Tributação

Compras nas Amazons, eBay e outras lojas mundo afora!
Kairo_87
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 38
Registrado em: Ter 03 Dez 2013 13:42
Localização: Fortaleza - CE

Re: Tributação

Mensagem por Kairo_87 » Seg 13 Jan 2014 22:46

RevoLt escreveu:
Kairo_87 escreveu:Tem como saber se foi tributado já pelo rastreio?
Sim. Aparece no rastreio : ´´Tributado, emissão de nota´´
Obrigado conterrâneo!

Kairo_87
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 38
Registrado em: Ter 03 Dez 2013 13:42
Localização: Fortaleza - CE

Re: Tributação

Mensagem por Kairo_87 » Qua 22 Jan 2014 13:00

Uma dúvida: sempre que a Amazon americana cobrar imposto antecipado é sinal de que o meu pedido virá via DHL ou Ups mesmo escolhendo o frete mais barato?

GF Souza
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 325
Registrado em: Dom 02 Jun 2013 17:52
Localização: Juiz de Fora/MG

Re: Tributação

Mensagem por GF Souza » Qua 22 Jan 2014 13:07

Kairo_87 escreveu:Uma dúvida: sempre que a Amazon americana cobrar imposto antecipado é sinal de que o meu pedido virá via DHL ou Ups mesmo escolhendo o frete mais barato?
Quase sempre. No caso de jogos é pela i-parcel. No caso de bluray e DVD o envio é pela DHL. Livros também é pela i-parcel, mas no caso são isentos de impostos.
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte." - Gandalf

http://c.mymovies.dk/gfesouza
http://instagram.com/gfesouza

macflii
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 973
Registrado em: Qui 25 Out 2012 14:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: Tributação

Mensagem por macflii » Qua 22 Jan 2014 19:03

GF Souza escreveu:Quase sempre. No caso de jogos é pela i-parcel. No caso de bluray e DVD o envio é pela DHL. Livros também é pela i-parcel, mas no caso são isentos de impostos.
Já me enviaram livro por DHL tb.
Kairo_87 escreveu:Uma dúvida: sempre que a Amazon americana cobrar imposto antecipado é sinal de que o meu pedido virá via DHL ou Ups mesmo escolhendo o frete mais barato?
Sempre que pagares o imposto antecipado, sua encomenda será enviada por transportadora, chegando em sua casa em um prazo médio de uma semana, mesmo pelo frete mais barato.

GF Souza
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 325
Registrado em: Dom 02 Jun 2013 17:52
Localização: Juiz de Fora/MG

Re: Tributação

Mensagem por GF Souza » Qua 22 Jan 2014 19:23

macflii escreveu: Já me enviaram livro por DHL tb.
Sim, depois que a Amazon começou a cobrar imposto antecipado, tudo era enviado via DHL (incluindo livros), mas desde o segundo semestre de 2013 (não sei ao certo em que mês começou), as categorias games (onde é cobrado imposto) e livros tem sido enviados pela i-parcel, tendo casos em que demoram mais de 45 dias para chegar.
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte." - Gandalf

http://c.mymovies.dk/gfesouza
http://instagram.com/gfesouza

macflii
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 973
Registrado em: Qui 25 Out 2012 14:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: Tributação

Mensagem por macflii » Qua 22 Jan 2014 22:23

GF Souza escreveu:
macflii escreveu: Já me enviaram livro por DHL tb.
Sim, depois que a Amazon começou a cobrar imposto antecipado, tudo era enviado via DHL (incluindo livros), mas desde o segundo semestre de 2013 (não sei ao certo em que mês começou), as categorias games (onde é cobrado imposto) e livros tem sido enviados pela i-parcel, tendo casos em que demoram mais de 45 dias para chegar.
Putz. Não sabia dessa. :no:
Brasil é incrível... no caso dos livros, mesmo sendo imune, ainda assim demoram para liberar. Inacreditável.

timepink
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 128
Registrado em: Dom 22 Dez 2013 21:25
Localização: Curitiba

Re: Tributação

Mensagem por timepink » Qua 22 Jan 2014 23:28

GF Souza escreveu:
macflii escreveu: Já me enviaram livro por DHL tb.
Sim, depois que a Amazon começou a cobrar imposto antecipado, tudo era enviado via DHL (incluindo livros), mas desde o segundo semestre de 2013 (não sei ao certo em que mês começou), as categorias games (onde é cobrado imposto) e livros tem sido enviados pela i-parcel, tendo casos em que demoram mais de 45 dias para chegar.
Comprei 2 livros que foram enviados um em novembro, e outro em dezembro e ambos vieram por DHL. Talvez haja algum critério.

