Receiver HT Samsung deteriorando imagem de DVD's

Discussão sobre equipamentos de áudio, receivers etc.
Fred Prateado
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 36
Registrado em: Dom 02 Out 2011 23:13

Receiver HT Samsung deteriorando imagem de DVD's

Mensagem por Fred Prateado » Dom 26 Fev 2012 13:19

Olá pessoal, estou com um probleminha aqui. Seguinte: recentemente adquiri um receiver Samsung modelo HW-D650S, ligo nele todos meus outros aparelhos via HDMI (ele tem 4 entradas) e mando o sinal do receiver também via HDMI pra TV, até aí nada de anormal.
O problema está sendo com o meu BD player (um Samsung BD-C5500) que antes era ligado via HDMI direto na TV e ele fazia um upscaling de DVD perfeitamente, mesmo DVD's tendo baixa resolução (720x480) a imagem ficava excepcional.
Depois que passei a ligar o BD no receiver, aí ferrou com a imagem de DVD, a imagem fica ruim demais, a impressão que dá é que o receiver não está fazendo a varredura progressiva no DVD, fazendo que com o upscaling não seja efetuado.
Alguém está ou teve problema parecido, mesmo que com aparelhos de outras marcas?

Ps: uma opção seria eu voltar o BD direto na TV e usar a saída ótica pro áudio, mas aí eu perderia o áudio HD :no:

Valeu!

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: Receiver HT Samsung deteriorando imagem de DVD's

Mensagem por Chancer » Dom 26 Fev 2012 21:38

Primeiro de tudo, confere se o upscaling não foi desativado por algum motivo.
Veja se o receiver está fazendo algum processamento na imagem. Tente desabilitar.
Também pode ser que tenha uma opção de passthrough de imagem, assim o receiver capta apenas o áudio e joga a imagem pra TV exatamente como veio do BD, mas neste caso, se você precisar mexer em alguma coisa do receiver que coloque uma imagem ou menu na tela, ele deve fazer um chaveamento que tira imagem e mostra só esse menu. Quando fechar, a imagem volta. (O meu faz isso, pelo menos).

Fred Prateado
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 36
Registrado em: Dom 02 Out 2011 23:13

Re: Receiver HT Samsung deteriorando imagem de DVD's

Mensagem por Fred Prateado » Seg 27 Fev 2012 10:56

Chancer, no BD a opção de upscaling está ativada normalmente, e na TV a opção de progressive scan também. No receiver não há nenhuma opção sobre imagens, todas as opções de menu do receiver são apenas sobre configuração do áudio, calibragem e posicionamento das caixas.
No manual no receiver também não há nenhuma menção sobre imagens, upscaling, progressive scan, etc. Mas tenho certeza que o problema esta no receiver, pois se eu ligo o BD direto na TV, a imagem fica perfeita, só coloco o BD no receiver a imagem fica "mediana".
Como eu disse anteriormente, eu poderia resolver o problema deixando o BD direto na TV mesmo e jogando o áudio do BD pro receiver via cabo ótico, mas estaria mantando o audio DTS-HD MA e/ou Dolby TrueHD quando fosse assistir um Blu-ray. Como diz o ditado, todo bônus tem seu ônus :(

Agora a pérola do dia: liguei no suporte da Samsung, e o infeliz do atendente nem sabia sequer o que era upscaling de DVD. Depois de eu dar uma pequena explicação pra ele, ele soltou a seguinte pérola: "Então nesse caso o problema não é dos aparelhos Samsung que o senhor possui, e sim do disco DVD. O senhor tem que entrar em contato com o fabricante do DVD e questionar o porque da imagem estar ruim". Eu mereço ouvir essas coisas em plena segunda-feira de manhã :nervoso:

Hercules
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 53
Registrado em: Qui 26 Jan 2012 08:42
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Receiver HT Samsung deteriorando imagem de DVD's

Mensagem por Hercules » Seg 27 Fev 2012 23:50

Fred Prateado escreveu:Olá pessoal, estou com um probleminha aqui. Seguinte: recentemente adquiri um receiver Samsung modelo HW-D650S, ligo nele todos meus outros aparelhos via HDMI (ele tem 4 entradas) e mando o sinal do receiver também via HDMI pra TV, até aí nada de anormal.
O problema está sendo com o meu BD player (um Samsung BD-C5500) que antes era ligado via HDMI direto na TV e ele fazia um upscaling de DVD perfeitamente, mesmo DVD's tendo baixa resolução (720x480) a imagem ficava excepcional.
Depois que passei a ligar o BD no receiver, aí ferrou com a imagem de DVD, a imagem fica ruim demais, a impressão que dá é que o receiver não está fazendo a varredura progressiva no DVD, fazendo que com o upscaling não seja efetuado.
Alguém está ou teve problema parecido, mesmo que com aparelhos de outras marcas?

Ps: uma opção seria eu voltar o BD direto na TV e usar a saída ótica pro áudio, mas aí eu perderia o áudio HD :no:

Valeu!
Nos novos aparelhos estão deixando de usar esses termos " upscaling " e " progressive scan " ( progressive scan nada mais é do que a resolução 480P , na época do DVD e da tv de tubo isso era um diferencial ) , já que essas funções não passam de aumento de resolução da imagem , coisa que qualquer tv ou BD e a maioria dos players de DVD novos o fazem .
No meu HT eu tenho que mudar a resolução do DVD manualmente para 480P , 720P ou 1080i , já que a resolução memorizada é sempre 480i ... Mas meu HT é velhinnho , hoje eu só o uso para reproduzir o som do BD player em DTS ou DDigital via cabo óptico .
Geralmente as tvs tem um botão no controle ( na minha se chama " info " ) que mostra a resolução da imagem que está passando no momento , você já confirmou que a imagem do DVD ( via seu HT ) está sendo reproduzida em resolução HD mesmo ?

