TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Compras nas Amazons, eBay e outras lojas mundo afora!
gabrielmolinari
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 402
Registrado em: Qui 12 Abr 2012 19:51

TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por gabrielmolinari » Sex 30 Mai 2014 09:57

Como se já não bastassem os tributos com alíquotas exorbitantes que temos que diariamente encarar quando da compra de produtos internacionais, eis que surge uma nova tributação, e dessa vez dos correios. Hoje recebi uma ligação de uma funcionária dizendo que, de agora em diante, todos os produtos com NTS serão objeto de taxa (e dessa vez podemos chamar de taxa mesmo) de nome TAXA PARA DESPACHO POSTAL, no valor de R$ 12,00. Ou seja, se você teve o azar de ser pego pelo leão, além de ter que esperar séculos para a mercadoria chegar até você, desembolsar uma boa grana para resgatá-la e se deslocar até os correios, ainda terá que pagar MAIS R$ 12,00. Confere essa informação? Estão sabendo disso? Vou procurar saber junto aos correios, na central, porque certamente vou impugnar, seja administrativamente ou judicialmente.
Editado pela última vez por gabrielmolinari em Sáb 07 Jun 2014 00:38, em um total de 1 vez.

hiratafabio
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1191
Registrado em: Qui 08 Mar 2012 17:05
Localização: São Paulo

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por hiratafabio » Sex 30 Mai 2014 10:17

Que merda, hein.

Parece que é real mesmo, encontrei isto lá no Importa BR, mas só lá:
INFORMATIVO SGRP- 00369/2014

Taxa para Despacho Postal


Informamos às agências que, a partir de 02 de junho de 2014, os Correios cobrarão dos destinatários de objetos tributados por NTS a Taxa para Despacho Postal.

Essa taxa é fixa e custa R$ 12,00. O objetivo desse procedimento é cobrir os custos das atividades postais realizadas pela empresa na nacionalização das encomendas internacionais.

A cobrança será realizada pelas agências, no momento da retirada do objeto por parte do cliente e pagamento da NTS. Uma vez recolhida a NTS, deverá também ser recolhida a Taxa para Despacho Postal.
Parece que cada vez mais a melhor opção vai ser pedir tudo por courier. Se é para se lascar, que seja da forma menos demorada.
Imagem
_________________________________________________________

Vendo SBs: preços reduzidos e promção

Comprou de mim ou fez uma troca? Me qualifique aqui!

gabrielmolinari
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 402
Registrado em: Qui 12 Abr 2012 19:51

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por gabrielmolinari » Sex 30 Mai 2014 10:21

Mas é brincadeira mesmo. Mais essa agora. Importar realmente ta cada vez mais dificil.

flah
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 1
Registrado em: Sex 30 Mai 2014 14:22

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por flah » Sex 30 Mai 2014 14:28

Taxa Confirmada!

Uma encomenda minha acabou de ser marcada para "retirada". Ao ligar pra agência a atendente me informou que era melhor eu ir buscar hoje, porque a partir de segunda-feira terá que ser pago mais a tal taxa de 12 reais! :cry:

hiratafabio
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1191
Registrado em: Qui 08 Mar 2012 17:05
Localização: São Paulo

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por hiratafabio » Sex 30 Mai 2014 14:45

Acabei de ir em uma agência dos Correios aqui perto para postar uma encomenda e perguntei para a atendente e ela também confirmou: a partir de 02/06 todas as encomendas tributadas terão essa taxa.

P.Q.P.
Imagem
_________________________________________________________

Vendo SBs: preços reduzidos e promção

Comprou de mim ou fez uma troca? Me qualifique aqui!

marvel2001
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 452
Registrado em: Dom 04 Nov 2012 21:21

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por marvel2001 » Sex 30 Mai 2014 15:31

Acho isso completamente irregular, se o remetente já pagou o envio para cá, por que o destinatário tem que pagar essa taxa?, isso os correios já ganham de alguma forma pelos acordos postais entre as nações! Que país é esse meu Deus?, isso é uma forma de ganhar dinheiro com as várias encomendas recebidas! TOTALMENTE IRREGULAR! pequenas causas.... Hoooooooooooo!
O melhor indicador do caráter de uma pessoa é
a) como ela trata as pessoas que não podem lhe trazer benefício algum, e
b) como ela trata as pessoas que não podem revidar.
Abigail van Buren.

Avatar do usuário
GuiMarchetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 1811
Registrado em: Sáb 17 Dez 2011 06:47

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por GuiMarchetti » Sex 30 Mai 2014 15:32

Se tivesse jeito de boicotar os Correios em âmbito nacional, não apenas em importações, mas com todos os serviços deles, seria ótimo. :cafe:

Eu sempre tento "defender" o pessoal de lá, que nem todos são ladrões, que nem todos tratam nossas encomendas como lixo, mas está impossível.

