Novo sistema "Automatizado" da RF

Compras nas Amazons, eBay e outras lojas mundo afora!
Acir M
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 528
Registrado em: Sex 02 Dez 2011 13:11

Novo sistema "Automatizado" da RF

Mensagem por Acir M » Seg 07 Abr 2014 07:26

Pessoal, acabei de ouvir no radio!

Parece que a nossa querida RF insatisfeita com a arrecadação por amostragem e com o aumento em 40% nas importações em comparação a 2013. A RF fechou parceira com os correios para testar um sistema "automatizado" de tributação a ser implementado em meados de setembro.


E aí pessoal, o que acham? Alguém tem mais informações?

hiratafabio
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1191
Registrado em: Qui 08 Mar 2012 17:05
Localização: São Paulo

Re: Novo sistema

Mensagem por hiratafabio » Seg 07 Abr 2014 08:53

Imagem
_________________________________________________________

Vendo SBs: preços reduzidos e promção

Comprou de mim ou fez uma troca? Me qualifique aqui!

macflii
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 973
Registrado em: Qui 25 Out 2012 14:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: Novo sistema

Mensagem por macflii » Seg 07 Abr 2014 10:15

Porra. Tá difícil morar nesse país. =(

Mas agora vamos pensar... eles recebem milhares de encomendas todas as semanas. Imaginem aí a confusão que será nas agências dos Correios para pegar essas milhares de encomendas tributadas. Não faz sentido, entupir as agências com pequenos pacotes de valores ínfimos. O que seria para agilizar a entrega, acredito que vai acabar atrasando mais ainda. Esquece...

""Temos a possibilidade de, a partir da informação, fazer a parte da tributação", explicou Souza. "E fazer uma interação com o cliente via internet." A ideia é permitir que ele pague os tributos via internet e receba o bem em casa, em vez de ter de buscá-lo nos Correios."

Isso não vai dar certo... haha

Darth-Tyranus
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 401
Registrado em: Sex 29 Jun 2012 23:02

Re: Novo sistema

Mensagem por Darth-Tyranus » Seg 07 Abr 2014 12:31

É o mesmo que fazem na Amazon US. Fudeu. Comprem tudo que podem até setembro

Eu queria o governo tivesse a mesma ânsia que tem de aumentar e cobrar impostos para outros setores. LIXO DE PAÍS.

"Com o novo sistema, o governo vai saber o que está sendo comprado antes mesmo de a mercadoria chegar, segundo explicou José Ademar de Souza, do Departamento Internacional dos Correios “A partir da compra, o site repassa antecipadamente as informações para a Receita”, informou.

Os dados, explicou ele, podem ser fornecidos tanto pelo exportador quanto pelo operador logístico – no caso, o correio do país de onde a mercadoria vem. Existe uma legislação internacional que prevê a troca de informações entre os serviços postais"

alexandregr
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 82
Registrado em: Seg 11 Jun 2012 16:11

Re: Novo sistema

Mensagem por alexandregr » Seg 07 Abr 2014 15:45

Creio que a saída é usar de serviço de envio que utilize pessoa física, alguém tem informações sobre scliquidations.com? Me parece que o envio é feito como pessoa física.

Avatar do usuário
GuiMarchetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 1811
Registrado em: Sáb 17 Dez 2011 06:47

Re: Novo sistema

Mensagem por GuiMarchetti » Ter 08 Abr 2014 08:27

Acho que só vai ser mais burocracia para as empresas que ainda enviam pro Brasil, e no fim, a Amazon já vai cobrar imposto antecipado pra não precisar lidar com a RF.

Nem mesmo o sistema "normal" interno deles funciona, mais de uma vez fui retirar encomenda nos Correios e o sistema da Receita estava "fora do ar". Imagina um que receba informações do mundo inteiro e que, como citado na matéria, recebeu mais de 1,7 milhões de encomendas só em um mês. Mais vai travar do que funcionar. :faca:

mabhz
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Ter 08 Abr 2014 09:00

Re: Novo sistema

Mensagem por mabhz » Ter 08 Abr 2014 10:19

Amigos, isso é MUITO preocupante. Muito mesmo.

Nem tanto pelo sistema "automatizado", mas sim pelo fato de ser um sistema informatizado que irá controlar os movimentos de recebimento de encomendas internacionais.

