Na última quinta-feira, dia 14.10.2021, os cinéfilos brasileiros foram surpreendidos com a notícia de que o querido personagem Zé do Caixão ganharia refilmagens nos Estados Unidos e no México, produzidas pela SpectreVision, empresa fundada por Elijah Wood e focada em filmes de terror.

Se parte dos brasileiros ficou descontente com a possibilidade de um dos personagens mais importantes da cultura pop e cinematográfica do país ganhar uma versão hollywoodiana, outra parte enxergou nisso a possibilidade de os filmes originais do José Mojica Marins serem restaurados, ganhando maior visibilidade internacional.

E, ao que tudo indica, será esse mesmo o caminho da obra do Zé do Caixão. Segundo notícia do site ScreenDaily, a empresa detentora dos direitos dos filmes internacionalmente, One Eyed Films, também firmou contrato com a Arrow Films para o lançamento de versões restauradas do catálogo do diretor.

Para quem não conhece, a Arrow Films é uma empresa inglesa responsável pela distribuição e restauração de filmes de terror, cults e clássicos, trabalhando com os formatos DVD, Blu-ray e, mais recentemente, UltraHD 4K, possuindo um incrível catálogo que conta com diretores como Dario Argento, David Cronenberg e John Carpenter. Não bastasse, a empresa produz diversos extras inéditos, além de apresentar seus títulos em edições limitadas em Steelbook e Digipak e, é claro, nas versões em estojo comum.

Exemplo de edição lançada da Arrow Films

Portanto, ainda que se discorde das refilmagens que serão realizadas, as profundezas do inferno devem estar em festa com a possibilidade de edições espetaculares dos filmes do Zé do Caixão em mídia física, especialmente em um momento no qual a preservação do cinema nacional vem sendo deliberadamente negligenciada pelo Poder Público.

Inclusive, a One Eyed Films anunciou também a exibição de uma versão restaurada em 4K pela empresa brasileira Heco Produções do filme A Praga, de 1980, no 54º Festival de Cinema de Sitges.

A produção de masters restauradas desses filmes abre a possibilidade de novos lançamentos em alta definição aqui no Brasil também.

Diversos filmes do Mojica Marins foram lançados em DVD aqui no país, inclusive com uma bela coleção em formato de caixão, com sete filmes. Lá fora, o último filme do nosso mestre do horror, Encarnação do Demônio, recebeu uma edição em Blu-ray (por aqui, ficamos apenas com o DVD da Fox).

Vale lembrar que, na live do Blog do Jotacê do dia 18 de julho deste ano, Juliano Melo da Versátil chegou a confirmar que Zé do Caixão seria relançado pela empresa.

A família do autor ainda não se pronunciou oficialmente, mas Liz Marins, interprete da personagem Liz Vamp e filha do diretor, informou em sua página no Facebook que as versões internacionais do Zé do Caixão ainda estão em fase de negociação, mas que há “novidades muito interessantes” a caminho. Confira abaixo:

Em suma, as perspectivas são maravilhosamente funestas e podemos esperar edições infernais do grande Zé do Caixão!

Mas enquanto isso não acontece, podemos nos divertir com as maldições do mercado de home vídeo proferidas pelo Rei da nuvem de WD-40 e pragas de melecância, nosso amigo Zé do Caixote.