Ricardo Sócio escreveu:Chancer, não é que seu receiver tenha passado para 1.4.
Se ele era 1.3 não é possível 'convertê-lo' para 1.4 por meio de firmware update.
É que o HDMI 1.4 tem um tipo de conector diferente do 1.3. Então há diferença de hardware. Basicamente, o conector do 1.4 é menor que o 1.3, apesar de ter os mesmos 19 pinos.
Então, seu receiver pode ter sido habilitado para funcionar como se fosse um HDMI 1.4, como, por exemplo, lidar com conteúdo 3D Full-HD. Mas a versão do HDMI continua sendo 1.3.
Como eu disse no vídeo, o cabo 1.3 é capaz de passar um sinal 3D.
Hardware que eu queria dizer seria a parte eletrônica do receiver/player. Um conector, na minha concepção, não caracteriza hardware. E o conector novo, HDMI Micro Connector (Type D), é um conector alternativo, não significa que o grande não pode ser usado como 1.4. O Micro tem exatamente a mesma função do conector grande: conectar o cabo ao hardware, não importa se é grande, micro, RCA ou se o cabo está soldado nos pinos.
O que vai fazer a diferença no cabo é a fiação dele. Desde a versão 1.0 ele tem 19 pinos. Podia ser que na época que foi lançado, nem todos eram utilizados, então um cabo bem podrão poderia não ser "otimizado" para que todas as 19 vias funcionassem em plena capacidade. Ou seja, poderia ser capaz de funcionar em baixas frequências, mas em altas, todos os dados seriam distorcidos. Isso não permitiria a transmissão em alta bitrate.
Já os cabos bons, eram desenvolvidos para trabalhar em altas frequências, sem grande efeito de capacitâncias parasitas e atenuações, com melhor material, e obviamente têm uma blindagem bem superior. Nunca abri um cabo, mas acredito que nos bons cabos, os fios sejam trançados, afim de reduzir os ruídos eletromagnéticos. Num cabo meia boca, vai saber...