Atendentes sejam de que ramo for , não entendem nada dos produtos que trabalham mesmo , até vendedor é díficil achar um que saiba alguma coisa ...

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: Receiver HT Samsung deteriorando imagem de DVD's

Mensagem por Chancer » Ter 28 Fev 2012 22:42

Isso acontece só com DVDs? BD fica normal? Consegue perceber se a imagem está cortada, com as bordas faltando? Se sim, tenta mudar o formato da imagem na TV (aqueles 4:3, 16:9, Zoom), veja se tem uma opção Just Scan e se fica melhor.

Fred Prateado
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 36
Registrado em: Dom 02 Out 2011 23:13

Re: Receiver HT Samsung deteriorando imagem de DVD's

Mensagem por Fred Prateado » Qua 29 Fev 2012 08:38

@Hercules
O problema todo está no processo do HT receber a imagem do BD player e mandar pra TV, nesse processo de "passthrough" é onde o HT está fodendo com tudo. Como eu disse anteriormente e volto a repetir, se eu ligar o BD player direto na TV, o BD player faz o upsclaing do DVD e manda uma imagem linda e perfeita pra TV, fica parecendo imagem de canal HD, ele faz um upscaling perfeito. Agora se eu ligo o BD player no receiver, e o receiver na TV (tudo por HDMI) aí a imagem fica ruim, parecendo imagem de canal SD, ou seja, por algum motivo o HT não está deixando passar o upscaling.
Fiz um teste com meu PS3 e acontece a mesma coisa, direto na TV ele faz o upscaling perfeitamente, pelo HT a imagem fica bichada também, então está claro pra mim que o receiver está barrando o melhoramento da imagem.
Como prefiro melhor imagem do que som, vou deixar o BD player direto na TV e usar cabo ótico pro áudio, pena que matarei o áudio HD dos blu-ray.

@Chancer,
Nos blu-ray's isso não acontece não, a imagem fica perfeita. Quanto ao formato da imagem, isso também está normal. O problema que me refiro em relação à imagem do DVD é que ela fica sem resolução satisfatória, percebe-se claramente os pixels da imagem, coisa que fazendo o upscaling direto pelo BD player isso não acontece.

Obrigado aos amigos pelas respostas :joinha:

Hercules
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 53
Registrado em: Qui 26 Jan 2012 08:42
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Receiver HT Samsung deteriorando imagem de DVD's

Mensagem por Hercules » Qua 29 Fev 2012 11:50

Fred Prateado escreveu:Como prefiro melhor imagem do que som, vou deixar o BD player direto na TV e usar cabo ótico pro áudio, pena que matarei o áudio HD dos blu-ray.
Acho que não vale a pena perder o audio HD não hein ...
Se você ainda assite muito DVD , é melhor comprar um player específico , com upscaling e HDMI , assim você liga direto na tv e no HT via cabo optico e não perde nem o audio HD dos BDs nem a imagem e som melhor dos DVDs ...
Uma bom player de DVD custa em torno de R$ 200 , tem aqueles mais simples na faixa de R$ 100 , mas não tem HDMI nem upscaling . Ou então pode ir direto para um player de BD como o Philips BDP 3200 , que custa uns R$ 50 a mais que um DVD player mais sofisticado e além dos DVDs com resolução melhor tem as vantagens de um player de BD , como internet e mkv .

Uma dúvida , os extras em SD presentes nos BDs , também perdem o upscaling quando transmitidos por seu HT para a tv ou só o conteúdo gravado em DVD mesmo ?
Outra coisa , consegue confirmar a resolução da imagem quando está rodando DVD ( 480i , 480P , 720P ... ) , assim saberá se a imagem está tendo upscaling ou não , geralmente as tvs tem um botão no controle que mostram as infos na tela , como conexão , resolução , taxa HZ , exemplo na imagem abaixo .
Imagem

Fred Prateado
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 36
Registrado em: Dom 02 Out 2011 23:13

Re: Receiver HT Samsung deteriorando imagem de DVD's

Mensagem por Fred Prateado » Qui 01 Mar 2012 11:23

@Hercules,

Por incrível que pareça tenho um DVD player LG DV397H, que tem HDMI e também faz upscaling, mas está a meses encostado num canto por falta de espaço na minha estante, e como meu BD player faz a função dos dois, não ví necessidade de deixar os dois na sala, mas realmente é uma alternativa mesmo, bem lembrado da sua parte.

A imagem do DVD aparece ruim de qualquer jeito, seja no filme principal, seja nos extras. A minha TV é uma Samsung muito parecido com a sua, inclusive a tela de info é a mesma. Quando assito BD, aperece 1920x1080@24Hz, quando assisto DVD aparece 1920x1080@60Hz. Ou seja, o HT até manda a imagem upscaleonada em 1080p, mas acho que está somente "duplicando" o tamanho, porque a imagem fica toda pixelizada.

É que não tenho câmera digital, e meu celular a cam dele é VGA, senão tiraria uma imagem pra você ver como fica feio o upscaling do HT.

Mais uma vez obrigado pelas respostas :joinha:

Responder