E chegou mais um pedido que fiz, dessa vez da Amazon, pra Nevada, armazém da Shipito. Aqueles binóculos que a Shopfans se recusou a enviar. Sendo que a Shipito me respondeu por email (após eu explicar a situação dos binóculos e também de explicar a questão da tributação só por vir escrito nome de empresa nas caixas) que pode enviar os binos, mas não pode retirar o nome da empresa do campo de remetente.
Optei por Nevada por conta dos impostos serem menores que no armazém da Califórnia (coisa de alguns dólares).
Pra quem não sabe, a Shipito envia no campo de remetente como SHIPITO LLC, e embaixo vem SEU NOME + SEU ENDEREÇO DO ARMAZÉM DE LÁ. Dessa vez eu não vou especificar que se tratam de binóculos, vou ver como preencho a declaração alfandegária aqui.
Esse item, por sinal (só pra situar também quem não usa esse redirecionador) tem 3.45 lbs (1.56 kg) e dimensões de 13.60 x 10.60 x 5.30. O custo dos fretes ficou US$ 55,02 pro USPS Priority Mail (com rastreamento), 24,90 pro AirMail Economy (sem rastreamento), 61,43 pro USPS First Class International Parcel (sem rastreamento), e por aí vai. Todas as demais opções custam mais que 61 dólares.
O AirMail Economy só tem rastreamento dentro dos EUA, depois que embarcar, não rastreia (agora, no passado era diferente) ABSOLUTAMENTE MAIS NADA. E o prazo mínimo varia, mas é em média de 60 dias MESMO (e não adianta com 30 dias achar que já tem algo errado). Às vezes pode chegar a 90.
Pelo que a Shipito disse, o seguro pode ser acionado a partir dos 90. E no PayPal pode-se contestar em até 180 dias do pagamento, sim. Mas a Shipito bloquearia a conta se isso fosse feito, já que dentro do site há opção de se comunicar extravio. O Airmail tem também seguro contra danos/extravio, mas que obrigatoriamente implica mais 2 dólares de taxa, porque aí precisam tirar foto do conteúdo dela.
Reparem, portanto, como algo minúsculo que não pesa nem 2 quilos já custa isso tudo pra mandar pra cá... E por um frete que nem rastreamento tem. São fornecidos dois códigos, o SAXXXXXXXXXXXXXXXX e o UMXXXXXXXXXXXXXX, mas ambos não rastreiam nada. Quando chega no Brasil, após a Receita liberar, o pacote tem um código gerado pelos Correios brasileiros, tipo REXXXXXXXXXXX ou similar, mas não adiantaria por ex. reclamar no 0800 de posse de um código SAXXXXXXXXXX e UMXXXXXXXXXXX.
E a respeito do que eu falei sobre a Receita contabilizar custo de produto + frete/seguro e custo do envio do redirecionador, essa resposta (que indeferiu pedido de revisão) confirma isso:
https://s14.postimg.io/pb5kk7ye7/XXXXXXX.jpg
Daí a importância CABAL de se omitir na declaração alfandegária (ou levar em conta) o custo do frete.
Se a Receita diz que remetente pessoa física não paga imposto até 50 dólares, então esses 50 compreendem:
Produto
Frete
Seguro, se houver
Custo do envio do redirecionador
E levando pelo entendimento do decreto-lei, são 100 dólares (independente do remetente, não importa se foi pessoa física ou jurídica), nessa somatória aí. Mas dentro do perfil da Shipito é preciso desmarcar a opção de informar o valor do frete na declaração alfandegária, ou assumir que ele virá discriminado (não sei se vem, pois não recebi meu pedido de 28/07 ainda).
Ainda sobre a Shipito, tela de pedidos especiais que podem ser feitos:
https://s16.postimg.org/ksu9moeyt/XXXXXXX.png
Pro meu pedido atual, optei por esses:
Fotos do Conteúdo (US$2,00)
Remover a Invoice (NF da Loja) (US$1,00)
Plástico Bolha (US$2,00)