Isso vai permitir à Receita dar um "flag" na minha humilde pessoa se por acaso eu começar a receber uma frequencia muito grande de pacotes, ou ela me marcar como "sempre vistoriar" caso ache que estou recebendo pacotes com precos errados na invoice e customs form.

http://tecnoblog.net/154669/compras-sit ... o-receita/

Isso é o que mais me preocupa:

"De acordo com Edna Beltrão Moratto, chefe da Divisão de Controles Aduaneiros Especiais da Receita Federal, o sistema também será dotado de filtros que facilitarão a identificação por parte dos fiscais de remessas com informações inconsistentes, como pacotes com valores declarados menores que os efetivamente cobrados."

Como isso se aplica a compras legítimas de itens usados de pessoas físicas??? Ou algum parente enviar algum presente para meu filho??

Pessoal, vai ser um caos......

Pros moradores de estados que pagam ICMS (como MG), vai ficar mais barato enviar as encomendas para alguem de outro estado e receber por sedex depois! Querem aposta que vao criar um Shipto brasileiro?? :-)

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Novo sistema

Mensagem por viniciusjf » Ter 08 Abr 2014 12:03

Eu acho que tem um que de blefe nisso, mas que com certeza vai piorar, vai.

Darth-Tyranus
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 401
Registrado em: Sex 29 Jun 2012 23:02

Re: Novo sistema

Mensagem por Darth-Tyranus » Ter 08 Abr 2014 14:33

Como eles vão cobrar que a pessoa usa um invoice abaixo do valor do produto se o sistema será automático e não vão mais abrir os pacotes como no sistema de amostragem? Fora que a maioria das encomendas são de valores baixos, as pessoas compram kits de maquiagem, mochilas, chaveiros, pendrivers e etc no aliexpress e dealextreme, sem querem falar mal destes sites, a maioria das coisas quem vendem por lá é tranqueira, não é nada de valor, são todos enviados por pessoa física e são de valores baixos.

Os chineses não privilegiam os brasileiros, realmente essa bobagens são baratas por lá e enviados por pessoa física. A Receita vai criminalizar alguém que compra chaveirinhos em sites chineses pq a compra é muito barata? Por favor! Parem de falar merda Receita!

Como tudo neste país, esse sistema não vai funcionar. O que vai surgir serão "shipitos" por aí, ninguém é louco de desprezar um mercado de quase 2 milhões de encomendas por mês.

A verdade é que os ficais querem trabalhar no ar condicionado ganhando seus 15k por mês invés de ficarem enfiados num galpão quente.

alexandregr
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 82
Registrado em: Seg 11 Jun 2012 16:11

Re: Novo sistema

Mensagem por alexandregr » Ter 08 Abr 2014 15:29

A Folha de hj falou nisso. Já falam que esperam o sistema pronto até o fim do ano e que o objetivo não é arrecadar e sim proteger o produto brasileiro, pois a arrecadação aduaneira responde por "apenas" 10% do total.
Como assim? 10% é coisa pra caramba. E proteger o "produto nacional" ? O comprador simplesmente não vai comprar nem aqui nem lá fora com essa tributação.

SequilhoSan
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 371
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 04:33
Localização: Santo André - SP

Re: Novo sistema

Mensagem por SequilhoSan » Ter 08 Abr 2014 15:44

Proteger o péssimo produto nacional, carregado de imposto, de deslealdade competitiva, de lucro Brasil e a impressionante falta de visão comercial, só se for.

Darth-Tyranus
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 401
Registrado em: Sex 29 Jun 2012 23:02

Re: Novo sistema

Mensagem por Darth-Tyranus » Ter 08 Abr 2014 16:41

Proteger a industria nacional taxando produtos que não são produzidos pela industria nacional.

Fuck Logic.

Me passa essa erva aí que eu quero fumar também!

Avatar do usuário
amberdi
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 398
Registrado em: Seg 19 Nov 2012 14:07

Re: Novo sistema

Mensagem por amberdi » Ter 08 Abr 2014 16:56

Sinceramente duvido que isso funcione, por um simples motivo, antes de implementar este sistema os correios teriam que automatizar e interligar as centrais de distribuição do RJ, SP e PR, isso demandaria logística eficiente e é justamente o que mais falta ao Brasil.

Um exemplo, um colega me mandou um pacote da Espanha semana passada, pelo rastreio ontem vi que chegou em SP e foi enviado pro PR, detalhe é que não será tributado pois ele enviou como pessoa física, declarou gift e apenas o valor do frete 13 euros. Ou seja, a nossa ótima logística nem percebeu isso e enviou pra lá por incompetência, o que vai apenas atrasar a entrega.

