Apresentamos os candidatos mais votados no Prêmio BJC 2022, tradicional escolha da nossa comunidade dos melhores e piores do ano que passou. Vale lembrar novamente que, pela primeira vez desde a sua criação, o PBJC teve os candidatos escolhidos em uma fase anterior, a partir da votação do público. Também tivemos uma redução de categorias, focando essencialmente nas edições em DVD e Blu-ray. A votação final aconteceu na segunda metade do mês de janeiro, e o resultado conheceremos agora.

O vencedor da principal categoria foi o SteelBook de Batman, repetindo o feito da DC em 2021 com o SteelBook de Mulher-Maravilha 1984. A melhor edição em Blu-ray por uma independente foi a campeã de vendas Coleção Studio Ghibli, seguida de pertinho pela trilogia Rambo.

A melhor luva do ano foi da edição de Repulsion, com a festejada sobrecapa de cristal. Em segundo lugar ficou a edição de Elvis e sua luva cheia de efeitos em relevo e verniz.

A melhor edição em DVD do ano ficou com a Coleção A Hora do Espanto, um Digipak duplo enluvado com arte exclusivo do Brasil. Em segundo lugar ficou com Drive My Car também com ótima votação.

O pior lançamento do ano ficou com a “edição de colecionador” de Poltergeist. Uma edição em Blu-ray limitada, com preço alto e vários erros no material gráfico. Logo atrás vem a edição de Mestres do Universo também em Blu-ray, que saiu no início do ano passado e nos deixou com muita vergonha do nosso mercado de mídia física.

Abaixo todos os resultados e os percentuais de cada um dos candidatos:

01/05 | Melhor lançamento em Blu-ray de filme do ano por distribuidora major

Vencedor: Batman (SteelBook) – 34,2% CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

02/05 | Melhor edição em Blu-ray de filme do ano por distribuidora independente

Vencedor: Coleção Studio Ghibli – 29,5%

03/05 | Melhor luva do ano (conjunto arte+acabamento)

Vencedor: Repulsion – 20,6% CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

04/05 | Melhor edição em DVD do ano

Vencedor: Coleção A Hora do Espanto – 35,6% CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

05/05 | Pior edição em Blu-ray do ano

Mais votada: Poltergeist: Edição de Colecionador – 35,2%

SteelBook de BATMAN na Amazon Brasil:

CLIQUE AQUI