Por que os DVD atuais não tem resolução mais alta?

Faça a sua pergunta sobre assuntos relacionados ao ato de colecionar
pedrosilvabrasil
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Sex 06 Abr 2018 08:50

Por que os DVD atuais não tem resolução mais alta?

Mensagem por pedrosilvabrasil » Sáb 25 Jan 2020 10:09

O DVD continua relevante no mercado, mesmo com a popularidade das tvs full hd e 4k. Mas por que os lançamentos não vêm numa resolução maior, como na Europa (720x576), se os DVD players e BD players podem fazer a conversão PAL to NTSC dentro de uma mesma região? Pode ser um questionamento sem sentido, mas tenho essa curiosidade :-D .

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Por que os DVD atuais não tem resolução mais alta?

Mensagem por Higor_Nunes » Ter 10 Mar 2020 00:41

A questão é a diferença entre NTSC e PAL: no NTSC, a imagem é exibida a 60 Hertz, 60 quadros por segundo ou 30 com cada quadro ocupando 2 Hertz, e a imagem possui 480 linhas, no PAL, a exibição é em 50 Hertz, 50 quadros por segundo ou 25 com cada quadros ocupando 2 Hertz, como são usados menos quadros, essa folga de espaço para a informação é preenchida com mais linhas, 576. Cada um dos formatos tem vantagens e desvantagens.
Aqui no Brasil, estabeleceu-se como padrão DVDs região 4 ou livre e em NTSC, pois a energia da nossa rede elétrica é de 60 Hertz. Esse padrão não pode ser quebrado por questões de contrato das distribuidoras, e nem é desejado, pois alguns aparelhos de DVD e também de Blu-ray vendidos no Brasil não leem PAL, pois não é obrigatório devido ao padrão ser outro, os que leem PAL dão um bônus ao comprador, dessa forma, lançar um DVD em PAL no Brasil poderia ser um caso para o PROCON.
De qualquer forma, usar DVDs em PAL não seria interessante: se lembra das vantagens e desvantagens? Se no PAL temos mais linhas, por outro lado temos um problema com a telecinagem dos filmes, que é o processo de conversão da obra original (película/24 quadros por segundo) para outros formatos de vídeo que obedecem à frequência da corrente elétrica, no PAL, cada segundo de filme tem um quadro a mais que no original em película, se o filme é longo, no final dá muitos minutos a menos do que o original, algumas pessoas mais sensíveis notam diferenças na trilha sonora por causa da aceleração, no NTSC isso não ocorre, os quadros da película são distribuídos de maneira a ocupar 30 quadros certinhos e a duração do filme em home video é a mesma do cinema.
Criar um NTSC de 576 linhas implicaria um novo formato de TVs e de aparelhos de DVD, isso seria lançar um novo produto de definição SD, não seria interessante visto que já existem aparelhos de BD e quem quiser mais definição vai para esse formato.

OBS: Eu sei que alguns aparelhos de BD não leem PAL pois meu velho Panasonic não lia, era um ótimo player, mas essa restrição era um porre.

Iatonen
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 1
Registrado em: Qua 09 Dez 2020 07:39
Localização: Amparo

Re: Por que os DVD atuais não tem resolução mais alta?

Mensagem por Iatonen » Qua 09 Dez 2020 07:51

Talvez porque, embora o DVD ainda seja relevante, não vai durar muito. Afinal, a cada ano, cada vez menos pessoas usam DVDs.

Responder