[Dúvida] Importando videogames (consoles)

Compras nas Amazons, eBay e outras lojas mundo afora!
EeK
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 53
Registrado em: Sex 05 Abr 2013 17:09

[Dúvida] Importando videogames (consoles)

Mensagem por EeK » Dom 29 Set 2013 21:45

E aí, galera! Tudo bem com vocês?

Novembro está quase aí, e, como vocês sabem, nesse mês serão lançados os consoles de próxima geração da Sony e Microsoft: PlayStation 4 e Xbox One, respectivamente.

Imagino que muitos de vocês estão contando as horas até colocar as mãos nessas belezinhas. Imagino, também, que alguns pretendem importá-los, seja diretamente ou através de amigos/parentes.

Como é exatamente isso que estou pensando em fazer, gostaria de pedir a ajuda de vocês, já que nunca importei um aparelho eletrônico dessa categoria (e nem desse valor). Minha dúvida é:

O que alegar na declaração aduaneira?

Tenho, basicamente, três opções:
  • 1) Arrisco declarar o item genericamente e com um valor baixo (abaixo de US$50);

    2) Declaro o item como ele é e com o valor correto e torço pra passar batido pela alfândega;

    3) Uso uma descrição genérica e declaro um valor intermediário (algo entre US$100 e US$200).
Quem tem experiência no assunto e já importou algum console, poderia, por favor, me dizer como fez?

O envio provavelmente será por USPS Priority Mail International, enviado por uma pessoa física.

Agradeço a todos desde já! Abraços!

Sammy
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 1216
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 09:37
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Re: [Dúvida] Importando videogames (consoles)

Mensagem por Sammy » Seg 30 Set 2013 08:42

Minha dica (que já usei diversas vezes para items mais caros que videogames e dá certo):

Peça para teu amigo que está enviando te mandar um invoice do Paypal num valor baixo mas crível (algo em torno de 149 USD, digamos) escrito:

"Invoice for videogame (nome do console) + shipping to Brazil"

E aí tu vai lá e paga.

Depois, pode pedir para ele enviar como quiser, gift, 38 dólares, etc...

Pq? Simples, se passar batido, ok, se não tu tens um invoice e uma fatura de cartão paga que vai te fazer pagar um imposto bem abaixo do que provavelmente será aferido pela RF...

Outra coisa é declarar como produto defeituoso ou amostra. Tb já fiz isso e passou...

Mas enfim, essa do invoice é a mais quente. Quem sabe invoice 99 dólares e produto defeituoso tb daria...Enfim...

Boa sorte

EeK
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 53
Registrado em: Sex 05 Abr 2013 17:09

Re: [Dúvida] Importando videogames (consoles)

Mensagem por EeK » Dom 03 Nov 2013 22:46

Hey, Sammy!

Valeu mesmo pelas dicas (e desculpa a demora em te agradecer)! ;)

Eu nunca pedi revisão dos valores tributados (até porque não tinha muito o que argumentar), mas o mais me preocupa é o tempo que esse procedimento leva - de 15 a 30 dias úteis. Não quero arriscar que o pacote seja enviado de volta ou que eu tenha que acabar pagando multa por atraso.

Recentemente, esse meu amigo mandou um WiiU. Declarou como gift e abaixo de 50 dólares. Chegou pela alfândega do RJ e a caixa foi aberta pelo fiscal, que passou a caneta na nota e corrigiu o valor para US$250 (ainda assim, abaixo do valor real do produto, de US$300). Não teve multa, felizmente. Aliás, nunca me multaram, mesmo quando um valor diferente do declarado foi arbitrado pelo fiscal.

Você já teve alguma encomenda multada? Esses itens mais caros eram eletrônicos? E quando declarou como produto defeituoso ou sample, que valor usou? Foram enviados na embalagem original, lacrada, mesmo?

Espero que não se importe com a enxurrada de perguntas, estou ansioso com o lançamento do PS4!

Valeu de novo, beijos!

P.S.: Amostra (commercial sample) é uma opção a ser marcada, assim como gift, correto? Para declarar como produto defeituoso, você incluir essa informação na própria descrição do item?

