versátil para a avaliação e resenha. Muito obrigado pela parceria de sempre, Brunão. 

Mais vendidos na Amazon Brasil

CLIQUE AQUI