Conheça o primeiro DVD lançado no Brasil!

Edição chegou pela FlashStar em 1997!

11
303

Semana passada, durante a já tradicional sessão de perguntas no Instagram do BJC, me perguntaram qual era o item mais raro que eu gostaria de ter na coleção, mas que até hoje eu não tinha conseguido. Minha resposta foi:

A partir daí, muitas pessoas questionaram qual era esse DVD. Pois respondo com esse post, para ficar nos arquivos do BJC: o primeiro DVD brasileiro foi lançado em 1997 pela FlashStar e trazia o filme Era uma vez na América em uma mídia dupla face, em que o filme e os poucos extras eram divididos em dois lados como se fosse um LP.

Fotos abaixo, retiradas de um anúncio desativado no Enjoei:

Um post no perfil do Cinemagia detalhou mais sobre o lançamento:

O primeiro DVD inteiramente produzido no Brasil só viu a luz do dia graças a distribuidora FlashStar. Em 1997 a empresa mantinha contato com a Care Ware, através do programador Renato Oshima que ofereceu os serviços de pré-masterização do disco, popularmente conhecido como autoração.

Na época, poucas empresas sabiam realizar essa tarefa e tinham os softwares necessários para montar o projeto. O trabalho de autoração levou quase um mês e custou cerca de R$25.000,00 – curioso demais, já que atualmente é possível fazer isso de graça, em menos de uma hora.

A escolha do título “Era uma vez na América” foi feita pela FlashStar, título que a empresa tinha os direitos de uso. A parceria com a Care Ware seguiu por alguns anos e a FlashStar foi, aos poucos, aperfeiçoando a técnica de seus lançamentos. Atualmente esse DVD da FlashStar é item raro de colecionador e possui esse valor histórico de ser o primeiro DVD produzido no Brasil.

A publicação ainda traz uma reprodução de matéria da época:

E vejam só que curioso: um filme da Warner/The Ladd Company lançado por uma independente no Brasil. E só agora vi que não tem o logo da do estúdio original na embalagem (mas tinha o da UBV)!

Como esse mercado nacional surpreende a gente desde sempre, não é mesmo? 😃