Sammy
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 1216
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 09:37
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Re: [Dúvida] Importando videogames (consoles)

Mensagem por Sammy » Seg 04 Nov 2013 07:49

Vamos por partes...

Eu fui pagar tributo pela primeira vez esses dias.. hahah Então sempre deram certo todas as minhas "artimanhas"... E peguei tributo naqules pacotes brancos que estão chegando agora e foram enviados em jan/2012.. Enfim, nunca ouvi de ninguém que tenha sido multado..

O formulário que o remetente preenche é um CN22, padrão de envios overseas:

Imagem

Então ali ele pode marcar amostra, presente, documento, etc...

Minha dica é ser razoável... Eletrônicos tem grandes chances de serem tributados e pronto. O ideal é tentar apenas diminuir o abraço mesmo... Afinal, se colocar 50$ e gift vai tomar tributo num valor q o fiscal irá aferir ao gosto dele igual aconteceu com teu amigo do WiiU

Enfim, qq coisa estou às ordens...

EeK
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 53
Registrado em: Sex 05 Abr 2013 17:09

Re: [Dúvida] Importando videogames (consoles)

Mensagem por EeK » Sex 08 Nov 2013 07:25

Oi, Sammy!

Valeu de novo pela resposta. ;)

Só foi tributada pela primeira vez agora? Caramba, queria eu ter a mesma sorte. Ultimamente, todas as minhas encomendas têm sido tributadas. Pelo menos você me tranquilizou um pouco quanto à multa.

Sobre o formulário, antes eu havia perguntado como você fazia quando declarava um produto "com defeito", porque esta não é uma das opções a ser marcada (como gift, sample, etc.). Você faz isso no espaço dedicado à descrição, então? E que combinação usa, gift + descrição de produto com defeito ou sample + descrição de produto com defeito?

Minha outra dúvida que restou é se, por um acaso, alegar que o produto está com defeito, mas o mesmo for enviado em sua embalagem original, lacrada, pode causar algum problema na aduana.

Minha ideia é declarar o PS4 como "gift", escrever na sua descrição "refurbished video game console" (ou talvez só "refurbished console", omitindo o "video game") e estabelecer um valor como US$199.99 ou US$249.99 (seu preço real é US$399.99), ainda não tenho certeza. O que sugere?

Sammy
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 1216
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 09:37
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Re: [Dúvida] Importando videogames (consoles)

Mensagem por Sammy » Sex 08 Nov 2013 07:29

Sim, seria na descrição...

Marca sample eu acho e refurbished console... Ou pode ser gift.. Enfim... O jeito é ter como provar o valor declarado caso te tributem em quantia maior!

EeK
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 53
Registrado em: Sex 05 Abr 2013 17:09

Re: [Dúvida] Importando videogames (consoles)

Mensagem por EeK » Sex 08 Nov 2013 08:44

É, vou tentar o esquema do invoice pelo PayPal, como você sugeriu. Espero não precisar, não quero arriscar estourar o prazo de armazenamento dos Correios só para pedir revisão, como te falei.

No mais, estava pensando... O PS4 nem lançou ainda. Seria impossível ter um aparelho refurbished no mercado tão cedo. Será que é melhor ir com "defective console"? É esse termo mesmo que você costuma usar, ou alguma outra variação, como faulty? E o lance da embalagem lacrada, não dá nada?

P.S.: Pelo jeito, somos colegas. Vi no seu perfil que você também é advogada. :)

Sammy
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 1216
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 09:37
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Re: [Dúvida] Importando videogames (consoles)

Mensagem por Sammy » Sex 08 Nov 2013 08:58

haha... pois é.. mas é capaz de ter né... O jeito é arriscar mesmo....

E nem pensar em embalagem lacrada.. Vai ter q vir aberta mesmo.. o ideal era tacar um adesivo "refurbished" na caixa too... lol

:) Sim, sou adv..

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Mensagem por josediogenes » Qui 05 Dez 2013 20:02

Sammy escreveu:haha... pois é.. mas é capaz de ter né... O jeito é arriscar mesmo....