GF Souza
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 325
Registrado em: Dom 02 Jun 2013 17:52
Localização: Juiz de Fora/MG

Re: Tributação

Mensagem por GF Souza » Qui 23 Jan 2014 05:43

timepink escreveu:
GF Souza escreveu:
macflii escreveu: Já me enviaram livro por DHL tb.
Sim, depois que a Amazon começou a cobrar imposto antecipado, tudo era enviado via DHL (incluindo livros), mas desde o segundo semestre de 2013 (não sei ao certo em que mês começou), as categorias games (onde é cobrado imposto) e livros tem sido enviados pela i-parcel, tendo casos em que demoram mais de 45 dias para chegar.
Comprei 2 livros que foram enviados um em novembro, e outro em dezembro e ambos vieram por DHL. Talvez haja algum critério.
Interessante ... como normalmente o povo só escreve para reclamar, eu pensei que a questão dos livros pela i-parcel tinha virado padrão ...
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte." - Gandalf

http://c.mymovies.dk/gfesouza
http://instagram.com/gfesouza

Avatar do usuário
Csandiego
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 888
Registrado em: Qua 11 Abr 2012 23:36

Re: Tributação

Mensagem por Csandiego » Qui 23 Jan 2014 12:44

GF Souza escreveu:
timepink escreveu:
GF Souza escreveu: Sim, depois que a Amazon começou a cobrar imposto antecipado, tudo era enviado via DHL (incluindo livros), mas desde o segundo semestre de 2013 (não sei ao certo em que mês começou), as categorias games (onde é cobrado imposto) e livros tem sido enviados pela i-parcel, tendo casos em que demoram mais de 45 dias para chegar.
Comprei 2 livros que foram enviados um em novembro, e outro em dezembro e ambos vieram por DHL. Talvez haja algum critério.
Interessante ... como normalmente o povo só escreve para reclamar, eu pensei que a questão dos livros pela i-parcel tinha virado padrão ...
Novembro e dezembro são meses de muito movimento por lá, então deve ter sido uma exceção mandar via DHL já que muita coisa viria por eles mesmo.
"Be without fear in the face of your enemies. Be brave and upright that God may love thee. Speak the truth always, even if it leads to your death. Safeguard the helpless and do no wrong. That is your oath." (Kingdom of Heaven, 2005)

grazi
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 35
Registrado em: Qui 23 Jan 2014 19:54

Re: Tributação

Mensagem por grazi » Sex 24 Jan 2014 12:42

eu tive meu blu-ray do Friends (UK) taxado uma semana atrás em R$103,00 e alguns centavos!

foi a primeira compra internacional que tive que pagar pra retirar, e mesmo que somando tudo não tenha chegado perto do valor cobrado no Brasil, foi bem frustrante :cry2:

carloshachem
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 24
Registrado em: Sáb 22 Dez 2012 15:05

Re: Tributação

Mensagem por carloshachem » Dom 26 Jan 2014 12:21

Uma dúvida: quando um livro é enviado por courier, há cobrança de taxas administrativas, desembaraços alfandegários e etc. pelo simples fato de ser courier, ou mesmo nesse caso há isenção de toda e qualquer taxa pelo fato de ser um livro?

timepink
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 128
Registrado em: Dom 22 Dez 2013 21:25
Localização: Curitiba

Re: Tributação

Mensagem por timepink » Dom 26 Jan 2014 14:58

carloshachem escreveu:Uma dúvida: quando um livro é enviado por courier, há cobrança de taxas administrativas, desembaraços alfandegários e etc. pelo simples fato de ser courier, ou mesmo nesse caso há isenção de toda e qualquer taxa pelo fato de ser um livro?
Nenhuma taxa é cobrada. É só o valor do frete e mais nada.

