ACABOU! Sony não renova com Solutions 2 Go e é o último grande estúdio a deixar o Brasil

A Mulher da Tocha foi embora!

3
4783

Depois da Disney, Universal, Paramount e Warner, agora é a vez de noticiar a saída da Sony Pictures Home Entertainment (a antiga Columbia Pictures) do mercado brasileiro de mídia física para filmes e séries. O BJC apurou que o contrato de distribuição e marketing do estúdio com a Solutions 2 Go não foi renovado (provavelmente encerrou em 31 de março) e, assim sendo, não haverá mais lançamentos da Sony por aqui a partir de agora.

A Sony já não vinha lançando novos títulos desde a metade do ano passado no Brasil. Esse ano tivemos um repique de alguns filmes com exclusividade pela Vídeo Pérola, mas produções como Uncharted – Fora do Mapa, Venom: Tempo de Carnificina e Morbius ficaram na saudade.

Lembrando que no ano passado fizemos até uma campanha chamada #VoltaSony, mas as exigências em relação a maiores tiragens e outros detalhes não revelados acabaram por inviabilizar a continuidade da empresa no Brasil.

Por consequência de tudo isso, não temos mais nenhum grande estúdio de Hollywood operando o mercado de mídia física no nosso país. Como já comentamos em algumas lives, voltamos para o final da década de 1970, quando o mercado de VHS era dominado por empresas locais, sem a presença oficial das marcas dos Estados Unidos.

E como desgraça pouca é bobagem, a Sony, que até meses atrás estava mantendo o nosso idioma em lançamentos lá fora, resolveu imitar a concorrência e parou de incluir o português em seus lançamentos nos EUA, como é o caso do Blu-ray de Desaparecida.

Por essas e por outras que é importante você participar da nossa enquete que está fazendo um levantamento sobre colecionadores que falam português. Clique aqui e responda as 4 perguntas, não leva nem 1 minuto!

É o que nos resta, lutar pela volta do nosso idioma em edições lá fora. Só depois podemos pensar no retorno dos estúdios para o Brasil, se um dia isso ainda for viável. Sabemos que as independentes ainda estão lançando DVDs e Blu-rays no Brasil, mas a falta de lançamentos de cinema em mídia física é algo que vai prejudicar muito o mercado nacional a médio e longo prazo. O catálogo é importante para muitos colecionadores, porém não tem força suficiente para mover uma indústria que está extremamente nichada no mundo inteiro e que encolheu demais nos últimos anos por aqui.

Com tudo isso, o clima da comunidade brasileira, que já era desanimador, agora ficou ainda mais angustiante. Foram 40 anos de mídia física oficialmente no Brasil, passamos pelo VHS, DVD e Blu-ray. Não tivemos nenhum Blu-ray 4K de grande estúdio no país e, pelo jeito, nunca teremos.

DVDs e Blu-rays em oferta na Amazon Brasil:

CLIQUE AQUI