Aqui nesta b*sta de cidade em que moro, com mais de 500 mil habitantes, todas as encomendas tributadas vão para uma única agência, que por coincidência ou não, é a que tem o pior atendimento de todas da cidade. Então, na próxima vez que eu tiver de ir naquele antro retirar um pacote, ainda terei de pagar mais R$ 12,00 pelo péssimo atendimento prestado. Ótimo! :raiva:

Nunca mais tiro a razão de quem dá barraco lá (que é frequente), pois é capaz de eu mesmo armar uma cena lá no futuro.

Avatar do usuário
GuiMarchetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 1811
Registrado em: Sáb 17 Dez 2011 06:47

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por GuiMarchetti » Sex 30 Mai 2014 15:38

marvel2001 escreveu:Acho isso completamente irregular, se o remetente já pagou o envio para cá, por que o destinatário tem que pagar essa taxa?, isso os correios já ganham de alguma forma pelos acordos postais entre as nações!
Exatamente, marvel2001.

Os Correios já fecharam acordo com os outros países para receber as encomendas deles - assim como para encaminhar as nossas para eles - e agora, só porque anunciaram a cobrança, tudo bem? Daqui a pouco vão anunciar que vão cobrar taxa para quem quiser receber cartas em casa também.

Avatar do usuário
Sakuraba
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 200
Registrado em: Sáb 10 Nov 2012 15:57

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por Sakuraba » Sex 30 Mai 2014 20:26

Da minha parte, eu sempre preferi courrier mesmo...não que eu peça sempre. Afinal, também fico tentado a não ser taxado e não pagar tão caro no frete. Mas como tenho diminuído minhas compras mesmo...e nem tem tanto a ver com isso, mas porque tem pouca coisa que me interesse mesmo a comprar de filmes e essas coisas. Em compensação, devo fazer uma compra mais regular de outros itens, então, já vou me acostumando a pagar mais caro. O fod# é que nem todo vendedor tem a Expedited shipping, e mesmo quando tem, ainda usam a merd# dos correios. Toda a entrega pela DHL eu nunca tive problemas, se pudesse, só recebia com eles.

Esses 12 reais são como aquela história do 'O que é um peido pra quem já tá todo cagado' :sono: . Fod# é que isso somado a tudo que a gente já paga....

macflii
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 973
Registrado em: Qui 25 Out 2012 14:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por macflii » Sex 30 Mai 2014 20:54

Absurdo isso. Sem palavras.

Urublu-Ray
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 228
Registrado em: Ter 24 Set 2013 18:07

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por Urublu-Ray » Sáb 31 Mai 2014 13:56

O povo brasileiro merece. Que eu saiba, nossos governantes não chegaram ao poder atrávés das forças armadas. Neguinho foi lá e votou. Bem feito!

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por viniciusjf » Sáb 31 Mai 2014 15:09

Quem dera que fosse tão simples...

Eduardo Xenofonte
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 883
Registrado em: Seg 10 Jan 2011 20:21
Agradeceram: 1 vez

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por Eduardo Xenofonte » Dom 01 Jun 2014 10:18

Brasil, meu Brasil Brasileiro...O brasileiro é igual a um pano molhado. O o Governo torce, extreme até a última gota. O pior é que o povo não toma nenhuma providencia.

Urublu-Ray
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 228
Registrado em: Ter 24 Set 2013 18:07

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por Urublu-Ray » Dom 01 Jun 2014 20:45

Eduardo Xenofonte escreveu:Brasil, meu Brasil Brasileiro...O brasileiro é igual a um pano molhado. O o Governo torce, extreme até a última gota. O pior é que o povo não toma nenhuma providencia.
O povo gosta de sofrer e merece isso. É igual mulher de malandro. Apanha, mas ainda defende o agressor. O que mais me revolta são os idiotas da esquerda agindo como torcedores de clube de futebol, defendendo a todo custo a honra da bandeira vermelha, ignorando que a situação é GRAVE. É hora de parar de agir como macaca de auditório e pensar um pouco no próprio bolso.

ferreiradiegosilva
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb 12 Nov 2011 16:58

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por ferreiradiegosilva » Ter 03 Jun 2014 20:54

Pergunto ao pessoal do Direito que frequenta esse fórum se essa nova presepada é legal. Faço-o pois é comum em nosso país órgãos e empresas públicas agirem ilegalmente.
O Norte se lembra.

chbossan
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 193
Registrado em: Ter 16 Ago 2011 13:07

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por chbossan » Ter 03 Jun 2014 21:19

O q me espanta é como esse degoverno do pt ferra com o povinho e eles continuam votando nela, isso so me da certeza de uma coisa, quem vota nesse partidinho e gente sem cultura, fora os favelados q ficam deitados numa rede so esperando o bolsa fodinha entrar..