EeK
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 53
Registrado em: Sex 05 Abr 2013 17:09

Re: Tributação

Mensagem por EeK » Ter 28 Jan 2014 04:20

Estou pensando em solicitar a revisão do valor tributado, pela primeira vez. Meu caso é o seguinte:

Comprei um brinquedo na Amazon (EUA), no valor de US$30. De lá, foi enviado para a Shipito, que encaminhou a encomenda até mim por Airmail Priority, com um custo de US$34.1. Declarei o valor real do produto e o descrevi corretamente no formulário (US$30 - toy). Como de costume nos envios da Shipito, não consta o valor do frete em nenhum lugar do pacote. Chegando ao Brasil, o auditor fiscal arbitrou um valor aduaneiro de US$60, sobre o qual incide a alíquota de 60% referente ao imposto de importação.

Minha dúvida é: devo pedir revisão, considerando que o frete, em teoria, foi nulo, e o auditor simplesmente decidiu considerar um valor duas vezes maior para o produto? Ou deixo pra lá e arco com a tributação como se o frete tivesse sido realmente incluído no cálculo (embora não tenha sido)?

GF Souza
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 325
Registrado em: Dom 02 Jun 2013 17:52
Localização: Juiz de Fora/MG

Re: Tributação

Mensagem por GF Souza » Ter 28 Jan 2014 08:10

EeK escreveu:Estou pensando em solicitar a revisão do valor tributado, pela primeira vez. Meu caso é o seguinte:

Comprei um brinquedo na Amazon (EUA), no valor de US$30. De lá, foi enviado para a Shipito, que encaminhou a encomenda até mim por Airmail Priority, com um custo de US$34.1. Declarei o valor real do produto e o descrevi corretamente no formulário (US$30 - toy). Como de costume nos envios da Shipito, não consta o valor do frete em nenhum lugar do pacote. Chegando ao Brasil, o auditor fiscal arbitrou um valor aduaneiro de US$60, sobre o qual incide a alíquota de 60% referente ao imposto de importação.

Minha dúvida é: devo pedir revisão, considerando que o frete, em teoria, foi nulo, e o auditor simplesmente decidiu considerar um valor duas vezes maior para o produto? Ou deixo pra lá e arco com a tributação como se o frete tivesse sido realmente incluído no cálculo (embora não tenha sido)?
Eu pessoalmente acho muito trabalho por causa de U$18,00 ... sendo que, em tese, você está pagando o imposto a menor. Além disso, o reexame pode ser negado pelo fato de você não apresentar provas com relação ao frete e você irá ter que pagar multa sobre o imposto atrasado (quando você pede reexame, não muda a data de vencimento do imposto caso ele seja negado, ela só muda se o pedido for aceito, pois gera uma nova guia de imposto).
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte." - Gandalf

http://c.mymovies.dk/gfesouza
http://instagram.com/gfesouza

macflii
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 973
Registrado em: Qui 25 Out 2012 14:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: Tributação

Mensagem por macflii » Ter 28 Jan 2014 10:58

GF Souza escreveu:
EeK escreveu:Estou pensando em solicitar a revisão do valor tributado, pela primeira vez. Meu caso é o seguinte:

Comprei um brinquedo na Amazon (EUA), no valor de US$30. De lá, foi enviado para a Shipito, que encaminhou a encomenda até mim por Airmail Priority, com um custo de US$34.1. Declarei o valor real do produto e o descrevi corretamente no formulário (US$30 - toy). Como de costume nos envios da Shipito, não consta o valor do frete em nenhum lugar do pacote. Chegando ao Brasil, o auditor fiscal arbitrou um valor aduaneiro de US$60, sobre o qual incide a alíquota de 60% referente ao imposto de importação.

Minha dúvida é: devo pedir revisão, considerando que o frete, em teoria, foi nulo, e o auditor simplesmente decidiu considerar um valor duas vezes maior para o produto? Ou deixo pra lá e arco com a tributação como se o frete tivesse sido realmente incluído no cálculo (embora não tenha sido)?
Eu pessoalmente acho muito trabalho por causa de U$18,00 ... sendo que, em tese, você está pagando o imposto a menor. Além disso, o reexame pode ser negado pelo fato de você não apresentar provas com relação ao frete e você irá ter que pagar multa sobre o imposto atrasado (quando você pede reexame, não muda a data de vencimento do imposto caso ele seja negado, ela só muda se o pedido for aceito, pois gera uma nova guia de imposto).
Já que o frete custou US$34 e o produto US$30, eu não recorreria, até mesmo pq vc tem que comprovar o valor que pagou. Se na guia não diz o valor do frete e vc não tem como comprovar o valor pago (a menor), melhor deixar quieto.

