Jeanne Dielman, o melhor filme de todos os tempos foi lançado no Brasil?

Como está o primeiro lugar da Sight & Sound por aqui?

1
1582

Desde 1952, a consagrada revista britânica de cinema Sight & Sound realiza, a cada dez anos, uma pesquisa com cineastas e críticos para definir uma lista com os 100 melhores filmes de todos os tempos – de acordo com a percepção de cada década.

Já lideraram esse Top100 filmes como Ladrões de Bicicleta (Ladri di biciclette, 1948) de Vittorio de Sica, Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941) de Orson Welles e Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958) de Alfred Hitchcock.

Agora em 2022, a revista publicou sua lista atualizada e, para surpresa de muitos, um filme destronou aqueles citados anteriormente: Jeanne Dielman (Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles, 1975) da cineasta belga Chantal Akerman.

Aqui no Brasil, o filme foi lançado em DVD pela primeira vez pela Lume Filmes, em uma edição simples, com um disco praticamente inteiro preenchido com os 201 minutos do longa.

Inclusive, um usuário do Fórum BJC, Gorodrify, fez, em fevereiro de 2016, uma breve avaliação da edição.

Em julho de 2021, a Obras Primas do Cinema incluiu o longa na coleção Chantal Akerman, juntamente com os filmes Eu, Tu, Ele, Ela (Je tu il ele, 1974) e Notícias de Casa (News from Home, 1977).

A edição continha os seguintes extras: Entrevista com Chantal Akerman – 20′; Curta-metragem: Exploda Minha Cidade (Saute Ma Ville, 1971) – 13’; Curta-metragem: O Quarto (La Chambre, 1972) – 11’; Chantal Akerman: No cinema – 17’.

Ambas as edições, contudo, estão esgotadas.

Sabemos que os direitos do filme estão atualmente com a FILMICCA, antiga Supo Mungam Plus, empresa que já fez parceria com a Versátil Home Video e trouxe ao mercado os Blu-rays de, por exemplo, Retrato de Uma Jovem em Chamas, Você Nunca Esteve Realmente Aqui, O Piano e Em Trânsito.

Lá fora, o filme recebeu uma edição em Blu-ray pela Criterion, conforme noticiado na época aqui no Blog.

Agora que o filme é considerado o melhor de todos os tempos segundo a Sight & Sound, quem sabe o filme não volte para as prateleiras do país?

O BJC tem um canal no Telegram! Clique aqui e assine para receber dicas e notícias em primeira mão! [t.me/blogdojotace].

E acompanhe a gente também no YouTube! Nosso canal tem conteúdo diário, com unboxings, notícias e as lives que vão ao ar toda sexta-feira!

DVDs e Blu-rays em oferta na Amazon Brasil:

CLIQUE AQUI