Não é a primeira vez que isso acontece, tive outros pacotes vindos da Europa que passaram pelo mesmo processo, chegam em SP e mandam pro PR, ficam lá algumas semanas até uma daquelas antas resolver verificar e ver que não tem como tributar por ser de pessoa física e valor abaixo de $50.

Me respondam por que já não fazem essa triagem do que pode ser tributado ou não em SP mesmo pra agilizar a entrega?

Não, a burocracia arcaica brasileira determina que tem que mandar pro PR, mesmo que esteja óbvio que não haverá tributos. Gastando o nosso dinheiro no transporte adicional pra Curitiba, além da demanda de pessoal e armazenamento. É burrice!

Se o sistema fosse automatizado, assim que o pacote chegasse ao Brasil já passaria pela triagem, seria tributado ou não de acordo com a lei, os cálculos de moeda e valor devido seriam feitos automaticamente (pra evitar os erros grotescos de alguns fiscais na hora de calcular o valor do tributo) e seguiria para distribuição nos devidos estados. Assim, rápido e simples como acontece em tantos outros países e com as empresas particulares de courier.
Mas isso demandaria contratação de profissionais capacitados, investimento em tecnologia e modernização de equipamentos, etc.

Querem absurdo maior do que o fato de recebermos as guias de tributação muitas vezes escritas à mão? Com a assinatura escaneada do responsável pelo cálculo dos tributos? É piada!

Então, vocês realmente acham que com um sistema totalmente desconexo, falho e sem logística de distribuição isso vai dar certo? Faz-me rir D. Dilma :lol:
"São tempos difíceis para os sonhadores"

(O Fabuloso Destino de Amélie Poulain)

Darth-Tyranus
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 401
Registrado em: Sex 29 Jun 2012 23:02

Re: Novo sistema

Mensagem por Darth-Tyranus » Sex 11 Abr 2014 14:54

Minha mãe me disse que viu uma reportagem que TODAS as encomendas serão tributadas, independente de valor, se comprou na internet, vai pagar.

Acho provável que ocorra o mesmo que já acontece com as multas, mesmo se for ilegal e vc recorrer, eles SEMPRE vão negar o recurso.

O Brasil se tornará uma economia fechada novamente em nome dos "empregos da industria nacional".

belmonte83
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 8
Registrado em: Qua 16 Abr 2014 22:43

Re: Novo sistema

Mensagem por belmonte83 » Qua 16 Abr 2014 22:56

Eu acho que compras abaixo de 50 dolares continuaram sem ser taxada desde que enviada de PF para PF.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Novo sistema

Mensagem por viniciusjf » Qua 16 Abr 2014 23:33

Tem gente relatando taxação em compra de 15 dólares de pf pra pf, então pra mim é lenda.

Darth-Tyranus
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 401
Registrado em: Sex 29 Jun 2012 23:02

Re: Novo sistema

Mensagem por Darth-Tyranus » Qua 16 Abr 2014 23:58

belmonte83 escreveu:Eu acho que compras abaixo de 50 dolares continuaram sem ser taxada desde que enviada de PF para PF.
Isso sim, mas pouquíssimos itens são enviados de pessoa física, fora que com 50 dólares não se compra nada hoje em dia. Só o frete é esse valor em muitos casos.

Avatar do usuário
GuiMarchetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 1811
Registrado em: Sáb 17 Dez 2011 06:47

Re: Novo sistema

Mensagem por GuiMarchetti » Qui 17 Abr 2014 10:44

viniciusjf escreveu:Tem gente relatando taxação em compra de 15 dólares de pf pra pf, então pra mim é lenda.
Exato, Vinicius.

Recebi na semana passada uma encomenda de pessoa física, de US$ 8,99 (realmente era esse o preço do item) e fui tributado. E o fiscal ainda tomou a liberdade de acrescentar mais US$ 7,00 de frete, tudo para me cobrar a "grande" quantia de R$ 21,79.

Avatar do usuário
renanbg
Belezura
Belezura
Mensagens: 1715
Registrado em: Seg 05 Set 2011 07:55

Re: Novo sistema

Mensagem por renanbg » Qui 17 Abr 2014 13:09

Eu tenho uma encomenda vindo do Reino Unido de 15 libras que foi tributada e foi enviada por pessoa fisica.

macflii
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 973
Registrado em: Qui 25 Out 2012 14:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: Novo sistema

Mensagem por macflii » Qui 17 Abr 2014 13:12

Tem que recorrer, pessoal... Eles devem estar tributando às cegas.