A tributação ocorre em cima do valor do bem + frete e seguro. Na guia tem que dizer o valor do frete. Se não tem, o auditor vai arbitrar o valor, cabendo a você questioná-lo, mas desde que comprove o valor pago, ou que o frete está incluso no valor da mercadoria, o que não é o caso.

EeK
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 53
Registrado em: Sex 05 Abr 2013 17:09

Re: Tributação

Mensagem por EeK » Ter 28 Jan 2014 20:46

GF Souza escreveu:Eu pessoalmente acho muito trabalho por causa de U$18,00 ... sendo que, em tese, você está pagando o imposto a menor. Além disso, o reexame pode ser negado pelo fato de você não apresentar provas com relação ao frete e você irá ter que pagar multa sobre o imposto atrasado (quando você pede reexame, não muda a data de vencimento do imposto caso ele seja negado, ela só muda se o pedido for aceito, pois gera uma nova guia de imposto).
macflii escreveu:Já que o frete custou US$34 e o produto US$30, eu não recorreria, até mesmo pq vc tem que comprovar o valor que pagou. Se na guia não diz o valor do frete e vc não tem como comprovar o valor pago (a menor), melhor deixar quieto.

A tributação ocorre em cima do valor do bem + frete e seguro. Na guia tem que dizer o valor do frete. Se não tem, o auditor vai arbitrar o valor, cabendo a você questioná-lo, mas desde que comprove o valor pago, ou que o frete está incluso no valor da mercadoria, o que não é o caso.
Obrigado pelas respostas, meus amigos.

Resolvi tirar essa dúvida aqui no fórum antes, por não ter certeza se o valor do frete deveria ser comprovado durante o processo de revisão, ou não.

Em caso de resposta negativa, eu certamente solicitaria a revisão, pois são cerca de US$36 apenas de tributos (60% de US$60, sendo que o produto custou metade disso). Já que devo comprovar o pagamento do frete, no entanto, a revisão realmente não vale a pena.

Fica a lição. Deveria ter enviado diretamente pela Amazon. Sairia pelo mesmo preço, no final das contas.

jpessoa
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Ter 11 Fev 2014 12:32

Re: Tributação

Mensagem por jpessoa » Ter 11 Fev 2014 12:42

Tive minha primeira encomenda tributada um pedido de £11.50 no site da amazon.uk comprei um box bluray e chegou um carta na minha residência informando que o meu pedido estava disponível para retirada nos correios mas estão cobrando uma taxa de 68,00 reais de impostos.

Não intendo muito sobre tributação de compras internacionais, não existe um valor limite para que o produto possa ter taxado? mesmo se não tiver acredito que esse valor seja abusivo, quase o dobro do valor que eu paguei.

Gostaria da opinião de vocês, o que eu posso fazer a respeito, tenho o prazo até o final do mês para retirar o pedido nos correios.

Desde já agradeço pela atenção.

macflii
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 973
Registrado em: Qui 25 Out 2012 14:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: Tributação

Mensagem por macflii » Ter 11 Fev 2014 13:01

jpessoa escreveu:Tive minha primeira encomenda tributada um pedido de £11.50 no site da amazon.uk comprei um box bluray e chegou um carta na minha residência informando que o meu pedido estava disponível para retirada nos correios mas estão cobrando uma taxa de 68,00 reais de impostos.

Não intendo muito sobre tributação de compras internacionais, não existe um valor limite para que o produto possa ter taxado? mesmo se não tiver acredito que esse valor seja abusivo, quase o dobro do valor que eu paguei.

Gostaria da opinião de vocês, o que eu posso fazer a respeito, tenho o prazo até o final do mês para retirar o pedido nos correios.

Desde já agradeço pela atenção.
Peça a revisão. Se o valor foi £11.50, o imposto incidiria sobre 60% do valor, o que daria uns R$27 reais.

http://blogdojotace.com.br/2012/01/05/c ... -importao/

jpessoa
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Ter 11 Fev 2014 12:32

Re: Tributação

Mensagem por jpessoa » Ter 11 Fev 2014 13:10

E cobrado ICMS também além dos 60% ?

macflii
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 973
Registrado em: Qui 25 Out 2012 14:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: Tributação

Mensagem por macflii » Ter 11 Fev 2014 18:29

jpessoa escreveu:E cobrado ICMS também além dos 60% ?
Qual o seu Estado? Alguns estados cobram. Ainda assim não chegaria ao valor cobrado.

