Correios devolvendo encomendas internacionais sem rastreio
Enviado: Ter 20 Nov 2018 15:45
Minhas encomendas (com e sem rastreio) de vários países costumavam ser entregues sem muito atraso, mas nas últimas semanas percebi um aumento na demora para entrega, sendo que algumas ainda não chegaram.
Há alguns dias recebi e-mail da Amazon UK sobre uma compra que foi enviada sem rastreio no dia 05/10. Me informaram que a encomenda foi devolvida para a loja logo após ter chegado no Brasil, sem qualquer explicação. Fui reembolsado, fiz um novo pedido (mesmo produto, mesma loja), porém dessa vez enviaram com rastreio (não pedi isso) através da empresa i-parcel, me cobrando o mesmo valor de frete. Dessa vez foi entregue rapidamente e sem qualquer cobrança.
Já uma outra encomenda pequena enviada (sem código de rastreio) por uma pessoa física da Inglaterra no dia 08/10 chegou no Brasil e foi imediatamente devolvida no dia 17/10, sendo que o remetente só recebeu de volta no dia 15/11. O motivo alegado foi "objeto sem código S10", ou seja, foi devolvido por ter sido enviado sem o código de rastreio! Vejam a foto que o vendedor me mandou:
Poucos dias depois, recebi mensagem de outra pessoa física, que enviou uma encomenda de igual tamanho no dia 17/10, a qual chegou no Brasil e foi imediatamente devolvida no dia 26/10, sendo que ele só recebeu de volta no dia 19/11. O motivo da devolução foi o mesmo, conforme foto abaixo:
Liguei hoje para a Central de Atendimento dos Correios (telefone 3003-0100) e fui informado que o procedimento correto é dar um código de rastreio nacional para objetos vindos do exterior sem código de rastreio e informar ao destinatário que deve pagar a taxa de 15 reais para que cada objeto seja entregue na residência.
Alguém mais passou por situação parecida recentemente?
Há alguns dias recebi e-mail da Amazon UK sobre uma compra que foi enviada sem rastreio no dia 05/10. Me informaram que a encomenda foi devolvida para a loja logo após ter chegado no Brasil, sem qualquer explicação. Fui reembolsado, fiz um novo pedido (mesmo produto, mesma loja), porém dessa vez enviaram com rastreio (não pedi isso) através da empresa i-parcel, me cobrando o mesmo valor de frete. Dessa vez foi entregue rapidamente e sem qualquer cobrança.
Já uma outra encomenda pequena enviada (sem código de rastreio) por uma pessoa física da Inglaterra no dia 08/10 chegou no Brasil e foi imediatamente devolvida no dia 17/10, sendo que o remetente só recebeu de volta no dia 15/11. O motivo alegado foi "objeto sem código S10", ou seja, foi devolvido por ter sido enviado sem o código de rastreio! Vejam a foto que o vendedor me mandou:
Poucos dias depois, recebi mensagem de outra pessoa física, que enviou uma encomenda de igual tamanho no dia 17/10, a qual chegou no Brasil e foi imediatamente devolvida no dia 26/10, sendo que ele só recebeu de volta no dia 19/11. O motivo da devolução foi o mesmo, conforme foto abaixo:
Liguei hoje para a Central de Atendimento dos Correios (telefone 3003-0100) e fui informado que o procedimento correto é dar um código de rastreio nacional para objetos vindos do exterior sem código de rastreio e informar ao destinatário que deve pagar a taxa de 15 reais para que cada objeto seja entregue na residência.
Alguém mais passou por situação parecida recentemente?