E nem pensar em embalagem lacrada.. Vai ter q vir aberta mesmo.. o ideal era tacar um adesivo "refurbished" na caixa too... lol

:) Sim, sou adv..
Cuidado gente, ao declarar o produto como "defeituoso", "refurbished" ou "usado", pois segundo a Portaria DECEX 8/91 é proibida a importação de itens usados ou recondicionados, salvos os casos apresentados pela portaria. No final das contas:
A importação de bens de consumo usados é proibida com exceção das importações de quaisquer bens, sem cobertura cambial, sob a forma de doação, diretamente realizadas pela União, Estados, Distrito Federal, Territórios, Municípios, autarquias, entidades da administração pública indireta, instituições educacionais, científicas e tecnológicas, e entidades beneficentes, reconhecidas como de utilidade pública e sem fins lucrativos, para uso próprio e para atender às suas finalidades institucionais, sem caráter comercial.
Não sei de ninguém que tenha tido a importação barrada por conta disso, mas é melhor não arriscar.

Mas informações em: http://www.comexbrasil.gov.br/conteudo/ ... rial_usado

EeK
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 53
Registrado em: Sex 05 Abr 2013 17:09

Re: [Dúvida] Importando videogames (consoles)

Mensagem por EeK » Dom 08 Dez 2013 01:06

josediogenes escreveu:Cuidado gente, ao declarar o produto como "defeituoso", "refurbished" ou "usado", pois segundo a Portaria DECEX 8/91 é proibida a importação de itens usados ou recondicionados, salvos os casos apresentados pela portaria.
Esse é um equívoco comum. Na verdade, não há nenhuma regra que impeça a importação de bens usados sob o Regime de Tributação Simplificada (mercadorias importadas com valor aduaneiro não superior a R$3.000,00). Apenas quando a liberação dessas mercadorias ocorre por meio procedimento comum de importação, e as mesmas são destinadas à revenda, é que existem algumas restrições.

Pedro Musashi
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 3
Registrado em: Ter 10 Dez 2013 18:15

Compra de PS4 (Duvidas)

Mensagem por Pedro Musashi » Ter 10 Dez 2013 18:36

E ai galera, tudo beleza?
Seguinte, eu fiz duas compras pela Amazon UK, uma como "teste", para ver se seria tributado, comprei um carregador do controle do Xbox One, ele paguei 24,00 Euros, ele veio pela UPS, e sim, foi tributado! =/
Só de impostos tive que pagar 146,00R$!!!! Um roubo!!!

E fiz uma segunda compra, de um PS4, no valor de 290,00 Euros tb na Amazon da UK. Esse pacote está vindo pela i-parcel ... Gostaria de saber de vcs que tem mais experiencia com esse tipo de compra que eu, qual é a possibilidade do meu PS4 ser tributado?

Obrigado!!!

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: [Dúvida] Importando videogames (consoles)

Mensagem por josediogenes » Ter 10 Dez 2013 19:35

Pedro Musashi escreveu:Gostaria de saber de vcs que tem mais experiencia com esse tipo de compra que eu, qual é a possibilidade do meu PS4 ser tributado?
Considerando o contexto de tributação atual, 98%

Pedro Musashi
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 3
Registrado em: Ter 10 Dez 2013 18:15

Ajudem!

Mensagem por Pedro Musashi » Sex 13 Dez 2013 18:14

Esconder Rastreamento
Informações de rastreamento:
STATUS: Em trânsito
NAVIO TRANSPORTADOR i-parcel
RASTREAMENTO ID: AEIEUK50000041744
ÚLTIMO EVENTO: RIO DE JANEIRO
Problema resolvido e parcela está em trânsito - 12 de dezembro de 2013 15:37:00
RASTREAMENTO TEXTO:
Ativado . para esta entrega Desativar?
Enviar a + 44 - 556298323748 (Editar configurações)
Veja História Rastreamento Completo


... Isso quer dizer que fui tributado????
Por favor respondem que souber!

Responder