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Novo sistema

Mensagem por Higor_Nunes » Sáb 23 Ago 2014 23:49

Imaginando uma forma desse negócio funcionar...
Uma forma de automatizar isso seria impor a qualquer loja que envie para o Brasil que cobre o imposto no ato da compra. A comprovação desse pagamento seria por algum código de barras/numérico impresso no adesivo do endereço, sem esse código, uma encomenda voltaria ao remetente.
Pessoas físicas que estivessem enviando coisas para seus parentes/amigos no Brasil deveriam gerar um código de envio de pessoa física na agência de envio.
Assim que chegar ao Brasil, os pacotes com código de imposto pago seguiriam direto para os Correios, sem nem ver sombra da RF, e os de PF seguiriam para a fiscalização.
Sellers PF de marketplaces enviariam a encomenda com código de imposto pago, pois o site (Amazon/Ebay/Aliexpress/etc.) teria que cobrar o imposto, enviando para o seller a (já comum na amazon) página de endereço para ser impressa constando o código referente á compra.
Como essas medidas prometidas pela receita não afetam transações de pessoas jurídicas no Brasil, não vou falar disso.
Algum coitado, não os fiscais, ficaria passando todas as encomendas no leitor de códigos de barras, colocando as de imposto pago numa esteira e os de PF em outra, haveria uma terceira esteira para códigos ilegíveis ou inválidos, esses iriam para outro coitado digitar o código numérico manualmente, os que fossem reconhecidos iriam para seus departamentos de imposto pago ou PF, os inválidos mesmo digitando o número ficariam retidos para avaliação e contato com o endereçado.
Qualquer encomenda sem código voltaria para o remetente nesse momento.

Para isso funcionar, Receita e Correios precisariam de um sistema de informática e servidores muito confiáveis, além de uma baita articulação com os correios e courriers mundo afora.
- Não acredito que esses sistemas confiáveis e articulação internacional existam hoje.

Desse jeito, as encomendas chegariam mais rápido, mas eu preferia que, além de chegar rápido, que o imposto seja de no máximo 20%, já que vão tributar tudo, não precisa de um imposto tão alto que compense o sistema de amostragem.
- Mas, como foi falado, essa medida não visa pura e simplesmente moralizar nosso sistema de tributação e agilizar as entregas, ela visa, acima de tudo, proteger a indústria nacional e inibir a evasão de divisas. Então...

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Novo sistema

Mensagem por viniciusjf » Dom 24 Ago 2014 10:38

Duvido muito que isso vá diminuir a fiscalização no sentido de abertura de pacotes, afinal alguém pode enviar alguma coisa irregular numa encomenda e isso pode aumentar se a pacotada passar direto porque a tributação já foi efetuada.
Eu não sou muito otimista não, acho que a taxação vai aumentar horrores e a lerdeza será a mesma.

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Novo sistema

Mensagem por Higor_Nunes » Dom 24 Ago 2014 11:40

Ou a lerdeza também aumentar horrores, se inventarem de tributar tudo sem ter estrutura... Trágico!

Nesse sistema que imaginei, os fiscais ainda fariam trabalho de abertura de pacotes nas encomendas de PF para PF sem intermediação de marketplace, essas encomendas seriam as mais passíveis de fraude nesse sistema.

Darth-Tyranus
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 401
Registrado em: Sex 29 Jun 2012 23:02

Re: Novo sistema

Mensagem por Darth-Tyranus » Seg 25 Ago 2014 04:09

Não sei se vcs já viram, mas no Ebay já está funcionando o Global Shipping Program e alguns vendedores estão usando, em que se cobra antecipadamente os impostos e o envio é feito somente por Priority Mail.

Esse imposto de 100% mata o cara, é absurdo vc comprar alguma coisa e dar outra para o governo.

Ultimamente, todos os meus pacotes foram tributados. Até caixinhas rídiculas de pequenas foram. Tributaram até uns adesivos que comprei.

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Novo sistema

Mensagem por Higor_Nunes » Seg 25 Ago 2014 07:46

Está tenso o negócio...
Quem mora em estado que não cobra ICMS fica prejudicado com esse cálculo de imposto das lojas, sempre é muito mais que 60%.

Responder