Jhapa
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 335
Registrado em: Seg 15 Out 2012 17:52
Localização: São Paulo - SP

Re: Tributação

Mensagem por Jhapa » Ter 11 Fev 2014 22:49

macflii escreveu:
jpessoa escreveu:E cobrado ICMS também além dos 60% ?
Qual o seu Estado? Alguns estados cobram. Ainda assim não chegaria ao valor cobrado.
Se não me falha a memória somente MG, RSe SC cobram ICMS...!!

Sammy
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 1216
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 09:37
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Re: Tributação

Mensagem por Sammy » Qua 12 Fev 2014 07:46

Gente, ICMS sobre bens importados para uso próprio é ilegal. Já tem jurisprudência a respeito do assunto, então vale sempre tentar corrigir nos casos de items muito caros.

Outra dica é a seguinte regrinha seguida pela RF:

Valor do item convertido de dólar (ou moeda em questão) para real na cotação do dia da emissão da NTS+ 60% (imposto de importação) + 18% (ICMS nos estados em que aplicável) = valor a ser pago de tributos.

*Importante: O ICMS é um tributo composto e cumulativo, ou seja incide sobre o valor do item + imposto de importação. Ou seja, pagou R$ 50,00 pelo item + R$ 30,00 de imposto de Importação, o ICMS recairá sobre os R$ 80 resultantes dessa soma.

:joinha:

macflii
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 973
Registrado em: Qui 25 Out 2012 14:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: Tributação

Mensagem por macflii » Qua 12 Fev 2014 14:53

Sammy escreveu:Valor do item convertido de dólar (ou moeda em questão) para real na cotação do dia da emissão da NTS+ 60% (imposto de importação) + 18% (ICMS nos estados em que aplicável) = valor a ser pago de tributos.

*Importante: O ICMS é um tributo composto e cumulativo, ou seja incide sobre o valor do item + imposto de importação. Ou seja, pagou R$ 50,00 pelo item + R$ 30,00 de imposto de Importação, o ICMS recairá sobre os R$ 80 resultantes dessa soma.
Não que seja relevante questões doutrinárias, mas o ICMS é imposto não cumulativo. O que ocorre é que nesse caso o seu cálculo é feito por dentro (ICMS integra a sua própria base de cálculo).

No caso dele, caso o seu Estado cobre o ICMS (acho que são esses que o jhapa citou):

Base de cálculo = US$19,00 (valor do produto mais ou menos) + US$11,4 (imposto de importação que é 60%) / (1 - 0,18) [ou 0,17, dependendo do Estado, se é 17% ou 18%]

Base de cálculo = US$37

18% (ICMS) em cima de US$37,00 (que é a base de cálculo desse imposto) = US$6,66

Deveria ter sido cobrado dele algo em torno de US$18 (11,4 + 6,66) (R$44 reais).


Posso ter me enganado em algo aí... podem me corrigir. :)

EDIT: achei esse site que faz o cálculo de forma simples - http://www.tributado.net

Sammy
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 1216
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 09:37
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Re: Tributação

Mensagem por Sammy » Qui 13 Fev 2014 07:29

Talvez eu não tenha sido clara mas, muito embora seja advogada, usei terminologia de matemática financeira e não jurídica.. LOL :anjo:

Muito bom o site indicado! :joinha:

luisloureiro
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 24
Registrado em: Qui 07 Fev 2013 17:24

Re: Tributação

Mensagem por luisloureiro » Qui 13 Fev 2014 17:37

Não sei se essa dúvida minha está no lugar certo, mas vamos lá! Recebi a triste notificação dos correios de tributo, só que pelo valor cobrado, não bate com nenhum produto comprado por mim! Fui nos correios verificar e vi a caixa do produto, lá consta o valor de 41.66 GBP, sendo que as compras minhas que estão pendentes são de 29.41 GBP e de 18.58 GBP! E nenhum dos dois veio com rastreio.
Obviamente entrarei com recurso devido a notícia que abaixo dos $100 ou equivalente estamos isentos de imposto, e na conversão os 41.66 deu coisa de $69!
Mas a dúvida é, como faço pra saber que produto é esse?
Segue a foto do invoice que está no pacote, que pelo menos me deixaram tirar foto.
Imagem

Responder