Confira todos os detalhes do primeiro título da BROTHERHOOD!

Luva de cristal, que me faz sonhar!

0
1292

Depois de meses de espera, a Brotherhood finalmente revelou a cara de seus oito sócios fundadores na, já histórica, Live do Blog do Jotacê do dia 29 de outubro. A nova empresa de mídia física no país anunciou onze títulos que serão lançados em Blu-ray, divulgando inclusive a arte do primeiro deles.

Os títulos são estes: Pecados de Guerra (Casualties of War, 1989); Os Flintstones: O Filme (The Flintstones, 1994), A Casa dos 1000 Corpos (House of 1000 Corpses ,2003) Terror nas Trevas (L’aldilà, 1981), Zumbi 2 (Zombie 2, 1979), O Mistério de Candyman (Candyman, 1992), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999), O Sobrevivente (The Running Man, 1987); Waterworld: O Segredo das Águas (Waterworld, 1995) e Os Selvagens da Noite (The Warriors, 1979).

Apesar de não ter iniciado a pré-venda do primeiro título, em estratégia semelhante à da The Originals e CPC-UMES Filmes de somente abrir as vendas quando o produto estiver finalizado, a BrotherHood divulgou os detalhes da edição de Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965), de Roman Polanski, primeiro lançamento da empresa.

O título não é exatamente uma surpresa, já que vários colecionadores já suspeitavam desse lançamento a partir das dicas divulgadas pela empresa em seu perfil no Instagram – que praticamente foram confirmadas com o post em homenagem ao aniversário de Catherine Deneuve, estrela do filme.

O filme, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim de 1965, ainda oficialmente inédito em alta definição no Brasil, receberá uma luxuosa edição em Blu-ray, para deixar qualquer gringo com inveja.

Para começar, a edição terá um projeto gráfico exclusivo, realizado pelo artista brasileiro Anderson Méts, com ilustrações inéditas para a capa do estojo, luva de papel e sobreluva de acetato com transparência especial. Abaixo, ilustração de como a luva e sobreluva formarão a composição completa da capa:

Luvas de acetato não são exatamente novidades no Brasil (por exemplo, a terceira e quarta temporadas de Game of Thrones em Blu-ray); contudo, trata-se do primeiro lançamento nesse formato por uma empresa independente, logo em seu primeiro título, demonstrando o padrão de qualidade que a Brotherhood quer empregar no mercado nacional.

Como se verifica pelas imagens, o título do filme será no idioma original, algo que já foi realizado no Brasil, por exemplo, em edições Steelbook e na coleção em DVD Cinema Reserve da Fox.

Segundo explicação da empresa durante a Live, o padrão será adotado para os demais lançamentos, respeitando sempre o idioma original (e não necessariamente o inglês), inclusive com o intuito de evitar o uso de traduções apelativas realizadas, na época, pelos distribuidores brasileiros, como é o caso do próprio Repulsa ao Sexo, que no original é apenas Repulsion.

Ademais, o estojo utilizado será transparente (e não “leitoso”, como os nacionais fornecidos pela RIMO), de forma que podemos esperar um maior destaque para a arte interna.

Acompanha a edição, ainda, mais material gráfico: mini pôster (21 x 29.5 cm) com arte exclusiva; quatro cards (10 x 15 cm) e uma foto (13 x 18 cm). Além disso, a edição contará com um Certificado de Autenticidade numerado.

O livreto – item que tem se mostrado indispensável nessas edições – terá lombada quadrada e será assinado pelo historiador e crítico de cinema Waldermar Dalenogare, membro da Critics Choice Association, Film Independent, Academia Brasileira de Cinema, Online Film Critics Society, diretor do Centro de Estudos do Cinema Soviético (“CINESOV”) e proprietário do Canal no YouTube Dalenogare Críticas.

À parte de toda a apresentação e conteúdo da edição, podemos esperar a melhor qualidade de som e imagem do filme. O disco Blu-ray será de dupla camada (50 GB) e a autoração contará com a criteriosa e exigente supervisão de Bruno e Pedro Nazareth, do canal BROTHERS e colaboradores do Blog com resenhas técnicas.

A master utilizada será a mesma da edição da Criterion, ou seja, a partir da restauração digital diretamente negativo original em 35 mm, em alta definição via Spirit 2K Datacine, aprovada por Polanski, com áudio monaural não compactado, remasterizado em 24 bit do som óptico do negativo original.

Os extras do lançamento também seguirão a edição da Criterion Collection:

  • Comentário em áudio com Polanski e a atriz Catherine Deneuve, gravado em 1994 para o lançamento da obra em Laserdisc pela Criterion;
  • A British Horror Film (2003), um documentário de 24 minutos produzido pela Blue Underground UK, sobre o Making of de Repulsion, apresentando entrevistas com Polanski, o produtor Gene Gutowski e o diretor de fotografia Gil Taylor;
  • Grand Écran (1964), documentário de televisão com duração de 21 minutos, dirigido Charles Chabound e com imagens raras de Polanski e Deneuve trabalhando no set de Repulsion;
  • Trailers originais;

Ou seja, a edição nacional da obra terá o mesmo conteúdo da respeitada versão da Criterion, mas com legendas em nosso idioma, além do caprichado projeto gráfico e de toda a memorabília adicional.

Com essa prévia, a Brotherhood colocou as expectativas lá no alto, prometendo uma edição que poderá superar outras lançadas por empresas já consagradas no mundo.

As informações sobre preço e data de lançamento serão divulgadas em breve aqui no Blog do Jotacê.

https://www.youtube.com/watch?v=MI2BV-14JM4