OdnaropX
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 1
Registrado em: Ter 03 Jun 2014 22:57

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por OdnaropX » Ter 03 Jun 2014 23:05

Se o Despacho Postal refere-se ao despacho aduaneiro, a cobrança dessa taxa é ilegal pois contraria a Instrução Normativa 096 de 1999, artigo 8 no qual é dispensada formalidades aduaneiras para importações a pessoa física com valores menores que $500:
Art. 8 o Os bens integrantes de remessa postal internacional no valor aduaneiro de até US$ 500.00 (quinhentos dólares dos Estados Unidos da América) serão entregues ao destinatário pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT mediante o pagamento do Imposto de Importação lançado pela fiscalização aduaneira na Nota de Tributação Simplificada - NTS instituída pela Instrução Normativa nº 101, de 11 de novembro de 1991, dispensadas quaisquer outras formalidades aduaneiras.
Se não se refere ao despacho aduaneiro, até o momento os Correios são souberam informar a qual serviço o Despacho Postal se refere, também é ilegal pois segundo a Constituição nacional taxas podem apenas serem cobradas se forem exercido serviço que justifique a taxa. Como a Instrução Normativa dispensa formalidades não há um serviço adicional na qual a taxa pode se basear, claro que só vale para pessoa física e encomendas com valores menos que $500 (pessoa jurídica ou acima de $500 há outros procedimentos aduaneiros que justificam o uso de taxas).

Avatar do usuário
Csandiego
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 888
Registrado em: Qua 11 Abr 2012 23:36

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por Csandiego » Sex 06 Jun 2014 14:46

Acabei de receber um aviso de chegada de um pacote que certamente é do(a) Teefury com o tributo no valor de R$ 29,26 e na lista de avisos no fim da página já tem em negrito e com fonte maior do que o resto do documento (o aviso nº 5 é todo assim) E sublinhado sobre essa taxa nova. O jeito é fazer cópia de tudo pro caso de algum dia procurar ressarcimento via judicial.
"Be without fear in the face of your enemies. Be brave and upright that God may love thee. Speak the truth always, even if it leads to your death. Safeguard the helpless and do no wrong. That is your oath." (Kingdom of Heaven, 2005)

ferreiradiegosilva
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb 12 Nov 2011 16:58

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por ferreiradiegosilva » Sex 06 Jun 2014 21:03

Os Correios responderam e já temos uma tréplica no BJC excelentemente escrita pelo Alexandre Prestes: http://blogdojotace.com.br/2014/06/06/c ... -12-reais/

Pelo jeito ser roubado consolida-se como uma instituição no Brasil...
O Norte se lembra.

Avatar do usuário
Csandiego
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 888
Registrado em: Qua 11 Abr 2012 23:36

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por Csandiego » Sáb 07 Jun 2014 05:30

Eu vi. O jeito é ir guardando documentos pq se finalmente começaram a pegar os pacotes de camisetas, já vi que essa brincadeira vai começar a pesar no bolso pq estou esperando mais alguns.
"Be without fear in the face of your enemies. Be brave and upright that God may love thee. Speak the truth always, even if it leads to your death. Safeguard the helpless and do no wrong. That is your oath." (Kingdom of Heaven, 2005)

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por Bill » Sáb 07 Jun 2014 11:56

E enquanto isso os funcionários dos Correios já ameaçam com nova greve. Até quando? :faca:
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Avatar do usuário
Guigh
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 31
Registrado em: Qua 13 Jun 2012 21:48

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por Guigh » Sáb 07 Jun 2014 12:56

Como ficaram as compras da Amazon USA? Vou pagar os impostos antecipadamente e ainda ter que ir buscar nos Correios pra pagar esses R$ 12?

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por Bill » Sáb 07 Jun 2014 13:21

Guigh escreveu:Como ficaram as compras da Amazon USA? Vou pagar os impostos antecipadamente e ainda ter que ir buscar nos Correios pra pagar esses R$ 12?
Não, como os impostos já são cobrados lá, não incide essa taca dos correios.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Avatar do usuário
GuiMarchetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 1811
Registrado em: Sáb 17 Dez 2011 06:47

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por GuiMarchetti » Sáb 07 Jun 2014 14:28

Alguns usuários comentaram no tópico da Shipito que nós poderiamos estar sendo "monitorados" pelo pessoal da Receita/Correios, e agora com essa resposta enviada diretamente ao BJC, não resta dúvida que estão, pelo menos, dando uma checada no que escrevemos online. :nervoso:

RaphacomPH
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 32
Registrado em: Qua 11 Abr 2012 23:33

Re: TAXA PARA DESPACHO POSTAL: novo tributo sendo cobrado

Mensagem por RaphacomPH » Ter 17 Jun 2014 13:26

Alguém já pagou essa taxa? Alguém já tentou retirar a encomenda sem pagar essa taxa?

Responder